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5 carros criados por brasileiros que você precisa conhecer

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O carro moderno nasceu em 1886 quando Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. Desde então, os carros se modernizaram com o tempo para atender às novas necessidades dos consumidores. E mesmo que os preços não estejam ajudando no atual momento para a compra de um modelo zero quilômetros, isso não quer dizer que esse setor não tem sua importância crescente no nosso país.

No Brasil, a cultura automobilística sempre foi bem forte. Nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet trouxeram, dentro das pistas, oito títulos para o país na Fórmula 1. Já fora das pistas, a criatividade dos brasileiros também brilhou com criações únicas e que marcaram a história automotiva nacional. Saiba cinco desses carros que foram criados por brasileiros.

Carros de criação nacional

1 – Puma GTB

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Esse carro é um verdadeiro tesouro do design esportivo nacional. Além do seu design, ele tinha um desempenho único. Ele foi inspirado no Camaro americano, mas tinha uma mecânica bem simples. Com isso, ele foi o muscle car da para a fabricante de esportivos nacionais. No passar da história, a Puma teve destaque por conta de seus desenhos fora do comum e esportivos que tinham inspirações nos sucessos europeus.

2 – Gurgel BR-800

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Dentre os carros de origem nacional esse merece destaque por representar a excelência no segmento de compactos no nosso país. Ele foi o primeiro a ser totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil. O veículo é a visão inovadora do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da Gurgel Motores S/A. Ele foi  o pioneiro dos carros que foram criados por brasileiros.

3 – Troller T4

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Ele foi um jipe compacto que tem um destaque por ser o modelo mais antigo e popular da marca. Assim como os outros carros da lista, ele foi criado por brasileiros e tinha duas versões de 2 portas disponíveis: com capota rígida de fibra ou capota de lona removível. Esse automóvel tinha várias motorizações ao longo do tempo, como por exemplo, os motores turbo diesel da MWM, NGD, International Maxxforce e Duratorq.

O Troller T4 foi o jipe mais vendido do país até 2008, tendo 1,104 unidades vendidas. E em abril de 2010, a marca anunciou que tinha chegado na marca de 10 mil unidades vendidas desse modelo.

4 – Agrale Marruá

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Originalmente, ele foi criado como uma viatura 4×4 para as forças armadas brasileiras. Esse modelo é um utilitário all-terrain realmente brasileiro. E o prestígio dele não ficou somente com as Forças Armadas, os civis também gostaram muito desse carro. Ele fez muito sucesso principalmente em áreas rurais. Por ter um desempenho off-road e ser bem resistente, o Agrale Marruá era a principal escolha para as pessoas que queriam um carro confiável para ambientes desafiadores.

5 – Gurgel Itaipu E150

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O último dos carros produzidos no país dessa lista está ele que foi apresentado em 1974. Ele é um dos principais veículos criados por brasileiros e tinha uma velocidade inicial de aproximadamente 30 quilômetros por hora, sendo melhorada para 60 depois.

O Gurgel Itaipu E150 teve um destaque por ser o primeiro carro elétrico construído na América Latina. Ele tinha um design compacto e pesava 460 quilos. Mesmo que 20 carros pré-série tenham sido fabricados, o Itaipu nunca foi comercializado em larga escala.

Emplacamento

Revista Carro

Mesmo o setor automobilístico tendo sua importância, ele não está sempre tão em alta. Isso foi visto em agosto desse ano. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), uma queda foi vista no setor de automóveis por conta do fim do programa de carro popular do Governo Federal. Em contrapartida, foi visto um aumento no emplacamento de motocicletas.

Esse cenário de estabilidade, com relação a julho, pode mostrar uma menor procura pelos carros novos por conta do baixo poder de compra e ofertas de crédito.

Ainda conforme a FENABRAVE, mesmo com os recursos do programa do carro popular tendo acabado em julho, foi visto uma estabilidade nos emplacamentos em agosto. A federação pontua que isso pode ter uma relação com o emplacamento tardio de determinados modelos.

Mesmo dessa forma, de acordo com os dados, os números relativos de automóveis caíram aproximadamente 9% com relação a julho. Mas o número de emplacamento em eletrificados cresceu aproximadamente 25,3% em agosto com relação ao seu mês anterior.

De acordo com José Maurício Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, o motivo para essa diminuição no número de emplacamentos de carros é por conta da baixa oferta e também de uma liberação de crédito baixa.

Por conta do programa do carro popular, as pessoas estavam com um maior interesse em comprá-los. No entanto, depois do seu fim, a oferta de crédito voltou a ser pior.

“As Medidas Provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado, mas o resultado de automóveis, em agosto, agravado pela piora na oferta de crédito, já deixa clara a necessidade de uma política de fomento industrial de longo prazo”, disse Andreta Jr.

Além disso, ele também ressalta que os números de agosto foram melhores do que o mesmo mês ano passado, tendo uma alta de 13,7%. Mesmo assim, em agosto de 2022 o mundo estava passando pela guerra na Europa, escassez de peças e a alta no valor dos combustíveis, ou seja, o cenário não era nem um pouco favorável para a compra de automóveis.

Com relação à alta das motocicletas, Andreta Jr. justifica o aumento visto com as melhores opções de crédito e financiamento. Por conta disso, as motos são uma ótima alternativa para os motoristas.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Revista Carro

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