• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tecnologias de hoje que chegaram primeiro nos quadrinhos

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      14/11/17 às 16h49

Embora não tenhamos (ainda) carros voadores ou jetpacks, as tecnologias atuais conseguem ser bem maravilhosas. Se olharmos um pouquinho para trás podemos chegar a conclusão de que nossa tecnologia avançou muito em pouco tempo. Crianças dos anos 1990 reconhecem uma fita VHS, mas as crianças nascidas a partir de dos anos 2000, não sabem nem para o quê ela serve. De qualquer forma, um fato curioso é que devemos muito à arte do entretenimento por certas evoluções.

Como muitos nerds sabem, diversos dispositivos saíram da clássica série Star Trek direto para a vida real. Foi algo como uma previsão tecnológica. O GPS, o tablet e o computador pessoal foi alguma das inspirações que o programa concedeu ao mundo real. Mas as invenções não foram retiradas apenas de um lugar. Por incrível que possa parecer, a nona arte também teve sua parcela de contribuição para as grandes invenções tecnológicas do mundo moderno. A seguir, confira alguns exemplos.

1 - JARVIS e os assistentes virtuais

Apenas alguns anos depois do primeiro Homem de Ferro ser lançado nos cinemas que a Apple integrou a Siri em seu sistema. A assistente virtual apareceu pela primeira vez no iPhone 4S, em 2011. Os programas anteriores reconhecerem comandos mais rudimentares de voz. Contudo, foi apenas com o lançamento da Siri que a tecnologia foi aprimorada e começou a nova onda de assistentes virtuais. Hoje temos a Alexa da Amazon, a da Google e a Cortana da Microsoft. O programa pode até não ter a mesma conversa natural de JARVIS, mas este já foi um grande passo.

2 - Rastreador do Homem Aranha e a tornozeleira eletrônica

Peter Parker é um dos maiores inventores do universo Marvel. Ele se vira com o que tem e mesmo assim é capaz de fabricar eficazes engenhocas. Uma de suas invenções mais úteis foi o rastreador aranha. Sua primeira aparição foi em Amazing Spider-Man #11, por Satan Lee e Steve Ditko em 1964. Os dispositivos de monitoramento eletrônico foram desenvolvidos durante a década de 1960 e os quadrinhos do Homem Aranha ajudou em seus usos mais notórios. Depois de ler sobre o Rei do Crime usar um desses dispositivos em Peter Parker, o juiz Jack Love foi inspirado a buscar monitores eletrônicos de tornozelo como meio de rastrear os presos em condicional. Foi então que nasceram as tornozeleira eletrônicas.

3 - O flying eye do Batman e os drones

Em uma história de 1957, Batman usou um rastreador voador que transmitia em tempo real o que os criminosos faziam. Conhecido como flying eyes nos quadrinhos originais, esse dispositivo vou o avô dos drones. Hoje com um tecnologia mais avançada, os primeiros drones chegaram ao mercado apenas no por volta de 2010.

4 - Superman e a impressora 3D

Ao longo dos anos Superman juntou todos os tipos de engenhocas em sua Fortaleza da Solidão. O lugar se transformou em um museu misturado com laboratório. Um equipamento curioso que havia no lugar era uma máquina capaz de fabricar grandes bustos a partir de fotos de seus amigos. No mundo moderno, o campo da impressão 3D de qualidade passou por um rápido avanço na última década. Tanto essas impressoras como a máquina de Superman não parecem tão distantes assim.

5 - Cyborg, Forge e os membros artificiais

Assim como boa parte das histórias de ficção científica, os universos da Marvel e DC são cheios de pessoas "metade humana e metade máquina". Tanto Cyborge como Forge conseguiram usar incríveis tecnologias de seu mundo para lhes proporcionar próteses de alta qualidade. Atualmente, este é um campo que possui cada vez mais avanço tecnológico. Embora as próteses ainda não possam disparar lasers mortais, elas cumprem o papel de integrar a parte ausente do corpo. Recentemente, Robert Downey Jr. deu a um garotinho uma prótese de braço com a mesma caracterização do braço do Homem de Ferro. São os quadrinhos fazendo diferença.

6 - Homem de Ferro e o exoesqueleto

Por falar em Tony Stark... Nos quadrinhos, a primeira vez que o personagem constrói seu traje foi em uma caverna no Afeganistão. O resto é história. No entanto, a Raytheon Company, um conglomerado americano, fabricou um exoesqueleto inspirado em Homem de Ferro. Qualquer pessoa equipada com ele é capaz de levantar cem quilos facilmente. No entanto, o equipamento foi desenvolvido para uso militar. Mas quem sabe um dia ele chega às lojas!

7 - Pato Donald e Minecraft

Em um de suas aventuras nos quadrinhos, Pato Donald e seus sobrinhos ficam presos em uma realidade onde tudo é feito de blocos de cubos. Eles ficam presos em uma cidade chamada Plain Awful onde até mesmo as pessoas são feitas de cubo. Este caso foi inspiração para a criação do popular jogo Minecraft.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Cracked     CBR     SP  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+