• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores mitos que você aprendeu sobre os romanos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      08/04/19 às 15h18

Roma Antiga foi uma civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península itálica, no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo.

Eles são retratados, na maioria das vezes, como uma civilização dedicada. E que também se movia por meio da comida, álcool e sexo enquanto viam outros lutarem até a morte. Os romanos viviam realmente em um estado de direito estrito. Existem vários mitos de como era a vida na Roma Antiga e como os romanos viviam. Aqui mostramos alguns deles.

1 - Vomitoriums não eram para vomitar

Existe um mito de que os romanos construíam salas ao lado dos salões de festa para que os hóspedes pudessem vomitar. Isso era feito para que eles conseguissem abrir mais espaço no estômago quando sentiam que tinham comido demais e pudessem continuar comendo. Esses cômodos eram chamados de vomitoriums.

É verdade que os romanos tinham esses cômodos construídos, mas eles não serviam a esse propósito. Eles eram antessalas, em outras palavras, eram lobbies, saídas e passagens. No Coliseu, por exemplo, existiam 80 vomitoriums.

2 - Polegares para cima e para baixo

Outro mito bastante difundido é o de que quando os gladiadores lutavam na arena, era o imperador ou a multidão quem decidia o destino deles. Polegares para cima significavam que o lutador viveria e para baixo, que a morte o esperava.

Mas na realidade, os polegares para baixo significavam espadas para baixo ou uma ordem para parar de lutar. O gladiador perdedor viveria para lutar outro dia. A luta até a morte raramente acontecia. Isso porque os gladiadores passavam por um intenso treinamento, então matá-los seria uma grande perda de dinheiro.

3 - Não só latim

Quando se pensa na língua que era falada em Roma logo vem à cabeça o latim. Mas, na verdade, ele era a língua oficial escrita, mas muitas outras línguas eram faladas. E isso não só em Roma, mas também em todo o império. Algumas das línguas mais comuns eram grega, oscana e etrusca.

Além disso, o latim era a língua uniforme em todo o império, mas existiam variações locais.

4 - Plebeus não eram ignorantes

O que pode parecer estranho é que, em Roma, ser um plebeu significava ser um cidadão comum. Alguém que não pertencia à classe dominante patrícia. Eles eram excluídos dos cargos públicos, mas lutavam por seus direitos. E chegaram até mesmo se retirarem do Estado e formaram seu próprio governo até que seus direitos fossem respeitados.

5 - Não usavam togas o tempo todo

É comum vermos nos filmes romanos que todos usavam togas o tempo todo, mas isso não é uma verdade. Existia, na verdade, uma grande variedade nos estilos de toga em todo o império através das eras.

A toga nada mais é do que um grande pedaço de pano usado sobre o ombro. Ela era usada apenas por homens e em grandes ocasiões. Existia também uma hierarquia de togas para que os cidadãos pudessem dizer a posição social de quem estava usando.

6 - Não inventaram a saudação nazista

Existe uma crença de que foram os romanos quem inventaram a saudação nazista. O braço ligeiramente estendido para cima com a palma da mão para baixo. Mas a verdade é que existe pouca evidência disso. Não existem documentos do período que descrevam a saudação que eles faziam. Mas é certo que existia uma.

Esse mito pode ter começado com a pintura Oath of the Horatii, de 1784.

7 - Gladiadores não eram todos escravos

O mito de que os gladiadores na verdade eram escravos é em partes verdadeiro. Na verdade, alguns eram escravos e outros criminosos condenados. Mas também tinham homens que se voluntariavam para ir para a arena. A fama e o dinheiro os atraíam. A maioria era composta por  trabalhadores comuns, mas tinham alguns patrícios que perderam sua fortuna.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+