Entretenimento

7 coisas do dia-a-dia que foram feitas para controlar as pessoas

0

Existem muitas coisas e situações a que somos expostos durante o dia que são construídas com o intuito de nos controlar, mesmo que seja uma forma bem simples. O cérebro é sem dúvidas, um dos órgãos mais incríveis de todo o corpo humano, e guarda grandes mistérios que até hoje nunca foram descobertos. Muito se especula sobre a possibilidade de controlar a mente humana, sendo que muitas tentativas já foram e continuam sendo feitas, e não podemos dizer que todas elas falharam de fato.

Fazer uma lavagem cerebral em alguém, por exemplo, pode não ser completamente possível, mas em nosso cotidiano acabamos sendo controlados de formas bastante sutis, quase que imperceptíveis. Pensando nisso separamos abaixo 7 coisas ou situações a que você pode ser constantemente exposto e que podem te controlar. Confere aí!

1 – A cor de um comprimido pode ser um truque

Você já parou pra pensar quais seriam os motivos para um comprimido ter aquela cor? Será que seria algo totalmente aleatório? Bom, provavelmente não. Se você já assistiu “Matrix“, deve lembrar de quando o personagem Neo precisava escolher entre uma pílula azul e outra vermelha. A azul o faria dormir em um mundo falso, enquanto a vermelha faria com que ele despertasse para o mundo real.

Pois bem, agora pense um pouquinho… Qual é a cor da maioria dos remédios pra dormir vendidos em nossas farmácias? Exatamente, azul! Isso não é por acaso, já que as cores realmente podem exercer influência sobre nossa percepção e sensação a respeito das coisas.

Pesquisadores fizeram um teste, em que davam o mesmo sedativo para um grupo de pessoas, mas havia uma pequena diferença: metade do grupo recebeu o remédio na cor laranja, enquanto a outra metade na cor azul. Aqueles que ingeriram o remédio azul conseguiram dormir antes, e permanecer em seu sono por mais tempo que o restante do grupo, que recebeu o laranja. O azul remete à tranquilidade, portanto, é uma ótima cor para remédios deste segmento. O estudo das cores realmente pode nos dizer muito sobre o que está em nossa volta…

2 – Os carros possuem “expressões faciais”

Você é desses que sempre enxerga um rosto em algum lugar? Pois bem, muita gente tem essa mania e é um fenômeno que possui até nome: pareidolia. É comum que possamos observar um rosto em coisas totalmente aleatórias, em caixas de papelão por exemplo, e conseguimos identificar até mesmo sua reação, dependendo de como as supostas sobrancelhas e boca estão posicionadas.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Viena, fazemos a mesma coisa quando se trata de carros. Basta observar a parte dianteira do veículo, onde os faróis funcionam como os olhos, e logo abaixo vem a boca, sendo que alguns detalhes ainda podem se parecer com um nariz.

A questão é que nós acabamos sendo influenciados pelo “rosto” do carro na hora de comprá-lo. Geralmente não costumamos nos sentir muito atraídos por carros que não parecem ter uma feição. Os pesquisadores concluíram que os carros que são mais largos e baixos, com entrada de ar amplas, faróis mais inclinados ou com fendas, dão um certo ar de poder ao veículo, como se sua expressão fosse intimidadora, fazendo com que nosso desejo por ele seja maior, de forma inconsciente.

3 – Inserções de produtos em produções audiovisuais

Provavelmente você já notou que enquanto assistia um filme, ou sua novela preferida, de repente os personagens começaram a fazer ou conversar sobre algo, tomando café por exemplo, e sem mais nem menos, a câmera dá um close no produto ou no nome de sua marca, ou ela simplesmente está presente na cena, de forma discreta.

Este é um tipo de propaganda bastante sutil utilizada por grandes marcas, uma famosa técnica de merchandising chamada: tie-in. É capaz de agir no inconsciente das pessoas. Você vê a marca ali, e pode nem prestar muita atenção, mas é bem possível que mais tarde acabe se lembrando dela, e nem sabendo o motivo.

4 – Mensagens subliminares

Somos expostos a esse tipo de mensagem constantemente e nem somos capazes de perceber pois são sempre muito discretas e de uma sutileza sem igual. Filmes, músicas, animações, enfim… Uma série de produções utilizam as mensagens subliminares para transmitir alguma ideia que seu subconsciente acaba captando.

Uma experiência foi feita no ano de 1956, utilizando uma das primeiras mensagens subliminares do mundo. Enquanto um filme era exibido em um cinema, apareciam de forma bem discreta alguns quadros que estimulavam o consumo de um certo refrigerante. O curioso foi que no mesmo dia, constataram o aumento de 57% do mesmo refrigerante!

5 – Você se liga emocionalmente com outras pessoas em atividades sincronizadas

De acordo com pesquisas feitas por cientistas, nós temos a característica de nos conectarmos emocionalmente com pessoas no qual realizamos atividades sincronizadas juntos. Cantar, recitar, e até mesmo caminhar, faz com que o sentimento de estarmos ligados àquela pessoa aumente. Não é de fato o ato que nos conecta, e sim o fato de estar realizando uma atividade em uníssono com alguém (que produz o mesmo som).

Os pesquisadores da Universidade de Stanford concluíram que os famosos “rituais de sincronia” podem ter evoluído como uma maneira de fazer com que as sociedades possam trabalhar melhor em grupo e fazer pequenos sacrifícios pelo bem da maioria.

6 – Botoeiras nos semáforos

Você já deve ter visto em algum semáforo por aí as famosas botoeiras. A intenção é que ao apertar, o semáforo feche de forma mais rápida para os veículos, permitindo a passagem dos pedestres. Acontece que na maioria dos casos este botão não funciona de verdade, e atua apenas coo um efeito placebo, para termos a impressão de que o sinal fechou mais rápido e que foi porque o botão foi apertado. De qualquer forma, em algum momento o sinal ficaria vermelho para os carros, sendo que as luzes são controladas de maneira automática.

7 – Música clássica para acalmar

Este é um bom exemplo que acontece longe de nós, mas que serve como reflexão. Em Londres, enquanto os passageiros esperam por seu metrô, são expostos a música clássica que é reproduzida pela própria estação. Acredita-se que este tipo de música ajuda a aliviar o stress, sem contar que ainda pode ser capaz de reduzir o comportamento antissocial e até mesmo os níveis de criminalidade, por mais que você não goste.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem algum outro caso que não foi mencionado em nossa lista? Compartilha om a gente aí pelos comentários!

10 melhores séries da Netflix que vão ganhar novas temporadas

Matéria anterior

Game of Thrones – Detalhe sobre o Rei da Noite pode mudar o rumo da guerra

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.