• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Santos Dumont

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      23/07/19 às 17h20

Todo mundo está cansado de saber que os americanos e europeus são grandes cientistas e atuam no ramo de pesquisas há mais tempo que nós, sul-americanos. Acontece, no entanto, que eles não são os únicos a se destacar nas ciências. Temos inúmeros inventores brasileiros, mesmo que a maioria não tenha recebido os louros por suas contribuições para com a humanidade. Ainda assim, vários já foram os responsáveis por descobertas formidáveis e que mudaram a vida de muita gente.

Um exemplo disso é o avião. É sabido que existe toda uma polêmica com relação a essa invenção, e os EUA acham que os irmãos Wright foram os primeiros a voar em uma máquina que se parecia um avião, mas para esse voo acontecer, eles tiveram o impulso de uma catapulta. Nosso inventor brasileiro, Santos Dummont, veio depois, mas a sua versão era mais completa. E oficialmente, pode ser reconhecida como um avião de forma plena. Falamos mais algumas curiosidades a respeito de Santos Dumont.

1 - Origem

Alberto Santos Dumont nasceu no distrito de Palmira, que atualmente leva o seu nome, em Minas Gerais. Ele nasceu no dia 20 de julho de 1873. O seu pai era um engenheiro bastante ousado, que rasgou estradas e túneis pelos sertões, antes de se tornar um grande rei do café em São Paulo.

2 - Mudança

Santos Dumont não ficou sempre no Brasil. Seu pai ficou paralítico depois de sofrer uma queda. E em 1891, toda família Dumont se mudou para Paris para que o pai do incventor, Henrique, recebesse um tratamento médico melhor. Antes de morrer, ele emancipou os filhos faltando apenas um ano para Santos Dumont completar 18 anos. Henrique deu aos filhos sua parte da herança e disse que o futuro estava na mecânica. A mãe de Santos Dumont, Francisca, se suicidou em 1902.

3 - Recepção

Mesmo antes da invenção do avião, Santos Dumont já era recebido como herói no Brasil. Ele foi pioneiro das corridas de automóvel na França. Em 1906, ele era recebido como herói em nosso país, tendo o seu navio sido escoltado quando chegou no Rio de Janeiro por embarcações embandeiradas.

4 - Dirigíveis

Santos Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor à gasolina. O mérito dele foi garantido internacionalmente quando ele conquistou o Prêmio Deutsch, em 1901. O prêmio veio quando ele voou contornando a Torre Eiffel, com seu dirigível de número 6. Isso o transformou em uma das pessoas mais famosas no século XX.

5 - Invenções

Não foi somente o avião que Santos Dumont criou. Ele é responsável também pela invenção do relógio de pulso, do chuveiro de água quente e também pela construção do primeiro hangar do mundo. Ele queria que o espaço fosse comprido e alto para conseguir abrigar o dirigível N-3 e todos seus componentes e ferramentas. Santos Dumont também não patenteou nenhuma de suas invenções porque queria entregá-las à humanidade e permitir que outros as comercializassem.

6 - Preso

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele ficou preso por uma noite em uma delegacia francesa. Ele tinha sido acusado de ser um espião alemão. Santos Dumont ficou em choque e também se sentia culpado pelas mortes que sua invenção tinha causado. Quando ele voltou para casa, Santos Dumont queimou todos os seus arquivos. E, em 1925, ele se refugiou no sanatório Valmont, na Suíça.

7 - Livros

Santos Dumont tem dois livros autobiográficos, que foram publicados em 1904 e 1918. Ele foi eleito como imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1931. Santos Dumont ocuparia a cadeira 38, mas ele morreu no ano seguinte, antes mesmo de tomar posse.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+