Curiosidades

Qual a importância do espaço sobrando nas embalagens?

0

Para muitas pessoas, o espaço sobrando nas embalagens de produtos é apenas uma forma das empresas tentarem influenciar que está sendo comprado mais de um produto. No entanto, essa é uma maneira de garantir a integridade dos produtos e fazer com que eles sejam considerados consumíveis.

Por isso, esse “ar” que você está comprando também tem uma finalidade. Entenda mais sobre esse assunto logo abaixo.

As embalagens com espaço sobrando

Reprodução

Na indústria de manufatura, o espaço sobrando nas embalagens é adicionado para proteger o produto que está dentro em caso de algum eventual dano. De forma resumida, se a sobra não existisse, você poderia encontrar a batata frita destruída e esfarelada.

Esse espaço costuma ser chamado de headspace e pode estar presente em diversos produtos. Isso porque cada embalagem costuma fazer uma longa viagem do local desde a produção até onde será vendida, o que torna importante essa proteção extra, com o objetivo de que o cliente receba o melhor resultado possível.

É importante ressaltar que nas embalagens contém o peso real do produto para serem regulamentadas. Isso significa que você não está realmente pagando pelo espaço sobrando.

Também é interessante informar que algumas empresas usam o gás nitrogênio para preencher o vazio das embalagens de salgadinhos. Essa medida também serve para manter o alimento fresco até chegar ao seu destino final. Se o saco fosse completado pelo ar “normal”, a comida poderia ficar molhada e estragada.

No ano de 1994, pesquisadores revelaram que a exposição das batatas chips ao nitrogênio auxiliam no aumento da vida útil e do sabor do alimento. Vale destacar que o nitrogênio é um gás natural considerado inofensivo para os seres humanos.

Importância do espaço sobrando

EPTV

Nesse sentido, as embalagens de salgadinhos não são as únicas que utilizam o headspace. Outro produto que utiliza a técnica é o panetone, para que o alimento seja entregue intacto em sua casa.

“No processo de compressão, uma espécie de “gancho” promove o fechamento da caixa. Se o produto estiver sem nenhuma folga interna, esse gancho poderia encostar no plástico que embala o panetone. O headspace garante a integridade e a segurança do produto, além de impedir o contato com a ferramenta”, afirmou Flávia Angarten, Especialista de Aplicação da Henkel, ao Mega Curioso.

De acordo com Angarten, a adesivagem correta das embalagens permite que o consumidor saiba que está recebendo um produto sem violação e alteração no sabor.

Além disso, o adesivo ainda pode demonstrar se o produto foi violado, tendo em consideração que na maioria dos casos a embalagem não pode ser colada novamente após ter sido aberta.

“A adesivagem correta impede a contaminação com sujeiras externas ou até mesmo a entrada de insetos na embalagem. Esse cuidado com a segurança alimentar auxilia na conservação do produto e do seu frescor”, explica.

Fonte: Mega Curioso

5G pode atrapalhar tráfego aéreo

Artigo anterior

Por que as aves albatrozes estão se divorciando?

Próximo artigo