Curiosidades

4 curiosidades geográficas quase inacreditáveis (mas verdadeiras!)

0

Existem algumas curiosidades geográficas que parecem mentiras, mas são verdade!

Durante os anos que passamos na escola, mesmo com uma sólida base em geografia, muitos detalhes fogem da nossa atenção.

Surpreendentemente, esses pequenos fatos podem aumentar nossa compreensão não apenas sobre uma região, uma história ou um determinado país. Além disso, também nos ajuda a compreender as interações entre diferentes países, ou até mesmo sobre o modo de vida de determinadas populações.

E, claro, as curiosidades geográficas também são fatos interessantes, e poucas pessoas podem conhecê-las. Por isso, separamos quatro informações verdadeiras, mas chocantes, sobre o mundo!

4 curiosidades geográficas que parecem mentira

1. Cidade do Istambul em dois continentes

Via PxHere

A cidade de Istambul, na Turquia, anteriormente conhecida como Constantinopla, possui uma história rica como capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.

No entanto, contrariando expectativas, não é a capital do país hoje em dia. Essa função é desempenhada pela cidade de Ancara.

Um fato interessante sobre Istambul é que ela está estrategicamente localizada em dois continentes, dividida pelo Estreito de Bósforo, com parte de seu território na Europa e outra na Ásia.

Ou seja, os cidadãos podem realizar a travessia sem precisar das burocracias de passaporte, por exemplo. Além disso, existe também uma rota comercial forte.

2. Maior deserto do mundo fica na Antártica

O maior deserto do mundo não é o que normalmente imaginamos, com dunas e calor intenso. Na realidade, o clima desértico está associado à aridez e à baixa pluviosidade. Assim, existem desertos que podem ser bastante frios.

Um exemplo surpreendente é o maior de todos, localizado na Antártica, abrangendo mais de 13 milhões de quilômetros quadrados.

Com isso, ele fica com o título de maior deserto do mundo, contrariando o senso comum. E, claro, segue todos os critérios para ser, de fato, uma área desértica, apenas com gelo em vez de areia!

Enquanto isso, o segundo maior deserto está no Ártico, destacando-se pela amplitude térmica elevada, como é o caso do deserto do Saara. Essa é uma daquelas curiosidades geográficas que parecem mentira, mas são verdade!

Via PxHere

3. Deserto mais árido não fica na África

O deserto mais árido do mundo não está na África, mas surpreendentemente, bem próximo de nós, aqui na América do Sul. Trata-se do deserto do Atacama, conhecido por ser o local onde menos chove no planeta.

Um dos principais fatores para essa extrema aridez é a presença da corrente de Humboldt, que se origina próxima à Antártica e segue em direção ao Pacífico, desviando do Chile nessa região elevada.

Os registros de chuva no Atacama são escassos, sendo os últimos em 2015 e 2017, e esses eventos raros foram associados a uma extinção em massa de diversas espécies microbianas, conforme um estudo publicado na Scientific Reports.

É comum apontarmos para o Saara quando o assunto são desertos, mas nenhum dos recordes mais famosos são da África. Assim, está entre as curiosidades geográficas mais incomuns e que parecem não ser verdade!

4. Vulcão mais antigo é do Brasil

Embora o Brasil seja conhecido por sua estabilidade geológica, com poucos vulcões ativos e terremotos raros, surpreendentemente, abriga o vulcão mais antigo do mundo.

Este vulcão, com impressionantes 1,9 bilhão de anos, encontra-se na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxim.

Apesar de sua antiguidade, como muitos vulcões brasileiros, sua altura foi reduzida ao longo do tempo devido à contínua sedimentação.

Essa descoberta foi feita por geólogos da Universidade de São Paulo (USP) em 2002, revelando um aspecto surpreendente da história geológica do Brasil.

No entanto, não existem preocupações quanto à ativação, visto que nosso país não se posiciona geograficamente em zonas de risco. Para isso, seria necessário estar entre placas tectônicas que sofrem com terremotos, o que é difícil na nossa região.

 

Fonte: Mega Curioso

Imagens: PxHere, PxHere

Receber um bônus no trabalho nos deixa menos produtivos? Estudo responde

Artigo anterior

Por que as cores ficam diferentes em um eclipse solar total?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido