5 filmes que somente pessoas muito inteligentes conseguiram entender

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      29/01/15 às 20h17

Os famosos filmes "cult" são cheios de detalhes que aparecem no começo da trama, mas só são explicados no filme e uma variedade de símbolos que representam algo importante, mas que não são tão bem explicados. Sem falar que, às vezes, eles são um pouco mais longos do que os filmes comerciais.
Definitivamente estes filmes não são tão adequados para se assistir depois de chegar do trabalho, quando se está muito cansado ou quando a vontade de se esforçar para entender algo complicado não é tão grande. Isso porque eles geralmente são feitos para que o espectador complete o trabalho do roteirista, que muitas vezes apenas sugere coisas e deixa para que quem assiste faça as conexões necessárias.

A parte boa é que quase sempre o esforço vale a pena, pois, apesar de exigir que alguns neurônios sejam queimados, os filmes costumam ser de qualidade.

1. Amnésia (2000)

amn

Um bandido ataca um casal, mata a mulher e deixa o homem extramamente ferido. Depois do ocorrido, o homem desenvolve uma doença que o impede de lembrar de fatos recentes. Atormentado com a aminésia, ele resolve descobrir quem é o assassino da sua mulher para poder se vingar.

2. Os 12 macacos (1995)

macacos

No ano de 2035, James aceita a missão de voltar no tempo para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que matou boa parte da população mundial. De volta ao passado, ele é considerado louco por todas as pessoas com as quais tem contato. No passado, James tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly, sua única esperança de mudar o futuro incerto que atormenta o planeta terra. Um filme intrigante, que te faz pensar do começo ao final.

3. Donnie Darko

darko

A história é sobre um  jovem brilhante e excêntrico que tem visões, em especial de um coelho monstruoso que apenas ele consegue ver. Até que um dia uma de suas visões o faz ir para fora de casa e diz ao garoto que o mundo vai acabar. Ele não acredita, mas momentos depois um avião cai no telhado de sua casa, onde ele deveria estar dormindo. O filme te faz pensar não só enquanto você assiste, mas durante dias.

4. Cidade dos Sonhos (2001)

sonhos

Betty deixa o Canadá para ir aos Estados Unidos se tornar atriz. Ela cruza com Rita, que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Enquanto do outro lado da cidade, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos a contratar uma atriz específica para sua produção. O filme destrói barreiras tradicionais e supera ao usar elementos teatrais de maneiras emblematicamente enigmáticas.

5. Sr. Ninguém (2009)

ng,

Os 120 anos do Sr. Nobody fazem dele homem mais velho do mundo e o último ser humano mortal da Terra. Mas ele não dá muita importância para isso, as únicas questões que o preocupam é encontrar a resposta para algumas perguntas. Esse é um daqueles filmes em que você sequer pisca enquanto assiste.

 Bônus: Efeito Borboleta

borboletA

Quem não gostaria de voltar ao passado e consertar uma besteira que já fez? Evan luta para esquecer alguns fatos difíceis da sua infância, então ele decide fazer uma regressão para a própria infância. Ele consegue voltar fisicamente ao corpo de quando era pequeno, podendo alterar o seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele acaba criando vários outros. Um típico filme que nos bota para pensar.

Acrescentado pelos usuários

Clube da Luta
1
Tudo que dissermos aqui pode estragar completamente o filme para você, no mais podemos dizer apenas que o filme é uma crítica ferrenha a cultura de massa.

O narrador (Edward Norton) é um empregado de uma companhia de automóveis, que sofre de insônia. O médico recusa-se a dar-lhe medicação e aconselha-o a visitar um grupo de apoio para testemunhar sofrimentos mais graves. O narrador assiste às sessões de um grupo de apoio para vítimas de cancro testicular e, fazendo-se passar por vítima de cancro, encontra uma libertação emocional que alivia a sua insônia. Ele torna-se viciado em ir a grupos de apoio e em fingir ser uma vítima, mas a presença de outro impostor, Marla Singer (Helena Bonham Carter), perturba-o, e então ele negocia com ela para evitar o encontro com os mesmos grupos, e é assim que começa uma das maiores narrativas de todos os tempos.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+