10 símbolos misteriosos que você pode encontrar em qualquer cemitério e o que eles realmente significam
Tempo de leitura:3 Minutos, 30 Segundos

10 símbolos misteriosos que você pode encontrar em qualquer cemitério e o que eles realmente significam

Querendo ou não, temos que lidar com a morte. A maneira que cada um lida com esse momento é bastante individual. Até porque existem diferentes crenças e dogmas que tentam de alguma forma explicar ou confortar a morte. É um fato também, que a maioria das pessoas não se sentem completamente confortáveis em cemitérios.

Tudo bem que o lugar realmente é sombrio, e possui uma atmosfera um pouco pesada. Mas muita das vezes o que aparenta ser macabro pode ter na realidade um significado muito bonito ou reconfortante. É comum portanto, encontrarmos alguns símbolos nesses locais, a cruz por exemplo é o mais comum deles.

Mas você sabe qual o verdadeiro significado dos outros símbolos que estamos acostumados a encontrar nos cemitérios? Não? A Fatos te explica!

E essa não é a única coisa que você irá descobrir hoje sobre assunto, confira também quais são os 15 cemitérios que vão te causar arrepios.

1- Anjo

01

Os anjos são popularmente conhecidos como mensageiros de Deus. Nos cemitérios, as imagens dos anjos podem possuir significados diferentes e individuais, conforme a imagem desse ser espiritual é representada.

Os anjos que possuem as suas assas abertas por exemplo, representam o voo da alma até o céu, os anjos que carregam em seus braços o falecido, mostra que está o carregando durante a sua travessia, assim como um anjo chorando, simboliza a perca e o luto.

2- Livro aberto

02

A representação do livro aberto sobre as lápides dos cemitérios em sua grande maioria, representa o livro da vida ou a Bíblia, mas também pode representar a aprendizagem, um estudioso, uma oração, memória ou simplesmente um escritor ou pessoa que dedicou sua vida a produzir ou estudar os livros.

3- Cruz celta ou Cruz Irlandesa

03

A Cruz Celta ou Irlandesa, é um símbolo anterior a cruz cristã, que é o símbolo do cristianismo. A sua principal diferença estética é caracterizada pela circunferência que a rodeia. Para os estudiosos, ela representa o equilíbrio da vida e principalmente a eternidade.

4- Pomba

03

A figura da pomba pode ser encontrada tanto em cemitérios cristãos como judeus, e de uma maneira geral simboliza a inocência, ressurreição e paz. Além disso, as suas variáveis podem receber atribuições diferentes, como a pomba ascendente que representa o transporta da alma para o céu.

5- Leão

04

O leão não é uma figura extremamente comum nos cemitérios brasileiros, porém, em muitas partes do mundo a figura é bastante usada. Ele simboliza a coragem e bravura do falecido, além de servir como um guardião da lápide.

6- Folhas de Carvalho

06

O carvalho é mencionado na Bíblia como uma árvore sagrada, devida a sua robustez e majestosidade. Ela simboliza, a força física e moral, a honra e a longevidade e firmeza.

7- Esquadro e Compasso

06

O esquadro e o compasso é um famoso símbolo maçônico. Há séculos ele é utilizado para simbolizar a fé e a razão. Esses instrumentos que compõem o símbolo, eram utilizados pelos construtores para medir ângulos perfeitos, e dentro deste movimento, ele simboliza a capacidade de usar os ensinamentos da consciência e da moralidade para medir e verificar suas ações.

8- Grinalda

07

A grinalda também é um símbolo bastante utilizado nos cemitérios, mas poucas são as pessoas que realmente conhecem o seu real significado. A grinalda em formato de coroa de flores, simboliza a vitória, a distinção, a eternidade ou a imortalidade.

9- Ramo de Oliveira

olive_branch

A oliveira é outra árvore que também é muito mencionada na Bíblia cristã. Mas na mitologia grega ela já era utilizada para simbolizar a sabedoria e a paz.

Mas para os cristãos, a oliveira que também foi mencionada na história de Noé, representa a longevidade, fecundidade, maturidade e principalmente, que a alma partiu na paz de Deus.

10- Mãos que apontam para os céus

110-1042_IMG

A representação das mãos nos cemitérios é bastante comum, sendo as mais comuns: o sinal da benção, apertadas, apontando e orando.

A mão que aponta para os céus, simboliza a esperança, enquanto a mão que aponta para baixo representa Deus descendo para buscar aquela alma que ali se encontra.

E então queridos leitores da Fatos, podiam imaginar que esses eram os significados das figuras que normalmente encontramos em cemitérios? Comenta pra gente aqui em baixo.