Temos seis filmes live action do Homem-Aranha e três atores já que interpretaram Peter Parker. Quantidade suficiente para promover debates sobre qual deles seria o melhor. O primeiro foi Tobey Maguire, estrela da trilogia de Sam Raimi. Então tivemos a tentativa de reboot da Sony Pictures com Andrew Garfield. Por fim, temos a atual versão, o Homem-Aranha de Tom Holland.
O ator é o primeiro em muitos aspectos a viver o personagem no cinema. O primeiro inglês a assumir o papel, assim como também foi o mais novo. Tem reais habilidades acrobáticas, algo que o ajudou a conseguir o trabalho. Na verdade, o Homem-Aranha de Tom Holland foi o primeiro em muitas coisas. Reunimos alguns exemplos para comentar.
1 – Ir para o espaço
Peter Parker não planejava ir para o espaço tão cedo. Isso se algum dia cogitou a possibilidade. Mas quando uma nave pousa no meio da cidade, o herói não tem muita escolha. Ao averiguar o que poderia ser o objeto não identificável, Peter é levado para fora da atmosfera terrestre. Indo muito além do que qualquer outra de suas versões live action.
2 – Ter Tony Stark como mentor
Tobey Maguire e Andrew Garfield não tiveram a sorte de interagir com qualquer outro herói da Marvel. Muito menos com Tony Stark. Holland não apenas cruzou o caminho deles, como encontrou em Tony uma figura paterna. Ainda encaminhando nesse, Peter recebeu vários conselhos e orientações do homem que começou tudo.
3 – Usar a Aranha de Ferro
Uma das vantagens de ser o padawan do Homem de Ferro é ter acesso a regalias tecnológicas. Tony desenvolveu diversos trajes para Peter Parker, sendo um deles a querida Aranha de Ferro. Foi a primeira vez que o uniforme apareceu em live action. E não fez feio! O traje apareceu pela primeira vez em Vingadores: Guerra Infinita e voltou em Ultimato. Pelo trailer, é provável que a vejamos novamente em Homem-Aranha: Longe de Casa.
4 – Roubar o escudo do Capitão América
O Homem-Aranha de Tom Holland é o único que pode se gabar de, além de ter trocado uma ideia com Capitão América, ter roubado seu escudo. Foi por pouco tempo, mas o feito foi gravado na história. A oportunidade apareceu em Guerra Civil, filme no qual a versão de Holland debutou.
5 – Viajar para fora de Nova York
Curioso perceber como as versões anteriores do Cabeça de Teia mau-mau deixaram seus bairros em Nova York. Muito menos, eles saíram da cidade. Pois bem, o Peter Parker de Tom Holland é bastante aventureiro. Em De Volta ao Lar, ele faz uma excursão escolar para Washington, a capital federal americana. Em Guerra Infinita, ele vai para o espaço. Já em Homem Aranha: Longe de Casa, Peter vai de férias escolar para a Europa. Com risco de ainda visitar realidades paralelas. Sem medo de se pendurar alto demais.
6 – Conhecer pessoas de outra realidade
No segundo trailer de Homem Aranha: Longe de Casa, Mysterio alega ser de outra realidade. Ele explica que o mundo que conhecemos é chamada de Terra-616, sendo a dele a Terra-833. No trailer, Nick Fury comenta que outras realidades foram criadas após o estalo de dedos do Thanos. O fato abre inúmeras possibilidades para o futuro do MCU. Além de ser mais um feito inédito para Tom Holland.
7 – Morrer
Apesar de Tobey Maguire e Andrew Garfield terem passado por muitos perigos e beirado a morte, nenhum deles fez a passagem de fato. Tom Holland mal tem dois filmes solo e virou pó em Vingadores: Guerra Infinita. Como esperado, ele foi trazido de volta. Afinal, ele faz parte do futuro MCU. Mesmo assim, isso não isenta sua versão de ser o primeiro live action a morrer.