CuriosidadesHistória

10 verdades que ninguém tem coragem de falar sobre o Vaticano

0

Tem coisas que todo mundo sabe sobre o Vaticano (ou quase todo mundo), como por exemplo que ela é uma cidade-estado, casa do catolicismo e que fica na Itália. O Vaticano também é bem pequenininho, possui apenas 0,44 km² e isso muita gente também pode saber.

Mas existe curiosidades e informações que ninguém nunca te contou, e nós aqui do Ultra somos o que? Extremamente curiosos! E por isso mesmo fomos atrás dessas curiosidades só pra poder te contar tudinho.

E se você é apaixonado por viajar, pode ir preparando as malas, porque depois dessa matéria você vai querer ir bater pernas lá nas redondezas da Itália! Confira.

1- No Vaticano acontece exorcismos regularmente

vaticano01

A prática de realizar exorcismos é bastante comum no Vaticano, na verdade existe um departamento para isso, e um Exorcista-chefe que cuida desse “departamento”, nesse caso sue nome é Gabriele Amorth, e ele alega realiza uma média de 300 expulsões por ano.

Além de Gabriele, existe outros 350 exorcistas que operam pelo nome da igreja católica. Outra curiosidade a respeito desse assunto é que o próprio Papa João Paulo II, realizou 3 exorcismos durante seu papado.

2- O Papa é protegido pela Guarda Suíça

vaticano02

Seria mais natural pensarmos que quem realiza a segurança do Papa são guardas do próprio Vaticano, ou pelo menos a guarda Italiana. Mas por uma questão de tradição quem realiza esse serviço são os suíços.

E toda essa historia começou em 1506 quando o Papa Júlio II contratou a guarda suíça para fazer a sua proteção. Eles já eram conhecidos como mercenários, e até hoje realizam essa função, com suas roupas coloridas que mantem uma estética renascentista.

3- Altíssima taxa de criminalidade

vaticano03

Com 1,5 crimes por cidadão, o Vaticanos possui uma das mais altas de criminalidade de todo o mundo. Mas o que acontece é bem simples, o Vaticano atrai milhares de turistas todos os anos, o que vira um banquete para todos os batedores de carteiras.

Além disso a cidade-estado possuí apenas um único Juiz, que é responsável por todos esses casos, e para os malfeitores tudo é muito simples, visto que ao atravessar a rua e saírem do território do Vaticano eles já estão sobre a jurisdição da Itália.

4- Possuí passagens secretas

vaticanoessa

Em 1277 uma passagem secreta coberta foi construída, ligando o Vaticano a fortificado Castelo de Santo Ângelo e alguns Papas tiveram suas vidas salvas graças a essa passagem, por exemplo o caso do Papa Clemente VII, que durante o saque de Roma, usou esta artimanha para fugir do Imperador Carlos V, que mesmo não encontrando Clemente por lá, acabou assassinando 147 pessoas, entre padres, freiras e soldados.

5- Lá acontece as piores confissões

vaticano05

Acontece que alguns pecados são tão pesados que um bispo local não tem autonomia de por si só perdoar e absorver a pessoa em questão que está confessando.

Pra vocês terem uma ideia uma confissão de assassinato, pode sim ser conferida a um simples padre. Mas existe 5 pecados específicos que necessitam da absolvição do mais alto clero. Que estão aonde? Conseguem adivinhar?

6- Existe uma opção de Tour Gay pela cidade

vaticano04

É isso mesmo, uma agência de viagens chamada Quiiky, disponibilizou um tour no local voltado ao público LGBT. Os guias dão enfase na historia escondia por trás de famosas obras que foram criadas por artistas da renascença que segundo indícios eram homossexuais.

7- A maioria dos 798 cidadãos da cidade do Vaticano moram em outros países

vaticano05

Sim, existe aproximadamente apenas 798 cidadão (pessoas com nacionalidade do Vaticano) e a maioria delas não residem exatamente no Vaticano, porque são de uma maneira geral integrantes do Clero em posição diplomáticas ao redor do mundo.

8- Você pode ler a correspondência do Papa

vaticano05

Desde 1881 o Papa Leão XIII, autorizou que estudiosos analisassem as correspondências trocadas por papas e outras pessoas influentes. Atualmente é ainda mais fácil porque teoricamente qualquer um pode ter acesso a esses documentos, porém tem um pequeno detalhe; você deve saber exatamente sobre o que está procurando, pois os arquivos não são liberados para análises aleatórias ou simplesmente para alguém passar seu tempo.

9- Não existe um “Vice-Papa”

vaticanopapap

Uma vez declarado Papa, aquele individuo é o maior ícone da igreja católica e o representante de Deus na terra, e para isso não existe substitutos, o cargo é vitalício e mesmo que um Papa não possua condições físicas de realizar suas funções, ele continua sendo o Papa, até o momento de sua morte. Um  cardeal até pode assumir as responsabilidades do papa como chefe do Estado do Vaticano, mas jamais terá sua soberania.

10- Economia baseada na Fé

vaticano05

Obviamente o Vaticano possuí uma extensa lista de gastos anuais, seja doando dinheiro para antigas catedrais, arcando com as viagens papais etc. E de onde vem tanto dinheiro? Os recursos vem em sua grande maioria das doações que os fieis realizam em todo o mundo, mas uma outra parcela vem do dinheiro que o próprio Vaticano produz, com seus museus,souvenir, lojas, selos etc.

E vocês sabiam sobre todas essas curiosidades sobre o Vaticano? deu aquela vontadezinha de ir lá só pra conferir? Em nós também! Comenta aqui em baixo qual a opinião de vocês, e conta pra gente qual item mais te surpreendeu.

10 tecnologias de Star Wars que incrivelmente são possíveis na vida real

Matéria anterior

5 animais que já viveram no Brasil e estão extintos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.