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5 coisas que fazem o carro beber mais combustível e você nem imagina

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Quem tem um veículo sabe o quão caro é, em nosso país, colocar gasolina. Por isso que as pessoas, normalmente, procuram para ver em qual posto ela está mais barata. Independentemente do preço, para que a pessoa gasta menos na hora de abastecer sem diminuir o uso do carro ou trocá-lo é preciso buscar maneiras de diminuir o consumo do veículo.

Para isso, uma das coisas que devem ser feitas é manter a manutenção em dia. Além de rever alguns hábitos ao volante. E existem também algumas coisas que são verdadeiros vilões e não são óbvios que fazem o carro beber mais combustível e a maioria das pessoas não sabem.

Carro bebendo mais

1 – Som incrementado

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Colocar acessórios não originais no carro, principalmente sistemas de som bem potentes, é uma coisa bem popular e tem um grande mercado. Contudo, muitas pessoas não sabem que instalar esses itens faz com que o veículo beba mais.

“Equipamentos de som potentes exigem mais do alternador, que os abastece com eletricidade a partir do movimento do motor. Quando mais energia é requerida, mais combustível é gasto”, explicou Everton Lopes, engenheiro.

E conforme a potência do som e outros itens genéricos que forem colocados, os problemas não são restritos a um maior consumo de combustível. Isso porque eles podem danificar ou encurtar a vida útil de vários componentes. “Isso acontece se não houver uma adequação do sistema elétrico, informou Erwin Franieck, da SAE Brasil.

Conforme ele, o problema mais óbvio é a diminuição da vida útil da bateria, que retém cada vez menos carga e pode arriar. Mas antes da bateria pifar de vez outras consequências podem ser vistas.

“Ao reter menos carga, a bateria fornece menos tensão e sobrecarrega o alternador e a respectiva correia. Também ocorre maior variação de tensão no sistema. Isso eleva a incidência de pane elétrica, acompanhada por danos a uma série de componentes”, alertou.

2 – Abusar do freio

O freio também pode fazer com que o carro rode menos quilômetros por litro. Para quem quer gastar menos na hora de abastecer é recomendável dirigir de maneira suave e antecipar as frenagens, contudo, sem esticar as marchas.

“Frear bruscamente depois exige acelerar mais, sem necessidade, para tirar o veículo da inércia. Isso eleva e muito o consumo”, ensinou Everton.

3 – Tanque cheio, bolso vazio

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Mesmo que dê vontade de encher o tanque do carro quando aparece um posto com preços mais em conta, o recomendado é que a pessoa não se afobe. Até porque, um preço muito baixo pode ser sinal de adulteração no combustível.

Seja na gasolina ou no etanol, o consumo sobe. E os solventes colocados no combustível geram danos ao motor e outros itens mecânicos do carro.

E mesmo que o combustível não seja adulterado, quanto mais cheio o tanque estiver, mais peso o carro terá e isso aumentará o consumo de combustível. Por isso não é recomendado encher o tanque até transbordar. O certo é parar o abastecimento quando o gatilho for desarmado.

“Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência”, pontuou Everton.

4 – Rodar pouco

Uma coisa óbvia para diminuir o consumo de combustível é diminuir o uso do carro. No entanto, rodar pouco todo dia deixa o carro mais “gastativo”. Isso porque o motor tem que atingir a temperatura ideal para o calor expandir os componentes internos garantindo a lubrificação certa.

Por isso que usar o veículo frequentemente em deslocamentos muito curtos, que não são suficiente para atingir a temperatura certa, também aumenta o desgaste.

“Dirigir durante menos de 15 minutos nem esquenta o óleo do motor, impossibilitando a lubrificação adequada. Tem carro com baixa quilometragem que apresenta mais desgaste na comparação com um exemplar mais rodado, que, no entanto funciona a maior parte do tempo na temperatura ideal”, disse Erwin.

5 – Sem motor asfixiado

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Normalmente, sempre que o óleo é trocado que o troca já faz a substituição do filtro. No entanto, no caso dos filtros de admissão de ar e de combustível, várias pessoas se esquecem que eles também tem que ser trocados de forma regular.

Esquecer isso impacta diretamente no consumo de combustível. Isso porque um filtro de admissão sujo restringe a entrada de ar no motor e mais combustível é injetado para compensar o problema. Por isso o recomendável é trocar os filtro nos prazos ou quilometragens recomendadas pelas montadoras.

“O motor se torna mais eficiente, ou seja, apresenta menor consumo, quando respira bem. Isso envolve diretamente os filtros, que ficam saturados com o passar do tempo”, disse Everton.

Fonte: UOL

Imagens: UOL

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