Nos últimos 100 mil anos, a raça humana percorreu um longo caminho. Saímos das eras onde precisávamos caçar nosso próprio alimento para comprarmos comida diretamente das prateleiras dos supermercados. Porém, apesar de todas essas facilidades da vida moderna, hoje em dia temos também que lidar com toda sobrecarga de informações da era digital.

Pesquisadores de Glasgow, na Escócia, recentemente relataram a existência da Síndrome do Estilo de Vida Ocupado, que é uma forma de amnésia provocada pelo bombardeio constante de informações das mídias sociais. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês algumas das doenças que estão surgindo nas última décadas. Confira!

1 - Depressão pós-avatar

Diversas pessoas, depois de assistirem o filme dirigido por James Cameron, começaram a sofrer de um mal que foi chamado depressão pós-Avatar. Isso depois de se conscientizarem de que Pandora era uma grande utopia, completamente inatingível. No entanto, é importante frisar que ninguém de fato foi diagnosticado com depressão. Porém, ficou muito claro, devido a onda de tristeza que se alastrou pela internet, o poder que a mídia tem sobre nós.

2 - Síndrome de Paris

Publicidade
continue a leitura

Desde de 1986, psiquiatras vêm relatando centenas de casos de uma condição muito peculiar que foi chamada de Síndrome de Paris. Isso parece acometer a turistas e pessoas que se mudam para a cidade com uma visão idealizada do lugar. Segundo o médico Hiroaki Ota, a condição é descrita como uma forma de choque cultural. O que ocorre devido ao contraste entre as perfeitas imagens parisienses apresentadas na mídia e a realidade da vida nas grandes cidades europeias.

3 - O vírus Morango com Açúcar

Em maio de 2006, dezenas de escolas em Portugal começaram a relatar uma epidemia que ficou conhecida como vírus Morangos com Açúcar. Os casos mais típicos consistiam em erupções cutâneas, tontura e falta de ar, com centenas de estudantes sendo afetados. O mais curioso é que a doença era muito parecida com uma doença inventada e que atormentava um colégio em uma novela adolescente chamada Morangos com Açúcar.

O nome da doença, inclusive, vem do título da novela. Isso porque todas as evidências científicas apontam para o fato de que todo o evento, na verdade, se tratava de um caso de histeria coletiva provocada pela trama.

4 - Acidente Vascular Zero

Publicidade
continue a leitura

Durante a década de 1920, a economia da Alemanha foi atormentada por uma hiperinflação devastadora após a 1ª Guerra Mundial. Os preços das coisas atingiriam valores inimagináveis. Funcionários de bancos e contadores, por exemplo, que tinham que lidar com números gigantescos durante a semana de trabalho, começaram a apresentar sintomas incomuns. Médicos começaram a descrever a condição como acidente vascular cerebral zero.

Homens e mulheres eram compelidos a escrever infinitas fileiras de zeros repetidamente sem nenhum motivo. Eles também pareciam ansiosos para resolver cálculos muito difíceis apenas por fazê-los.

5 - Síndrome de Gourmet

A síndrome de Gourmet se caracteriza por uma obsessão súbita por comidas gourmet após uma lesão cerebral. A condição foi descoberta em 1997, e, desde então, diversos casos da mazela foram relatados. Pessoas com esta síndrome parecem completamente saudáveis e não somente procuram se envolver em jantares finos, mas também passam muito tempo conversando e escrevendo sobre isso.

6 - Síndrome do marido aposentado

Publicidade
continue a leitura

Você provavelmente já se imaginou na velhice, aposentado(a), tendo mais tempo para se dedicar às atividades de que gosta do que fazendo o trabalho duro. No entanto, não é isso o que acontece com as pessoas sofrendo desta síndrome. Ela acomete principalmente o povo japonês, afetando quase dois terços das mulheres no país. À medida que o marido se aproxima da idade de se aposentar, o paciente se depara com quadros de depressão e ansiedade. Mas também podem ocorrer manifestações físicas, como erupções cutâneas, asma, úlceras e aumento da pressão arterial.

A teoria por trás desta condição é que espera-se que as mulheres japonesas sirvam seus maridos até o fim de suas vidas. Com o marido aposentado, passando mais tempo dentro de casa, viver na função de servi-lo é assustador. O que causa a elas estresse e a depressão.

7 - Síndrome de cadáveres ambulantes

Uma adolescente do Alabama foi diagnosticada com a síndrome de Cotard (também conhecida como síndrome do cadáver ambulante). Esta condição se caracteriza pela ilusão do paciente de que ele esteja morto. Alguns pacientes chegam a rejeitar as partes de seus corpos. Além de pensarem que não precisam mais se comportar de maneira segura e saudável. A menina foi levada para terapia e começou um tratamento sobre suas emoções. O que a fez abrir os olhos para sua real condição.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Publicado em: 22/05/19 18h11