• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas incríveis que você não sabia que recém-nascidos podem fazer

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      19/11/18 às 15h11

Os recém-nascidos são pequenos, indefesos e sensíveis. Isso é o que todos nós sabemos. No entanto, há muito mais sobre os pequenos que nós não sabemos. E agora vamos dizer que são algumas habilidades que você nem imaginava que existiam. Ao fim dessa lista você vai perceber que os recém-nascidos são mais espertos do que você imagina.

Se você acha que o choro noturno é apenas por fome, então você vai se surpreender. Pode ser que seu bebê só esteja em busca de garantir sua sobrevivência. Não entendeu nada? Calma, nós te explicamos.

Confira agora 7 coisas incríveis que os recém-nascidos fazem e que você não sabia.

1 - Choro noturno

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard chegou a conclusão de que o choro dos bebês durante a noite é na verdade programado. É como se eles fossem programados para fazer isso. O motivo? Sobrevivência. Isso porque o número de mortalidade infantil está associado ao nascimento de um irmão mais novo, em um curto período de tempo. Principalmente em famílias de baixa renda ou que moram em locais susceptíveis a doenças infecciosas.

Essa seria uma tática que o recém-nascido usa pra evitar que a mãe gere uma outra criança. Enquanto faz isso, consegue se desenvolver melhor e se tornar mais independente.

2 - Capacidade de aprender na barriga

Durante os primeiros meses de vida, o cérebro dos bebês se desenvolve rapidamente. No entanto, já dentro do útero da mãe, o bebê já consegue aprender algo sobre o mundo. Eles são capazes de reconhecer a voz da mãe e também sua música favorita. Além disso, alguns outros estudos mostram que os gostos alimentares das crianças têm muito a ver com o que a mãe come durante a gestação.

3 - Como os recém-nascidos conseguem encontrar o seio da mãe?

Se você colocar um recém-nascido nos braços da mãe, mesmo na primeira hora de vida, rapidamente ele encontrará o seio da mãe. Como? O mamilo da mãe tem o mesmo cheiro que o líquido amniótico, no qual a criança flutua enquanto está no útero.

4 - Como eles veem o mundo

Quando nascem, os bebês são míopes, só conseguem enxergar a uma distância de 20-25 centímetros. Além disso, eles veem tudo em branco, preto e cinza. Isso acontece porque o cérebro dos recém-nascidos ainda não consegue reunir as imagens enviadas pelos dois olhos.

5 - Os genes da criança podem ficar no gene da mãe por toda a vida

Os cientistas analisaram o cérebro de mulheres que morreram entre os 32 e 101 anos. O que eles encontraram foram traços do cromossomo Y nas mães. Esse cromossomo em específico só pode aparecer durante a gestação. O que se descobriu é que as células do feto penetram o organismo da mãe e criam clones lá, por onde permanecem por um longo período.

6 - Por que tudo que tem na mão é colocado na boca?

Nos primeiros meses de vida, as crianças não têm um grande desenvolvimento motor das mãos. Quando conseguem pegar algo com a mão, esse algo imediatamente é colocado na boca. No entanto, essa mania de colocar tudo na boca é na verdade uma adaptação. Ao contrário das mãos, a boca e a língua são partes bem desenvolvidas e a criança tem algum domínio da mesma. Quando colocam algo na boca, estão na verdade analisando e explorando os objetos. Coisa que não conseguem fazer com as mãos.

7 - Por que dormem tanto?

Como estão em uma fase de desenvolvimento e crescimento constante, o cérebro dos bebês utiliza mais de 50% da glicose que entra no corpo. E acontece que durante o sono, esse processo de absorção da glicose é mais eficaz e por isso os bebês dormem tanto. Enquanto o cérebro das crianças utiliza mais de 50%, o de um adulto utiliza apenas 20%.

E ai, você também se surpreendeu com a capacidade dos recém-nascidos? Aproveita e compartilha com aquela amiga que acabou de virar mãe ou com aquele amigo que virou pai agora, eles vão gostar de saber sobre as habilidades desses pequenos!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+