6 inventos que estão no mapa múndi

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      05/09/14 às 14h43

Você já deve ter percebido que uma enorme quantidade de coisas que fazem parte de nosso dia-a-dia tem nomes estranhos, não é mesmo? Mas fique sabendo que a nomenclatura que esses objetos e alimentos receberam não foi por acaso. Isso porque, inúmeras invenções - que fazem parte do mundo atual - tiveram seus nomes inspirados em locais que existem de verdade e que podem ser encontrados no globo.

De trajes de banho à nomes de lanches, confira a lista abaixo de 6 coisas que você provavelmente não sabia, mas receberam nomes de locais existentes, mapeados pela Geografia:

1. Biquíni- Atol de Bikini, no Oceano Pacífico

1

Um ano após o fim da 2ª Grande Guerra foi bombardeado com uma novidade, no mínimo, desconcertante. O traje de banho com duas peças, apresentado por Louis Reard, no dia 5 de julho de 1946, em Pais, logo ganhou as praias de todo o mundo e não demorou a receber o nome de bikini (ou biquíni).

Sua nomenclatura, aliás, não foi escolhida por acaso: este era o nome do atol - uma espécie de ilha oceânica em forma de anel - onde os Estados Unidos haviam explodido uma bomba atômica experimental. Na época, Reard queria que sua invenção fosse tão "explosiva" quanto o acontecimento na ilha.

2. Hambúrguer - Hamburgo, Alemanha

2

Há polêmicas sobre a autoria do famoso hambúrguer, que hoje é a cara dos Estados Unidos. Mas, fique sabendo que ele não foi inventado lá, nas Terras do Tio Sam.

O hambúrguer, como contam os relatos históricos, existe desde o século 19 e seu nome seria uma homenagem à cidade de Hamburg, na Alemanha. Segundo uma das versões sobre a origem da iguaria, um cozinheiro alemão, Otto Kuasw, servia aos marinheiros, na cidade de Hamburg (por volta de 1891), um sanduíche de carne com ovo frito.

Como entre a tripulação havia muitos americanos, certa vez, de volta à Nova York, eles teriam pedido um sanduíche ao "estilo de Hamburg". Mas você pode saber mais sobre essa história em uma outra matéria do Fatos Desconhecidos.

3. Limusine - Limusino, província da França

3

Criado, em 1902, o veículo era completamente diferente das versões luxuosas que conhecemos hoje. Isso porque, enquanto os passageiros desfrutavam do conforto da cabine fechada, o motorista viajava a céu aberto, protegido somente por uma capota. Aliás, é exatamente essa pequena parte do carro que dá origem ao seu nome.

Diem que essa cobertura do veículo lembrava muito o capuz que os pastores da região de Limusino tinham em suas capas. Mas há quem aposte em uma outra versão da história: os próprios motoristas, para se protegerem do sol e da chuva, se cobriam com as tais capas usadas na região.

4. Maionese - Maó-Mahón, Espanha; ou Mayenne, França

4

Outro que tem uma história muito controversa sobre sua origem é o molho feito com ovos e óleo. Uma das versões mais populares diz que a maionese foi criada em Mahón, na Espanha, o que teria inspirado seu nome. Por outro lado, há quem aposte na origem francesa da nomenclatura, que seria uma uma homenagem a Charles de Lorraine, duque de Mayenne, apreciador da maionese.

5. Champanhe - Champagne, França

5

Símbolo de glamour e de grandes comemorações, o vinho espumante teve sua origem na região francesa chamada Champagne. Por isso, somente os vinhos produzidos nesse local - que fica no nordeste do país - podem ser rotulados com esse nome. Todos os outros são "simples" espumantes.

6. Maratona - Marathónas, Grécia

6

A origem da competição e de seu nome tem tudo a ver com a história da Grécia. Isso porque, a distância percorrida em uma maratona (42.195 quilômetros) é aproximadamente a mesma que Feidípedes, um mensageiro do Exército Grego, percorreu em 490 a.C., de Marathónas à Atenas. Ele teria saído em busca de reforços, já que o Exército Persa estava em maior número durante uma batalha.

Depois da vitória dos gregos, dizem que o mensageiro refez o trajeto e, ao chegar, conseguiu apenas dizer "Vencemos!". E morreu (rs). Assim, em 1896, quando foram criados os Jogos Olímpicos da Era Moderna, essa modalidade de corrida foi chamada Maratona, em homenagem ao primeiro maratonista da história.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+