• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você precisa saber sobre Os Eternos, a nova aposta da Marvel

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      08/04/19 às 15h33

Jack Kirby é uma das maiores lendas das histórias em quadrinhos. Seu legado dentro da nona arte é inquestionável. Embora tenha trabalhado na DC Comics por certo tempo, suas maiores criações podem ser encontradas na Marvel Comics. Kirby trabalhou na editora quando a empresa era a Timely Comics. Ficou afastado do local devido à diferenças criativas com Martin Goodman, o dono na época. Entretanto, quando voltou em meados da década de 1970, levou consigo a ideia dos Eternos.

Os Eternos, ao lado de Novos Deuses, é considerada a obra máxima do lendário Jack Kirby. O artista criou um universo especial para esses personagens e o explorou ao máximo. Em 2006, Neil Gaiman reviveu esse mundo em um especial de sete volumes e com arte de John Romita Jr. Com todo o respeito ao trabalho de Kirby, o escritor aprofundou na mitologia desses seres imortais.

Agora, a Marvel Studios aposta na raça humanoide para ser um dos carros chefes do seu universo cinematográfico. A seguir, separamos algumas coisas que você precisa saber para se animar com o futuro filme.

1 - Versão Novos Deuses da Marvel

Quando Jack Kirby estava na DC Comics, ele criou o Quarto Mundo e introduziu a mitologia dos Novos Deuses nos quadrinhos. O artista desenvolveu um universo especial para eles, com histórias próprias, conflitos, poderes, personagens e tudo bem independente dos outros heróis. Kirby gostou tanto da sua criação na DC que, ao voltar para a Marvel, resolveu fazer tudo de novo. Porém, dessa vez, ele chamou sua criação de Eternos.

2 - À parte do universo Marvel Comics

Jack Kirby nunca foi muito fã de continuidades compartilhadas. Na verdade, esse detalhe o irritava profundamente. O artista não se importava em dividir personagens, mas se incomodava quando os outros escritores começavam a ligar heróis de diferentes universos. Para ele, o mais importante era sempre a história em si e não como ela, de alguma forma, se conectava com outra.

Dessa forma, quando Kirby retornou à Marvel Comics e criou os Eternos, ele fez questão de mantê-los separados dos outros personagens da editora. Assim como fez com Novos Deuses, ele desenvolveu um mundo à parte dos heróis já existentes. Uma escolha que lhe proporcionou se aprofundar nos personagens e na mitologia, explorando ao máximo a mais recente criação.

3 - Quem são os Eternos?

Os Eternos são frutos do estudo e da manipulação genética realizada pelos Celestiais quando estes visitaram a Terra pela primeira vez. São seres altamente evoluídos, criados em períodos diferentes. A primeira geração foi originada na fase conhecida como Alvorecer do Homem. Atualmente, existem cinco delas. Os Eternos possuem a Unimente, uma estrutura mental capaz de interligar a consciência da espécie, algo que os permite ativar seu potencial máximo.

4 - Lendas imortais

Os Eternos são a consequência da alteração genética realizada pelos Celestiais. Portanto, de toda a forma, eles são seres imortais. Contudo, sua presença no universo é tão antiga que suas imagens passaram a ser associadas à de antigos deuses gregos e romanos. Por exemplo, acredita-se que o velocista Makkari era o deus Mercúrio. Assim com Thena era a deusa Atena e Sersi, com sua habilidade de transmutar objetos, seria a feiticeira grega Circe.

5 - Os Deviantes

No Quarto Mundo da DC Comics temos a Nova Gênese, o lado bom, e Apokolips, o lado maligno. Jack Kirby seguiu o mesmo caminho na Marvel. Se por um lado os Eternos refletem o que há de melhor, os Deviantes são o oposto. Isso porque, antes de alcançar sucesso com as modificações genéticas, os Celestiais erraram nos experimentos.

Os Deviantes são justamente isso, a falha viva dos testes desenvolvidos pelos Celestiais. Por serem imperfeitos, a estrutura genética dessa raça é instável, o que pode ocasionar diversas mutações na espécie. No entanto, os Deviantes não nasceram seres malignos. A rejeição, humilhação e indiferença de todos a sua volta os transformaram em inimigos da galáxia. Em especial, dos Eternos, pois eles representam toda a competência que eles, por pouco, não alcançaram.

Fato curioso, caso não saiba ou apenas tenha esquecido, Thanos carrega um pouco das duas raças. Ele é um eterno com traços deviantes, algo chamado de Síndrome do Deviante.

6 - Cidades eternas

No começo, os Eternos vivam em cidades na Terra. A mais famosa delas foi chamada de Titanos. Porém, ela foi destruída devido à pesquisa de energia cósmica. Posteriormente, eles se espalharam pelo globo e ergueram mais cidades futurísticas. Entre as mais conhecidas estavam Polaria, na Siberia, Oceana, no Oceano Pacífico e Olympia, na Grécia.

Mais tarde, quando Urano e seus discípulos fixaram residência em uma das luas de Saturno, eles deram o nome ao novo lar de Titã, em homenagem à primeira cidade dos Eternos.

7 - Longa vida ao MCU

Os Eternos - ainda - são pouco conhecidos do grande público, mas isso está com os dias contados. A criação de Jack Kirby irá para o cinema e já se encontra em pré-produção. Maiores detalhes serão fornecidos depois da estreia de Vingadores: Ultimato, porém, é seguro afirmar que eles são parte do futuro do MCU.

Chloé Zhao é a diretora a frente do projeto e Matthew K. Firpo e Ryan Firpo estão por conta do roteiro. A história deverá ser ambientada há milhares de anos no passado. No começo do universo, ou seja, muito provável que o filme não esteja conectado aos outros filmes do MCU. Ao menos não como o público está acostumado.

A Marvel Studios tem apostado cada vez mais em diversidade. Por enquanto temos garantido mais heroínas, o retorno do Pantera Negra e o filme solo do Shang-Chi. Nesse caminho, há rumores que apontam que Eternos terá o primeiro protagonista abertamente gay. E por falar em boatos, o último informou que Angelina Jolie está em negociação para integrar o elenco. Por enquanto, não foi agendada data de estreia. Mas fique ligado na Fatos Nerd para novidades em breve.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   CBR     CBR     WC  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+