Mundo Animal

5 animais que já viveram no Brasil e estão extintos

0

Por conta das ações do homem e a devastação no meio ambiente, muitas espécies de animais e vegetais começaram a entrar em extinção.

E o Brasil é um lugar onde os animais são bem especiais e diferentes, morando nos mais diversos lugares e habitats que você jamais pôde imaginar.

A deflorestação já eliminou vários lugares onde os animais construíram suas vidas, como um caso que vamos te mostrar nessa matéria.

E por conta destas ações, alguns animais entraram na lista de possíveis casos de extinção, enquanto outros já entraram, infelizmente, em extinção de vez.

Confira uma lista que separamos para você com alguns animais que já viveram no Brasil e estão extintos:

1 – Cobra Pênis

strange-animals-you-didnt-know-2-1-2
O nome dela é uma menção fálica ao órgão sexual masculino porque o seu formato remete muito a uma minhoca ou um órgão genital masculino. Essa cobra é um anfíbio de pele lisa pertencente à família das cobras-cegas. Ela foi encontrada em Rondônia, no norte do país.

durante a drenagem de um rio que é afluente do rio Amazonas, o rio Madeira. Segundo as análises, o anfíbio respira por meio de sua pele e possui uma péssima visão.

2 – Rato-Candando (Juscelinomys candango)

22370015818_6f16bd5446_z

A extinção desse roedor foi registrada no ano de 2008. Segundo os biólogos, ele não é visto desde o ano de 1960, data do único e último registro em que uma espécie foi vista.

O rato-candango recebia este nome porque seu habitat era no Planalto Central, Distrito Federal. As espécies macho mediam 140 mm de altura, uma calda grossa e um pelo revestido de forma diferente dos roedores tradicionais, que possuem pelagem fina. O nome científico foi dado em referência a Juscelino Kubitscheck, o idealizador de Brasília.

3 –  Araraúna (Anodorhynchus glaucus)

ara_glaucus

Ela também é conhecida como uma espécie de arara da família Psittacidae, encontrada nas bacias do Paraguai, Paraná e Uruguai, bem na região sul do Brasil. Ela chegou a ser extinta no final do século XIX e as pessoas costumam chamá-la de Araúna, Arara-Celeste, Arara-Azul-Pequena e Arara-Azul-Claro.

Essa arara construía seus ninhos em árvores com ocos, nas barrancas do rio Paraguai e era conhecida por sua plumagem azul turquesa e a cabecinha toda acinzentada, considerada a segunda menor das Araras-Azuis.

4 – Rato-de-Fernando-de-Noronha (Noronhomys vespuccii)

o-rato-do-presidente

Esse ratinho foi o único mamífero terrestre conhecido do arquipélago e considerado o primeiro mamífero conhecido da fauna brasileira que entrou em estado de extinção.

O nome de batismo do ratinho foi dado em homenagem a Américo Vespúcio, que se encarregou de fazer uma descrição do animal enquanto caminhava sobre Fernando de Noronha. Na época, muitos fósseis de ratos foram desenterrados e descobertos.

5 –  Mutum-do-Nordeste (Mitu mitu)

img_8319_apa_6549_600

Ele teve sua extinção datada de 2001. Com o nome popular de Mutum-de-Alagoas, a causa da extinção dessa ave ocorreu por conta da destruição de seu habitat para a plantação de cana-de-açúcar.

Ela é originária da Mata Atlântica brasileira e possui 90 cm de comprimento, plumagem preta com pontas brancas e o bico todo avermelhado.

O que achou da extinção destes animais? Mande seu comentário para gente!

10 verdades que ninguém tem coragem de falar sobre o Vaticano

Matéria anterior

7 métodos sinistros que a ciência usou para controlar as mentes das pessoas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos