Curiosidades

7 cidades antigas que até hoje são habitadas

0

O mundo é mais antigo antigo do que o momento do nascimento do ser humano. Mas o mundo, como nós o conhecemos, também é muito antigo quando comparado a duração de uma vida humana. Consequentemente, várias configurações sociais já ilustraram a vida humana na Terra. Apesar das semelhanças, heranças sociais, culturais e estruturais que se perpetuam, as cidades vão sendo extintas e outras nascem no lugar.

Como eu disse no começo do texto, o mundo é antigo. Assim como ele, existem cidades muito antigas. Contra toda expectativa, contra qualquer previsão, elas se perpetuaram ao longo de milhares de ano. Com arquitetura deslumbrante e histórias de cair o queixo, essas cidades guardam memórias do passado, que hoje pouco se vê por aí. Para te inspirar, listamos 7 cidades antigas que até hoje são habitadas.

1 – Jericó, Territórios Palestinos

A cidade da Palestina, localizada perto do rio Jordão, na Cisjordânia, é a mais antiga do mundo quando o assunto é habitação contínua. Ela está sob controle administrativo da Palestina desde a década de 1990. Ela é conhecida na tradição judaico-cristã como o lugar do retorno dos israelitas da servidão no Egito, liderado por Josué, o sucessor de Moisés.

2 – Byblos, Líbano

Criada pelos fenícios, Bylos é um nome de batismo vindo do grego. A cidade mediterrânea atualmente está com o nome árabe de Jubayl, também conhecida como Gibelet durante as Cruzadas. Acredita-se que tenha sido ocupada pela primeira vez entre 8800 e 7000 a. C. Segundo a mitologia grega, ela foi construída por Cronos como a primeira cidade fenícia. Ela é uma das cidades mais antigas do mundo, continuamente habitada.

3 – Aleppo, Síria

Como todas nessa lista, Aleppo é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo. Ela foi habitada pela primeira vez no sexto milênio a. C. Ela é a cidade mais populosa da Síria, com cerca de 4,4 milhões de cidadãos. Ela foi fundada como Halab, em cerca de 4.300 a. C. A cidade estava sob controle hitita até cerca de 800 a. C, antes de passar por mãos assírias, gregas e persas. Posteriormente, foi ocupada pelos romanos, bizantinos e árabes, sitiada pelos cruzados e depois pelos mongóis e otomanos.

4 – Damasco, Síria

A capital e a segunda maior cidade da Síria depois de Alepo, mantendo o apelido de Cidade de Jasmim. Damasco pode ter sido habitada já em 10.000 a.C. Ela tornou-se um assentamento importante após a chegada dos arameus, que estabeleceram uma rede de canais, que ainda formam a base de suas modernas redes de água. Outra das conquistas de Alexandre, o Grande, Damasco já foi romana, árabe e otomana. Hoje, sua riqueza de atração histórica a tornam um destino turístico popular.

5 – Susa, Irã

Susa era uma antiga cidade dos impérios elamita, persa e parte do Irã. Ele está localizado nas Montanhas Zagros, a cerca de 250 km a leste do rio Tigre, entre os rios Karkheh e Dez. Ela apareceu nos primeiros registros sumérios, e é descrito como um dos lugares obedientes a Inana, divindade patronal de Uruk. Na história urbana, Susa é um dos assentamentos mais antigos da região e do mundo.

6 – Faium, Egito

Faiyum é uma cidade no Médio Egito, localizada a 130 km a sudoeste do Cairo. Faium é a capital do moderno Faiyum Governorate. A cidade ocupa parte do antigo sítio de Crocodilopolis. Fundada em cerca de 4000 a.C, é a cidade mais antiga do Egito e uma das cidades mais antigas da África. A Faiyum de hoje consiste em vários grandes bazares, mesquitas e banhos, enquanto as pirâmides de Lehin e Hawara são encontradas nas proximidades.

7 –  Sidon, Líbano

Sidon é a terceira maior cidade do Líbano. Ela está localizada na província do sul do Líbano, na costa do Mediterrâneo, a cerca de 40 km ao norte de Tiro e a 40 km ao sul da capital Beirute. Ela é sem dúvida uma das mais importantes – e talvez uma das mais antigas – cidades fenícias. Foi a base da qual o grande império mediterrânico fenício cresceu. Tanto Jesus, como São Paulo, teriam visitado Sidon, assim como Alexandre, o Grande , que capturou a cidade em 333 a. C.

E aí, você sabia o quanto essas cidades eram antigas? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que sentiu uma criança perto dessas cidades, aquele abraço.

Netflix revela quais foram as séries mais maratonadas no Brasil em 2018

Matéria anterior

7 relatos que mostram como realmente é a ansiedade

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos