Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre a Maria Madalena

0

Maria Madalena é mostrada no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. Ela é considerada como santa pelas diversas denominações cristãs e a data em que ela é celebrada é no dia 22 de julho. Ao longo dos séculos, ela foi pintada por vários artistas, igrejas foram dedicadas à ela e ela se tornou padroeira de várias localidades. Inclusive, ela foi padroeira das mulheres, farmacêuticos e até dos cabeleireiros.

Mas mesmo as pessoas que acham que sabem a história dela, não imaginam que, na verdade, a mesma não é exatamente como as pessoas imaginam sobre ela. Ela também é alvo de várias teorias da conspiração bíblica e creditada por algumas coisas horríveis. Falamos aqui algumas curiosidades sobre essa figura bíblica.

1 – Não era prostituta

Séculos de desinformação levaram a maioria das pessoas a acreditar que Maria Madalena era uma prostituta. Segundo a BBC, a prostituta no evangelho de Lucas que lava os pés de Jesus não tem nome. E não existe razão para acreditar que ela era Maria Madalena. Mas segundo o Papa Gregório, no século VI, ele disse que a prostituta e Maria Madalena eram na verdade a mesma pessoa. E assim foi ensinado até 1969. Depois disso, a Igreja Católica admitiu que errou.

Ela veio na verdade de uma vila de pescadores e foi uma mulher bastante independente e com um alto status social. Ainda segundo teorias, ela teria o seu próprio dinheiro e teria apoiado Jesus financeiramente em algum ponto de sua vida.

2 – Presente nos evangelhos

Os evangelhos, muitas vezes, parecem contar versões diferentes da mesma história. Mas uma coisa que é consistente neles: a presença de Maria Madalena. Segundo a Odisseia Bíblica, mesmo quando ela deixa de ser confundida com outras mulheres, ela ainda aparece em todos os evangelhos.

Os quatro evangelhos concordam que ela estava presente na crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus. E é na ressurreição que ela tem um grande papel. Maria Madalena teria sido a primeira pessoa a ver Jesus voltar e também é a primeira a contar para as pessoas que ele voltou. Isso trouxe uma tradição de chamá-la de apóstola dos apóstolos.

3 – Evangelho próprio

Na bíblia, não estão todos os livros sobre a vida de Jesus. Alguns se perderam ao longo dos séculos. E segundo a BBC, um desses livros apareceu aleatoriamente no Cairo em 1896. Um estudioso alemão encontrou um livro de papiro encadernado em couro e escrito em copta.

Esse livro acabou sendo o evangelho de Maria. O autor é desconhecido, mas estudiosos datam ele do segundo século ou antes um pouco disso. O documento não é reconhecido pela igreja, por isso é apresentado como um dos textos apócrifos. Mas ele conta algumas histórias que tornam Maria Madalena ainda mais significativa na bíblia.

4 – Casamento com Jesus

A teoria de que Jesus e Maria Madalena foram casados foi apresentada várias vezes. E os evangelhos apenas contam a vida dele de recém-nascido até os 33 anos em poucas linhas. Isso deixa lacunas para especulações.

Segundo os autores do livro 2014 The Lost Gospel, eles se casaram e tiveram dois filhos. E os autores fizeram essa descoberta quando traduziram um documento do século VI chamado A História de José e Aseneth.

5 – Presente na Última Ceia

Essa obra de Leonardo da Vinci deu origem à várias teorias da conspiração envolvendo Maria Madalena. Em todos os evangelhos, essa última refeição de Jesus com seus apóstolos é mencionada, mas nunca é dito que Maria Madalena estava presente.

No quadro de Da Vinci, quem está à direita de Jesus é João sendo socorrido no meio de um desmaio ao saber que um deles tinha traído Jesus. Mas ele aparece com cabelos longos e traços femininos. E por isso, algumas pessoas acreditaram que na verdade não era João, mas sim Maria Madalena.

6 – Coberta de cabelo

Ela era associada pelo fato de sempre estar coberta de cabelo. Isso por causa do conflito da igreja. A mulher, tida como prostituta, lavou os pés de Jesus e depois os secou com seus próprios cabelos. E foi isso que deu aos artistas inspirações para retratá-la com cabelos grandes, sempre a cobrindo por inteiro.

7 – Crânio

Segundo algumas pessoas, Maria Madalena fez uma rota alternativa quando Jesus subiu aos céus. De acordo com o Catholic Travel Guide, uma lenda diz que ela e mais 70 cristãos perseguidos foram colocados em um barco e empurrados ao mar para morrer. Mas Deus interveio e o barco atracou na França com segurança.

Depois disso, Maria Madalena espalhou o evangelho por um tempo e depois foi morar em uma caverna. Quando ela morreu seus ossos ficaram lá por mais de mil anos. E essa caverna onde, supostamente, foi encontrado o esqueleto de Maria Madalena é celebrada uma missa diária.

7 filmes e séries da Netflix que vão ensinar mais que seu professor de Ciências

Artigo anterior

7 coisas que você não sabia sobre a vida de Matt Damon

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido