CuriosidadesHistória

5 coisas que você não sabia sobre os Deuses gregos

0

Quem assistiu Hércules na infância com certeza sabe o básico sobre a mitologia grega. E quem perdeu Hércules, teve o ensino fundamental, internet e um monte de filmes pra poder aprender sobre as raízes religiosas da cultura ocidental. De Fúria de Titãs a Percy Jackson, os deuses gregos parecem agradar o imaginário popular.

O panteão dos deuses do Olimpo deixaram um legado cultural e social, desde os Jogos Olímpicos (que começou em homenagem à Zeus) a filmes, desenhos, seriados, livros, quadrinhos, etc.

Relembre um pouco os mitos e descubra 5 coisas fascinantes que você não sabia sobre os deuses gregos:

5 – Adonis, pica das galáxias

Adonis_Mazarin_Louvre_MR239

Embora Afrodite tenha tido casos com Hermes e Ares, sua grande paixão, de acordo com muitos relatos, parece ter sido Adonis, o semideus da beleza e desejo. Ela o viu quando ele nasceu, e decidiu que ele deveria ser dela para sempre. Afrodite deixou ele aos cuidados da deusa Perséfone, mas ela também se apaixonou por ele, assim como todas as outras mulheres, e se recusou a dá-lo para Afrodite. Por fim, Zeus teve que se envolver e determinou que Adônis seria livre quatro meses do ano, passaria outros quatro com Afrodite e os restantes quatro com Perséfone.

4 – Nascimento de Atena

Atena-Giustiniani---Vatican

Provavelmente a mais famoso deusa da antiguidade, Athena estava abaixo apenas de seu pai, Zeus. Ela era a deusa da sabedoria, coragem, inspiração, civilização, lei e justiça, combate estratégico, matemática, força, estratégia, artes, artesanato e habilidade. Ela também era a filha favorita de Zeus. Acreditava-se também que Zeus deu à luz a Atena depois de ter uma enorme dor de cabeça; ela simplesmente surgiu da testa de Zeus, completamente crescida e formada.

3 – Virgem Artemis

Diane_de_Versailles_Leochares

Ainda que a maioria dos deuses e deusas gregos sejam conhecidos por sua falta de moral, especialmente quando se trata de casos amorosos, Artemis não era tão promíscua, e ela preservou sua virgindade com cuidado. Por exemplo, quando Orion tentou estuprá-la, ele teve um fim violento. Devido a isso, ela foi considerada uma deusa importante para as mulheres, especialmente para a honra e integridade das jovens gregas.

2 – Zeus safadinho

Jupiter_Smyrna_Louvre_Ma13

A maioria das pessoas sabe que a Hércules era filho de Zeus com Alcmena, rainha de Argolis, mas muitos não estão cientes de quão sorrateiro Zeus agiu. O deus desejava Alcmene por um longo tempo, mas ela era fiel a seu marido e ignorou as investidas de Zeus. Com isso, o deus disfarçou-se do marido de Alcmena, para fazer sexo com ela, e é assim o mais famoso herói mítico de todos os tempos foi concebido.

1 – Hermafroditas

Borghese_Hermaphroditus_Louvre_Ma231_n4

Hermafrodito era uma divindade andrógina, filho de Hermes e Afrodite. É supostamente dele que vem os hermafroditas atuais.

“Uerê quer voar!”: Por onde anda o índio mirim “Uerê” da novela O Rei do Gado?

Matéria anterior

O bizarro parasita que deixa ratos sexualmente atraídos por gatos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.