• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 benefícios surpreendentes de ser introvertido

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      08/03/19 às 17h32

Apesar de muitas pessoas acreditarem que toda pessoa que é mais calada e quieta seja uma pessoa com personalidade introvertida, isso não é bem verdade. Mesmo aqueles que interagem com muitas pessoas e não perdem uma festa podem ter uma personalidade igualmente introvertida. Na verdade, muito frequentemente, as pessoas não têm conhecimento de que são introvertidas, muitas vezes confundindo seu jeito de ser com timidez, por exemplo.

Segundo o psicoterapeuta Marti Olsen Laney, "A introversão é um temperamento básico. Logo, o aspecto social, e é nisso que as pessoas reparam, é apenas uma parte pequena de ser uma pessoa introvertida". Ser introvertido possui seus pontos negativos, mas também há coisas muito benéficas. Pensando nisso, hoje, listamos para você alguns pontos fortes em ser uma pessoa introvertida. Confira!

1 - Eles são bons ouvintes

Os ditos introvertidos são pessoas naturalmente mais adeptas a ouvir ativamente. Os extrovertidos tendem a entrar em uma conversa antes mesmo de processar completamente o que foi dito pelo outro. Não porque eles não se importam, mas sim porque processam as informações de maneira interativa, segundo a psicóloga Laurie Helgoe.

Já os introvertidos, processam as informações internamente. Tal habilidade lhes permite ouvir, compreender e assim responder cuidadosamente.

2 - Eles pensam antes de falar

Como os introvertidos costumam se sentir menos à vontade falando do que ouvindo, eles escolhem melhor suas palavras, de acordo com Beth Buelow. "Nós só falamos quando temos algo a dizer, então há uma chance maior de termos um impacto com nossas palavras", disse ela.

Por isso, eles podem demorar mais para formular seus pensamentos antes de compartilhá-los, especialmente no ambiente de negócios. Buelow sugere que, para que isso não aconteça, os introvertidos já cheguem a uma reunião, por exemplo, já preparados para serem os primeiros a falar. "Quebre seu próprio gelo. Estabeleça sua presença antes que a conversa se torne mais espessa e mais competitiva". afirmou.

3 - Eles são bons observadores

Além de escolherem sabiamente suas palavras e serem bons ouvintes, os introvertidos também são, comumente, bons observadores. Muitos pensam que eles estão ali sentados em silêncio, no entanto, eles estão absorvendo as informações que estão sendo apresentadas e pensando criticamente.

"Percebemos coisas que outras pessoas podem não perceber porque estão conversando e processando em voz alta", disse Buelow. Os introvertidos são mais propensos a perceberem a linguagem corporal e expressões faciais das pessoas, o que os torna bons no que tange à comunicação interpessoal, de acordo com a escritora, Jennifer Kahnweiler.

4 - Eles fazem bons amigos

Assim como suas palavras, os introvertidos escolhem com muito mais sabedoria seus amigos. Eles preferem ter amizades próximas e confiáveis do que uma grande rede de amigos e conhecidos.

"Introvertidos são muito exigentes sobre quem trazemos para nossas vidas. Isso requer alguma energia, e se você entrar em nosso círculo íntimo, isso significa muito",  disse Buelow.  Toda essa "exigência" os faz serem amigos leais, atenciosos e comprometidos, ainda segundo Buelow.

5 - Eles são parceiros amorosos

Os introvertidos valorizam muito seu espaço pessoal, onde possam refletir e se restabelecer, e também sentem quando seus parceiros também precisam de espaço. "Porque temos essa necessidade de nossa própria privacidade, damos isso aos outros também", afirmou Buelow. As mesmas qualidades que os tornam bons ouvintes também os tornam grandes parceiros.

No final do dia, eles estarão lá por você para lhe ouvir e apoiar. Eles tendem a demorar um pouco mais para se abrir e compartilhar coisas sobre si para um futuro parceiro, o que lhes torna muito atraentes e misteriosos nos primeiros estágios do relacionamento. "Pode haver algo atraente sobre o fator misterioso dos introvertidos", disse Helgoe. "Isso pode inspirar curiosidade e querer conhecer melhor a pessoa".

6 - Eles fazem conexões significativas

Estar em um grande grupo, onde seja necessário conhecer, conversar e causar boas impressões pode ser uma experiência esmagadora para algumas pessoas. No entanto, os introvertidos podem usar suas forças naturais para criar conexões significativas. A força na sua rede de conhecidos não está necessariamente nos números.

7 - Eles são líderes compassivos

Helgoe diz que pessoas introvertidas podem ser os melhores líderes. Isso porque eles não possuem a necessidade de serem o centro das atençoes e de levarem todo o crédito pelo sucesso do grupo. Ao invés disso, eles provavelmente vão destacar pontos fortes de suas equipes.

Líderes introvertidos costumam aprender mais sobre seus subordinados. Aprendem sobre suas habilidades, paixões e forças. Isso pode lhes ajudar a designar a cada membro de sua equipe algo mais eficiente e feliz para ser feito no trabalho.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+