• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que ainda não sabemos sobre o nosso sistema solar

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      10/05/19 às 18h46

Durante os tempos da escola, você muito provavelmente teve que fazer uma maquete de isopor do nosso sistema solar para as aulas de ciências. E era muito legal na verdade. O sistema solar compreende ao conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob o seu domínio gravitacional. Mas como sabemos, nada é definitivo, e o que acontece no universo também não. Depois disso, muito do que sabemos sobre a nossa vizinhança galáctica mudou, e mudou muito.

Conforme vamos descobrindo novas coisas sobre o nosso lugar no espaço, novas respostas vão surgindo assim como novas questões. Algumas dessas perguntas confundem até os mais experientes cientistas do mundo. Então, confira agora algumas coisas que você ainda não sabia sobre o nosso sistema solar.

1 - Como Mercúrio se formou?

Até temos algumas hipóteses de como os planetas se formam, nada conclusivo até agora, não fazemos a mínima ideia de como Mercúrio surgiu. Por algum tempo, acreditou-se que o planeta começou como Vênus e a Terra, no entanto, sua proximidade com o sol assou as camadas externas. Outra hipótese sobre a formação de Mercúrio era a de que ele estava seriamente danificado quando se partiu para outro pedaço de planeta. Hoje, essas duas ideias já foram descartadas e a origem do planeta Mercúrio permanece uma incógnita.

2 - Por que Vênus brilha?

A Terra até brilha em certos momentos quando o seu campo magnético desvia as ocasionais explosões de partículas de alta energia do sol. Esse fenômeno atmosférico se assemelha ao que conhecemos como Aurora Boreal. No caso de Vênus, o planeta não possui um campo magnético global, o que significa que ele não deveria brilhar, mas ele brilha, e brilha muito, até em seu lado noturno. Uma teoria que tenta explicar isso é a que o brilho de Vênus vem de uma quantidade rastreável de óxido nítrico. Assim, o sol fragmentaria as moléculas do planeta em átomos e moléculas menores, liberando o excesso de energia como luz. Mas isso não responde todas as perguntas, e os cientistas ainda buscam descobrir a origem do brilho de Vênus.

3 - Nosso sistema solar é único?

A resposta é simples: não. Mesmo que muitas pesquisas sugiram que não somos um sistema solar particularmente especial e único, existem algumas evidências argumentando o contrário. Por exemplo, é muito estranho que Júpiter orbite tão distante do Sol. Mas com o grande número de estrelas que existem, é muito provável que haja outros sistemas pelo universo, mas simplesmente não conhecemos, ainda.

4 - O motivo de um dos polos do Sol ser mais quente que o outro

Já sabemos que o Sol é quente. No entanto, o motivo de um de seus polos ser mais quente que o outro, precisamente 7% mais quente, ainda permanece sem explicação. Não que isso importe, no caso de irmos até o sol, nos queimaríamos independentemente de qual polo visitássemos. Para alguns, essa discrepância de temperatura polar do Sol pode ser semelhante à da Terra. No nosso planeta, o Polo Sul é mais frio que o Polo Norte. Mas, mesmo assim, ainda não ficou muito claro como funciona essa diferença de temperatura do Sol.

5 - Origem da vida no nosso sistema solar

Mesmo que seja satisfatório imaginar que a vida evoluiu primeiro em nosso planeta, não podemos afirmar isso com certeza. Inclusive, é bastante possível que a vida tenha sido entregue a esse planeta. Os cientistas não podem descartar a possibilidade de que a vida foi trazida para a Terra de um outro lugar, já que não temos nenhuma evidência a favor ou contra essa teoria.

6 - Existe alguma coisa entre Mercúrio e o Sol?

O movimento orbital excêntrico de Mercúrio por muito tempo confundiu os cientistas. O matemático francês Urbain Le Verrier até apresentou uma teoria em que dizia que um planeta ainda a ser descoberto existia no espaço entre Mercúrio e o Sol. No entanto, os astrônomos nunca encontraram nenhuma evidência desse suposto planeta. Depois disso, os cientistas concluíram que não haveria nenhum objeto do tamanho de um planeta entre eles, mas possivelmente haja asteroides orbitando naquele espaço. Mas até hoje, nenhum asteroide foi encontrado.

7 - O que aconteceu com Miranda

Miranda é a menor e mais intrigante lua de Urano, apenas um sétimo maior do que a nossa própria lua. No entanto, os cientistas não conseguem explicar o porquê dessa lua ser tão danificada. Alguns cientistas acreditam que Miranda esteve envolvida em uma enorme colisão antes de ser remontada. Mas também pode ser que a sua superfície tenha sido atingida com uma chuva de meteoros.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Grunge
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+