• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos fascinantes sobre a França que você nunca soube antes

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      29/09/17 às 09h53

Localizada na Europa Ocidental, a França é um dos países mais visados por turistas. Embora seus habitantes não tenham uma fama muito boa em relação à receptividade, ainda assim não deixa de ser um país maravilhosos e com inúmeros atributos. Paris, a capital francesa, ainda pode ser considerada como a mais atraente aos olhos do mundo.

Você já teve ou tem vontade visitar algum lugar na França? Os pontos turísticos são inúmeros, e realmente vale a pena. Mas e sobre a história do país, o que você sabe? Bom, pensando por esse lado, nós aqui da Fatos Desconhecidos decidimos trazer 7 fatos fascinantes sobre a França, e é bem provável que você não conhecia! Dá uma olhada!

1 - Destino turístico mais popular na Terra

A França é conhecida por turistas dos 4 cantos do planeta como um dos lugares mais românticos do mundo. Milhares tomam Paris como destino, fim de passar lindos momentos com a Torre Eiffel de paisagem. Acontece que, por mais que seja alvo de cobiça de muita gente, 70% de seus turistas são formados por europeus.

Isso mostra o quanto é país é valorizado por seus vizinhos. A França é um local que pode garantir aventuras épicas para qualquer um, sendo ainda bastante considerada por seu vinho e conhaque.

2 - Batata já foi banida na França

Acredite se quiser, mas a batata foi banida da Franças durante incríveis 24 anos! De forma inacreditável, ninguém começou uma guerra por isso. Iniciam guerra por tantos motivos banais, mas quando vem um que realmente importa ninguém faz nada, não é mesmo?

Enfim, brincadeiras à parte, por algum motivo os franceses acreditavam que as batatas auxiliavam na transmissão de lepra. Antoine-Augustin Parmentier, agrônomo e nutricionista francês da época, lutou durante longos anos para que suas queridas batatas pudessem ser consideradas novamente como alimento. Foi apenas em 1772, com a ajuda de Luís XVI, que o alimento voltou a ser legalizado na França.

3 - A bandeira francesa já foi branca

Parece estranho? Bom, e realmente é. O que significa uma bandeira branca para você? Exatamente, sinal de rendição... Coisa do tipo. No entanto, entre os anos de 1814 e 1830 ela era exatamente desta cor. Talvez não tenha sido uma escolha muito sábia, não é mesmo? A França adotou a bandeira que conhecemos em 1830, fazendo menção direta à Revolução Francesa.

4 - O Louvre foi construído para derrotar os Vikings

Sim, também parece estranho. A questão é que durante o século 12 a França sofria com constantes invasões, vindas por todos os lados. Não escaparam nem mesmo dos Vikings. Foi aí que  perceberam que algo precisaria ser feito. O rei Filipe II então ordenou que um castelo fosse construído no meio de Paris.

A construção foi finalizada em 1202, e tudo sobre ele era apenas a respeito das contantes lutas com os Vikings. Acabou se transformando em uma base para muitas gerações de reis entrarem em conflitos, com o intuito de matar pessoas.

5 - Macron é o presidente mais jovem da história

Neste mesmo ano, Emmanuel Macron se consolidou como o presidente mais jovem a chegar ao posto na França. Nascido em 1977, é muito considerado por grande parte da população local, mas não deixa de ser olhado com maus olhos por outros, justamente por sua idade.

Além disso, é um fator que proporciona outras barreiras. Ele acabou fazendo duras críticas ao partido que está no poder na Polônia. Após o fato, sua própria primeira-ministra fez algumas declarações que foram realmente constrangedoras. Alegou que a falta de experiência política de Macron resulta em comentários dessa espécie arrogante.

6 - Autorização para dirigir

Na França, uma criança de apenas 14 anos possui autorização para dirigir. Mas acalme-se, isso não se aplica a qualquer carro. Podem dirigir uma espécie de carro que só anda até 45 km/h, pequeno e com apenas 2 lugares disponíveis. São chamados de VSP, cuja sigla significa "carro sem licença".

Pesando apenas 350 quilos, podem andar a base de energia elétrica. É um tipo de carro muito popular entre os mais jovens e até mesmo os idosos.

7 - Os franceses inventaram as palafitas

Atualmente andar em pernas de pau é uma arte circense. Muitos palhaços e acrobatas são conhecidos por essa habilidade que, nem sabemos como é possível desenvolver. Acontece que ela foi inventada originalmente na França. O terreno rural  ao fim do século XIX era complicado para se andar.

Não haviam estradas e a população era dependente da criação de ovelhas, mas viviam dispersas. Foi aí que adotaram as palafitas, propiciando que pudessem caminhar de forma mais fácil, em condições melhores.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam alguma curiosidade mencionada em nossa lista? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+