10 símbolos misteriosos que você pode encontrar em qualquer cemitério e o que eles realmente significam

POR Karen Batista    EM Curiosidades      10/03/16 às 18h44

Querendo ou não, temos que lidar com a morte. A maneira que cada um lida com esse momento é bastante individual. Até porque existem diferentes crenças e dogmas que tentam de alguma forma explicar ou confortar a morte. É um fato também, que a maioria das pessoas não se sentem completamente confortáveis em cemitérios.

Tudo bem que o lugar realmente é sombrio, e possui uma atmosfera um pouco pesada. Mas muita das vezes o que aparenta ser macabro pode ter na realidade um significado muito bonito ou reconfortante. É comum portanto, encontrarmos alguns símbolos nesses locais, a cruz por exemplo é o mais comum deles.

Mas você sabe qual o verdadeiro significado dos outros símbolos que estamos acostumados a encontrar nos cemitérios? Não? A Fatos te explica!

E essa não é a única coisa que você irá descobrir hoje sobre assunto, confira também quais são os 15 cemitérios que vão te causar arrepios.

1- Anjo

01

Os anjos são popularmente conhecidos como mensageiros de Deus. Nos cemitérios, as imagens dos anjos podem possuir significados diferentes e individuais, conforme a imagem desse ser espiritual é representada.

Os anjos que possuem as suas assas abertas por exemplo, representam o voo da alma até o céu, os anjos que carregam em seus braços o falecido, mostra que está o carregando durante a sua travessia, assim como um anjo chorando, simboliza a perca e o luto.

2- Livro aberto

02

A representação do livro aberto sobre as lápides dos cemitérios em sua grande maioria, representa o livro da vida ou a Bíblia, mas também pode representar a aprendizagem, um estudioso, uma oração, memória ou simplesmente um escritor ou pessoa que dedicou sua vida a produzir ou estudar os livros.

3- Cruz celta ou Cruz Irlandesa

03

A Cruz Celta ou Irlandesa, é um símbolo anterior a cruz cristã, que é o símbolo do cristianismo. A sua principal diferença estética é caracterizada pela circunferência que a rodeia. Para os estudiosos, ela representa o equilíbrio da vida e principalmente a eternidade.

4- Pomba

03

A figura da pomba pode ser encontrada tanto em cemitérios cristãos como judeus, e de uma maneira geral simboliza a inocência, ressurreição e paz. Além disso, as suas variáveis podem receber atribuições diferentes, como a pomba ascendente que representa o transporta da alma para o céu.

5- Leão

04

O leão não é uma figura extremamente comum nos cemitérios brasileiros, porém, em muitas partes do mundo a figura é bastante usada. Ele simboliza a coragem e bravura do falecido, além de servir como um guardião da lápide.

6- Folhas de Carvalho

06

O carvalho é mencionado na Bíblia como uma árvore sagrada, devida a sua robustez e majestosidade. Ela simboliza, a força física e moral, a honra e a longevidade e firmeza.

7- Esquadro e Compasso

06

O esquadro e o compasso é um famoso símbolo maçônico. Há séculos ele é utilizado para simbolizar a fé e a razão. Esses instrumentos que compõem o símbolo, eram utilizados pelos construtores para medir ângulos perfeitos, e dentro deste movimento, ele simboliza a capacidade de usar os ensinamentos da consciência e da moralidade para medir e verificar suas ações.

8- Grinalda

07

A grinalda também é um símbolo bastante utilizado nos cemitérios, mas poucas são as pessoas que realmente conhecem o seu real significado. A grinalda em formato de coroa de flores, simboliza a vitória, a distinção, a eternidade ou a imortalidade.

9- Ramo de Oliveira

olive_branch

A oliveira é outra árvore que também é muito mencionada na Bíblia cristã. Mas na mitologia grega ela já era utilizada para simbolizar a sabedoria e a paz.

Mas para os cristãos, a oliveira que também foi mencionada na história de Noé, representa a longevidade, fecundidade, maturidade e principalmente, que a alma partiu na paz de Deus.

10- Mãos que apontam para os céus

110-1042_IMG

A representação das mãos nos cemitérios é bastante comum, sendo as mais comuns: o sinal da benção, apertadas, apontando e orando.

A mão que aponta para os céus, simboliza a esperança, enquanto a mão que aponta para baixo representa Deus descendo para buscar aquela alma que ali se encontra.

E então queridos leitores da Fatos, podiam imaginar que esses eram os significados das figuras que normalmente encontramos em cemitérios? Comenta pra gente aqui em baixo.

Karen Batista
Tenho gostos de uma idosa que foi jovem na década de 70, me segue no Instagram, @karenbatis, prometo ser mais legal por lá do que sou na vida real. Beijos :)

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+