História

7 batalhas da 1° Guerra Mundial que você não aprendeu na escola

0

Essa guerra foi conhecida também como a Guerra das Guerras e se concentrou na Europa. Ela começou no dia 28 de julho de 1914 e foi até o dia 11 de novembro de 1918. As potências que participaram dessa guerra formaram dois grande grupos a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.

O modo de falar como a guerra aconteceu é deferente dependo do país em que ela é ensinada, sendo somente uma passada por cima ou falando que foi com a ajuda do seu país que a guerra foi vencida. As consequências dessa guerra, por mais que tenha passado muito tempo, ainda são sentidas. Foram vários conflitos travados em todo mundo. Falamos aqui de algumas das batalhas que você pode não ter aprendido na escola.

1 – A Batalha de Vittorio Veneto

Essa batalha aconteceu em 1918, quando, em junho, uma defensiva austro-húngara fracassou e os italianos começaram seu ataque em outubro. Os lados tinham a mesma força mas a tática dos italianos e a desorganização dos austro-húngaros os fizeram perder. Por 11 dias, os italianos avançaram até terem a redenção da Áustria-Hungria.

2 – O cerco de Tsingtao

O papel do Japão na guerra foi importante quando o assunto era naval. Ele sitiou o porto de Tsingatao na China. Esse cerco começou em outubro de 1914, quando os japoneses lançaram os primeiros ataques aéreos com base naval. Por mais que o cerco fosse inevitável, os alemães o defenderam ferozmente.

Para o Japão, esse sucesso naval deu rumo a sua história e sua Marinha Imperial ganhou influência política. E seus feitos, com os Aliados, fizeram as bases para o Poder do Eixo que viria mais tarde.

3 – A Batalha de Chra

Essa batalha aconteceu em agosto de 1914 e terminou com a morte de 13 soldados alemães, 44 soldados franceses e 31 britânicos, mas ainda assim, os alemães tiveram que se render. A derrota alemã na batalha de Chra fez com que eles entregassem a sua primeira colônia durante a guerra. Foi a primeira do todo seu império colonial.

4 – A Batalha de El Herri

Essa batalha foi uma das piores derrotas da França durante a Primeira Guerra. Ela aconteceu no começo da Guerra Zaiana de 1914-1921 na defesa do Marrocos que era sua Colônia dos rebeldes antivos do Zaian. Quando os rebeldes atacaram, mais de 600 homens franceses tinham sido mortos por membros de uma tribo que eles consideravam inferior. E por mais que a França tenha vencido no final, essa batalha é uma vitória histórica contra a opressão sofrida no Marrocos.

5 – A Batalha de Beringia

Darfur é uma parte do Sudão, mas de 1603 a 1874, eles era um Estado independente. Depois de 1874, Darfur poderia continuar com uma certa independência, mas tinha que pagar um tributo anual para a Grã-Bretanha. Mas em março 1916, com medo de que eles estivessem negociando com o império inimigo, os britânicos invadiram Darfur. O conflito foi até novembro, e depois que a rebelião foi aniquilada, Darfur voltou a ser parte do Sudão.

6 – A Batalha da Galiza

Essa batalha foi lutada por mais de dois milhões de soldados. Ela foi uma série de grandes batalhas entre a Áustria-Hungria e a Rússia, onde os primeiros conseguiram ganhar um pouco, até que os russos os venceram de vez. E essa derrota fez com que os austro-húngaros nunca se recuperassem e tivessem uma guerra ineficaz. E a perda de territórios austro-húngaros foi um dos primeiros passos para que a Polônia se tornasse independente.

7 – A Batalha de Sardarabad

Os armênios e os otomanos sempre estiveram em conflito e essa batalha aconteceu perto do final da Campanha do Cáucaso, onde os russos quiseram atacar os otomanos desorganizados, mas foram impedidos pelo seu império. E como os russos eram aliados dos armênios, com a perda desse aliado, os otomanos avançaram rapidamente. Mas mesmo com uma força menor, os armênios conseguiram fazer seus oponentes recuarem.

Emaranhado bizarro de vermes é encontrado por norte americano

Artigo anterior

A história por trás da origem das bruxas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido