Ciência e Tecnologia

5G pode atrapalhar tráfego aéreo

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Companhias aéreas dos Estados Unidos alertam para a possibilidade de atrasos nos voos por conta do novo serviço para redes móveis com padrão 5G. O caso se tornou polêmico após as empresas AT&T e Verizon Communications rejeitarem um pedido do governo para adiar o lançamento do 5G. Segundo o setor aéreo, o serviço coloca a segurança em risco porque pode interferir nos aparelhos eletrônicos das aeronaves.

A AT&T e a Verizon haviam planejado lançar o serviço em dezembro de 2021 mas, por conta das problemáticas, houve dois atrasos. Agora, as empresas optaram por não atrasar mais uma vez, mesmo com o pedido do governo federal. As dez maiores empresas de aviação do país estão de acordo ao dizer que a interferência do serviço de internet pode provocar mais danos ao tráfego aéreo do que era imaginado inicialmente. 

Segundo a associação Airlines for America, no pior cenário, até 350.000 voos comerciais podem ser impactados por ano a um custo de US$ 2,1 bilhões. Isso porque a banda C do novo serviço 5G utiliza um segmento do espectro de rádio bem próximo ao utilizado pelos altímetros, que são dispositivos que medem a altura das aeronaves em relação ao solo. Dessa forma, milhares de voos podem ser suspensos ou atrasados se a tecnologia for utilizada perto de grandes aeroportos.

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Como forma de amenizar a situação, o CEO da AT&T, John Stankey, e o CEO da Verizon, Hans Vestberg, se ofereceram para reduzir o poder de suas redes 5G perto de aeroportos. A mesma situação foi realizada na França para evitar problemas nos voos. Lá, o problema foi solucionado. Resta saber se nos Estados Unidos funcionará da mesma forma.

Complicações acerca do 5G

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), que administra os leilões de espectro de rádio, determinou que a banda C poderia ser usada com segurança nas proximidades do tráfego aéreo. A indústria de telecomunicação desembolsou mais de US$ 80 bilhões em um leilão para ter acesso a essas frequências.

No entanto, a Administração Federal de Aviação (FAA), responsável pela segurança do tráfego aéreo nos EUA, liberou 45% da frota comercial do país para realizar pousos de baixa visibilidade em muitos dos aeroportos onde a banda C do 5G será implantada. Companhias aéreas e fabricantes de aeronaves afirmam que isso cria chance de interferência e pode colocar em risco a segurança de alguns pousos.

As empresas temem uma possível “interrupção generalizada e inaceitável” no tráfego aéreo. “Sem as mitigações adequadas, a implantação do 5G em torno de aeroportos pode atrapalhar até 345.000 voos de passageiros — impactando 32 milhões de viajantes — além de 5.400 voos de carga por ano com atrasos, desvios ou cancelamentos”, afirmou a Airlines for America em comunicado.

5G

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A indústria de telecomunicação argumenta que os níveis de energia são baixos o suficiente para promover interferências e que a distância entre as frequências basta para garantir a segurança. Ainda assim, as operadoras caracterizaram o lançamento do 5G como prioridade, ao passo que eles se baseiam na corrida com a China para oferecer banda larga móvel de alta velocidade.

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