• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 perguntas que você pode fazer para descobrir se uma pessoa é autista

POR PH Mota    EM Inovação      16/06/17 às 15h30

O autismo e vários outros distúrbios semelhantes - como transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado e Síndrome de Asperger, por exemplo - são reconhecidos por especialistas de saúde a partir de um mesmo diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista.

As condições dentro desse Espectro podem ser associadas com problemas como dificuldades intelectuais ou de coordenação e até mesmo afetar a saúde física e influenciar diretamente no sono ou em distúrbios alimentares. Por outro lado os pacientes podem possuir memória acima da média, tenham extrema atenção a detalhes e se destaquem em algumas áreas do conhecimento.

Leia também 7 histórias de Savants, pessoas capazes de feitos tão inacreditáveis que nem a ciência explica.

Ainda que todas as pessoas diagnosticadas dentro do Espectro Autista compartilhem as mesmas dificuldades, a intensidade de cada uma delas pode ser diferente. Enquanto alguns recém nascidos podem apresentar traços óbvios em seu comportamento logo cedo, alguns podem ter sinais extremamente sutis que podem não ficar visíveis com evidência ao longo do desenvolvimento.

Teste

Na intenção de avançar no desenvolvimento da compreensão e do diagnóstico do autismo, uma equipe internacional de pesquisadores do Centro de Pesquisa de Autismo de Gales e do Centro de Pesquisa de Autismo Olga Tennison, da Austrália, publicou o teste RBQ-2A.

Atualmente, existem versões para crianças e adultos do teste RBQ-2. O RBQ-2A é uma versão para adultos que pode ser preenchida pelo próprio paciente e foi adaptada da versão RBQ-2 (em que pais preenchem relatórios a respeito de seus filhos) por Sarah Barrett, Susan Leekam e Catherine Jones. A ideia é explorar a relação entre comportamentos repetitivos e a imaginação de adultos na pesquisa.

Eventualmente, o RBQ-24 poderá ser usado como suplemento de pesquisa para ajudar no processo de diagnóstico clínico. Por enquanto, pesquisas sobre a utilidade do teste ainda estão sendo desenvolvidas.

O RBQ-24, no entanto, ainda não é considerado um instrumento de diagnóstico. Ele mede alguns comportamentos repetitivos, como rotinas, rituais, padrões de comportamentos motores, interesses sensoriais e ações repetitivas com objetos. Algumas dessas características são encontradas em grande parte da população, assim como em pacientes dentro do Espectro Autista.

Perguntas

As perguntas desta lista fazem parte de um teste que ainda está sendo desenvolvido pela equipe de cientistas por trás da pesquisa. De acordo com o time de estudiosos, no entanto, o teste já está ajudando adultos a identificarem padrões do Espectro Autista em seus próprios comportamentos.

É importante destacar que manter comportamentos repetitivos não são necessariamente sinal de autismo. Outras condições, como Parkinson, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Ansiendade também podem provocar alguns padrões. Caso você suspeite de algo diferente, é fundamental buscar acompanhamento neurológico ou psicológico para tentar entender o que realmente isso pode significar em seu caso.

Ainda que o teste possa dar sinais, ele não funciona como ferramenta de diagnóstico, como os próprios pesquisadores reconhecem.

1 - Você gosta de organizar itens em linhas ou padrões?

2 - Você costuma mexer repetidamente com itens? (por exemplo, girar, cutucar, bater, torcer, balançar ou qualquer coisa repetidamente?)

3 - Você se balança para frente e para trás ou de um lado para o outro, seja quando está sentado ou em pé?

4 - Você caminha ou se move repetitivamente? (por exemplo entrando e saindo de um cômodo ou repetindo o mesmo caminho em algum lugar?)

5 - Você faz movimentos repetitivos com as mãos e/ou dedos? (por exemplo agitar, balançar ou estralar mãos e dedos)

6 - Você tem alguma fascinação por objetos específicos?

7 - Você gosta de olhar para objetos por ângulos particulares ou incomuns?

8 - Você tem algum interesse especial no cheiro de pessoas ou objetos?

9 - Você tem algum interesse especial na sensação de superfícies diferentes?

10 - Você tem algum objeto especial que gosta de carregar com você?

11 - Você coleciona ou acumula itens de algum tipo?

O teste RBQ-2A se relaciona com outros questionários já existentes que medem traços de autismo na população geral, mas busca analisar um leque maior de perguntas sobre comportamentos repetitivos. Outras versões do teste também estão sendo utilizadas com parceiros dos pesquisadores na Universidade de Newcastle. Assim, em breve o teste deve ser aperfeiçoado e ficar disponível em outras línguas, além do inglês.

Caso você tenha inglês fluente e mais de 18 anos, pode responder ao questionário RBQ-2A no site da pesquisa para ajudar no estudo, seja você um paciente diagnosticado dentro do Espectro Autista ou alguém que não apresenta nenhum sinal da condição.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+