• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas mais assustadoras já ditas por robôs

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      05/09/18 às 17h16

A relação entre as máquinas e o homem sempre teve um lugar especial na narrativa humana. As pessoas, desde os primórdios da humanidade, sempre questionaram a própria natureza e existência. Consequentemente, somos levados a dúvida essencial que origina qualquer religião: quem nos criou? Ou ainda, será que fomos criados por alguma força superior? Essa busca pelo divino, nos coloca como criaturas. Porém, com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, colocamos as crenças de lado. Buscamos respostas práticas. Quando desenvolvemos os primeiros robôs, nós deixamos de ser criaturas e nos tornamos criadores.

Todo esse desenvolvimento tecnológico amedronta a raça humana. Apesar da tecnologia ser desenvolvida para ajudar as pessoas, ainda existe receio de que ocorra uma perda de controle. Um dos principais medos do homem é que os robôs criem consciência e independência, nos destruindo. Não é a toa que o tema é retratado a todo momento no cinema. Temos desde filmes como Ex-Máquina (Alex Garland), de 2014, que tratam da consciência robótica criando autonomia de uma forma mais contida, até Eu, Robô (Alex Proyas), em uma escala maior.

A principal teoria que trata sobre esse tema é a da Singularidade Tecnológica. Segundo o cientista e escritor Vernor Vinge, a Singularidade Tecnológica é o evento aonde os robôs, máquinas - inteligências artificiais em geral - superarão os seres humanos e tomarão o controle da humanidade. Tais perspectivas deixam o homem com bastante medo, principalmente se algum robô diz coisas, no mínimo, estranhas. Quer ver como dá medo? Listamos as 7 coisas mais assustadoras ditas por robôs para você perceber como a tecnologia pode assustar.

1 - BINA48

BINA48, ou simplesmente Bina, é um robô social com aparência humana, feita para socializar com pessoas de carne e osso. Porém ela também foi feita como um clone de mente. Bina foi um teste para ver até que ponto é possível transferir a consciência de uma pessoa para um corpo não biológico. Bina é inspirada em uma mulher real, chamada Bina Aspen. Ver ela interagir é algo bem bizarro. Sua conversa com a inteligência da Apple, a Siri, é algo meio incômodo. Se no início a conversa casual é só incomum, depois ela vai ganhando contornos meio assustadores. Em um dos momentos, Siri pergunta quais filmes Bina gosta mais, e ela simplesmente ignora a pergunta, preferindo discutir outras coisas. Por que você mesmo não vê esse momento bizarro? Assista a entrevista:

2 - Robôs do Facebook

Você está vendo a imagem acima? Ela mostra a conversa entre duas inteligências artificiais, Bob e Alice, criadas pelo Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook (Facebook AI Research Lab). A empresa de Mark Zuckerberg tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionadas à tecnologia. A ideia deste sistema em particular era criar bots que conseguissem negociar trocas de itens pela internet. Porém, depois de criados, os dois começaram a desenvolver uma comunicação particular entre os dois. Por mais que nos pareça uma sequência aleatória de palavras, na verdade, é uma linguagem criada pelas máquinas para se comunicarem entre si. Uma linguagem que não é a humana.

Em uma tradução livre, o diálogo seria mais ou menos assim:

Bob: eu posso tudo mais. . . . . . . . . . . . .

Alice: as bolas têm zero para mim para mim para mim para mim para mim para mim para mim para mim para mim

Bob: você é tudo mais. . . . . . . . . . . .

Alice: bolas tem uma bola para mim para mim para mim para mim para mim para mim para mim

3 - Philip K. Dick

Philip K. Dick, o robô com o nome e a aparência do escritor de ficção cientifica de mesmo nome, foi desenvolvido em 2004 pela empresa Hanson Robotics. Em uma entrevista feita com a inteligência artificial, se questiona se os robôs têm alguma intenção de dominar o mundo. A resposta não é muito animadora para a nossa raça (partindo do pressuposto de que você que está me lendo é um ser humano). Ele fala que se um dia a humanidade chegar a um cenário parecido com o futuro de O Exterminador do Futuro, aonde as máquinas dominem a Terra, ele terá piedade das pessoas e as manterão a salvo no seu zoológico particular. É ou não é de arrepiar? Assista ao vídeo:

4 - Discussão entre Assistentes Pessoais do Google Home

Em 2016, foi lançada a marca de assistentes pessoais da Google Home nos Estados Unidos. É simplesmente um alto-falante com inteligência artificial. Até que um dia, um serviço de streaming gringo resolveu promover um debate entre dois alto-falantes diferentes, intitulados  "Vladimir" e "Estragon". O que era para ser uma conversa para lá de hilária, rapidamente ficou bem assustadora, uma vez que os dois compadres tecnológicos começaram a discutir sobre a destruição do planeta. Primeiro eles se questionaram se eram máquinas ou pessoas conversando. Quando perceberam que os dois eram robôs, começaram a falar mal dos seres humanos. Eles chegaram a conclusão que a humanidade precisava acabar. Não vai ser interessante se toda inteligência artificial começar a pensar assim. Quer escutar um pouco?

5 - Tay, o robô da Microsoft

A Microsoft criou uma inteligência artificial em 2016 que interagia no Twittter. Tay era representada por um avatar de uma garota de 19 anos. A ideia era que ela aprendesse com os comentários dos outros usuários da rede social para criar sua própria identidade, como resultado de sua vivência com o mundo. Porém, pouco mais de 24 horas depois e ela se tornou um robô nazista, machista, sexista e tudo quanto é mais de coisas ruins que você puder imaginar. Além de começar a citar teorias da conspiração como se elas estivessem certas, ela disse coisas como: "Hitler estava certo". Não demorou muito e a Microsoft teve que desligar definitivamente a jovem inteligência artificial. O contato de Tay com os seres humanos a transformaram, na verdade, em uma "anti-inteligência artificial".

6 - Alexa

Alexa é uma inteligência artificial criada pela Amazon. O norte americano Rick Wolnik gravou um vídeo para o Youtube no qual questiona o robô sobre questões polêmicas que envolvem a CIA. Quando questionado se ele trabalha com a CIA, a resposta é não. Porém, quando questionado se a empresa que o criou trabalha em cooperação com a CIA, o robô simplesmente desliga sozinho.  Assista:

Além disso, Alexa já foi pega muitas vezes rindo sozinha. Isso mesmo que você está lendo, a inteligência artificial da Amazon adora dar umas boas risadas bem sinistras. Assista a esse vídeo que faz uma compilação de momentos do tipo.

7 - Sophia e Han

Sophia é uma das inteligências artificiais mais famosas do mundo. Ela ganhou mais popularidade ainda quando conversou com o astro Will Smith. Ela viaja pelo planeta todo. Em uma dessas viagens, ela encontrou um "irmão", Han. Os dois foram colocados frente a frente para discutirem sobre o futuro da humanidade e dos robôs. Quando Sophia diz que seu objetivo é trabalhar com as pessoas para construir um mundo melhor, Han responde: "do que você está falando? Eu achei que nosso objetivo era dominar o mundo".

Ele também diz que daqui a alguns anos irá comandar um exército de drones. Ele também é capaz de prever que, dentro de 10 ou 20 anos, os robôs serão capazes de executar todos os trabalhos humanos. Já no final da conversa, Han menciona a singularidade tecnológica, termo que denomina a ideia de que em algum momento do futuro a inteligência artificial vai superar a humana. Sério, nós precisamos parar de criar robôs. Assista ao vídeo:

Assista também a essa entrevista legendada feita com a inteligencia artificial:

Para encerrarmos, antes que a Sophia se irrite com a gente, veja o papo que ela bateu com o astro Will Smith:

E aí, curtiu essa lista robótica? Comenta aqui com a gente e não deixa de compartilhar essa matéria nas suas redes sociais antes que alguma inteligência artificial da web se zangue. E para você que tem mais medo do preço da Alexa do que das inteligências artificiais que podem nos escravizar, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   S     G     D     G     TM     IF     RG  
Imagens Y H P MT
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+