Curiosidades

Por que a água do Mar Morto é tão fatal?

0

Apesar do nome, o Mar Morto não é mar e muito menos está morto. Na verdade ele é um lago formado por água salgada. Foi lhe concebido esse nome, pois existe uma afirmação que nesse local não poderia haver vida. Mas, contradizendo muitos, existem ao menos uma forma de vida habitando essas águas, a bactéria Haloarcula marismortui.

O Mar Morto se encontra entre a Jordânia, Israel e Cisjordânia. A quantidade de sal nas águas permitem que os seres humanos flutuem sem esforço, um fenômeno que faz com que o Mar Morto seja um ponto turístico para turistas, ainda que seja difícil para mergulhadores tentarem nadar na água.

Um artigo em um site de notícias ABC até menciona que é impossível se afogar no Mar Morto, dizendo: “Você não pode se afogar no Mar Morto, mesmo que você tente, é tão pesado com sal, é difícil colocar o pé no fundo “. E, no entanto, em 2010, 21 pessoas tiveram de ser retiradas do mar por guardas de vida. O Mar Morto foi nomeado o segundo lugar mais perigoso para nadar em Israel.

Salinidade

A salinidade (uma medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais) do mar morto é um dos maiores do planeta. Mas porque reside esse tanto de sal nele? Bom, as águas que abastecem o Mar Morto vem do rio Jordão, que é rico em sais minerais. O local onde o Mar Morto se encontra é praticamente desértica, com clima subtropical, que podem chegar a elevadas temperaturas. A água rica em sais minerais se evapora e o seu teor de sal se concentra. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que está presente nos oceanos é de 35 gramas a cada litro de água.

Por essa quantidade de sal, o desenvolvimento de peixes ou vegetação é praticamente impossível. A situação é tão crítica, que os peixes que chegam do rio Jordão, morrem em instantes ao entrarem no lago.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

O que aconteceria se a Terra fosse do tamanho de Júpiter?

Artigo anterior

5 animes lançados esse ano que você precisa conferir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido