Curiosidades

7 curiosidade sobre Hades, o terrível Deus do Submundo

0

A mitologia grega é rica em personagens complexos e interessantes. Unidos a uma história que praticamente os transformam em um grande mosaico, eles são convertidos em interessantes formas de interpretar o mundo. Funcionam como uma metáfora para passar ensinamentos sobre a vida e culturas. Zeus, Poseidon, Hera, Afrodite, Apolo, Atena, Hermes e Hefesto com certeza estão entre os principais deuses gregos. Mas entre os mais interessantes, está Hades.

O irmão de Zeus não vive no olimpo, assim como os outros pertencentes do panteão. Como o deus dos mortos, ele tem o seu próprio território: o submundo. Será que você conhece Hades? Listamos 7 curiosidades sobre ele, o terrível deus do submundo.

1 – O submundo de Hades

Hades é o protetor do mundo inferior e dos mortos. Segundo a mitologia grega, acima da Terra estavam os céus, onde ficava o Olimpo governado por Zeus. Os mares eram comandados por Poseidon. É bom lembrar que os dois deuses citados eram irmãos de Hades. Já abaixo da Terra estava o submundo, para onde as pessoas iam depois da morte. Quem comandava esse espaço era Hades, o deus do submundo.

2 – Seu cachorro

Pode não parecer, mas Hades tinha um animal de estimação: o cão Cérbero. O “cachorro” é monstruoso, além de ter aquelas clássicas três cabeças. Ele é mais do que um bichinho sinistro, pois tem função importante no submundo. Ele era o responsável pela entrada de pessoas no submundo.

3 – Hades é mal?

Como é o senhor do submundo, todo mundo costuma pensar que Hades é o grande senhor do mal. Mas a verdade é que o deus grego nunca foi associado com a maldade na mitologia. Ele é só, e simplesmente, o chefão do submundo, como um gerente regional empenhado. Seu nome significa “o rico”, e na mitologia romana o seu representante é Plutão.

4 – Amores de Hades

Hades foi casado com Perséfones, a deusa dos perfumes, flores, frutos e ervas. Ele a roubou do mundo superior para a ter como rainha, contudo nunca tiveram filhos. Apesar de na maior parte do tempo ter sido um deus fiel, ele a traiu duas vezes. Uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e outra quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

5 – Dois lugares

Apesar de Hades não ser a representação do mal, todo mundo costuma ter medo dele. Isso porque sempre havia mais espaço no reino do deus do Submundo. Seu mundo era divido em duas partes. A primeira se chamava Érebo, que era o lugar onde as almas permaneciam para serem julgadas e receberem os seus castigos – ou recompensas. A segunda era Tártaro, a região mais profunda, onde as almas iam receber o seu castigo e onde os Titãs ficavam aprisionados.

6 – Poderes

Hades também era conhecido como deus Invisível devido ao seu poder de se tornar invisível perante o olhar de outras pessoas. Além desse poder, ele também possuía a habilidade de devolver a vida para qualquer homem que quisesse. Apesar disso, ele não era o deus da Morte. Isso porque ele se dava com as pessoas que já haviam morrido, e não era o responsável por ceifar a vida delas.

7 – Como ele se tornou o deus do submundo?

Hades só conseguiu o domínio dos mundos inferiores depois de uma grande batalha contra os titãs. Nessa batalha, ele, Zeus, Poseidon e os outros irmãos saíram vitoriosos. Depois dessa luta, na qual Hades pôde dominar o submundo, Zeus passou a dominar o céus e a terra, e Poseidon ficou com os mares.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora mitologia, aquele abraço.

10 imagens que vão te transportar para as conversas no MSN

Artigo anterior

Empresa de Bill Gates irá tentar construir um reator que pode mudar o mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido