icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 dos últimos lugares ainda não explorados do mundo

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 17/06/19 às 15h32

capa do post 7 dos últimos lugares ainda não explorados do mundo

Sabendo que homem deseja constantemente desbravar o universo e conhecer outros planetas, é de se imaginar que já tenhamos visto de tudo o que existe no nosso planeta, certo? Na verdade, não! O nosso planeta é enorme e, por mais que já tenhamos visto muitas coisas, ido de norte a sul, leste a oeste, ainda existem alguns lugares que não conseguimos explorar.

Tantos lugares no planeta ainda estão esperando para serem desbravados, e tantas espécies e organismos que ainda precisam ser documentados. Em muitos casos, explorar ou não determinados lugares não depende apenas do instinto curioso dos cientistas. Conflitos políticos, questões climáticas e outras condições locais são apenas algumas das razões que fazem alguns lugares permanecerem tanto tempo sem contato humano. Confira a seguir 7 lugares que que ainda não foram explorados pelo homem.

1 - Cape Melville, Austrália

Se você pegar um mapa da Austrália, verá que quase todas as grandes cidades estão ao redor da costa. E isso tem uma explicação. Embora seja um dos países mais desenvolvidos tecnologicamente, grande parte da massa de terra da Austrália é inóspita e vazia, principalmente na região central. Cape Melville é uma dessas áreas. A cadeia montanhosa, localizada no extremo nordeste do país, é escassamente povoada e foi praticamente retirada do resto do mundo. Isso porque, até 1978, ninguém sabia da sua existência. Devido à falta de acessibilidade, apenas algumas equipes de pesquisadores conseguiram visitar o local até hoje. A região é repleta de grandes rochas, densas florestas e uma neblina robusta. Definitivamente não é um dos lugares mais fáceis de explorar.

2 - Cavernas de Meghalaya, Índia

Todo mundo sabe que a Índia é um dos países mais populosos do mundo e que conta com uma enorme diversidade de paisagens e ecossistemas. Mas, ainda assim, existem alguns lugares, principalmente na região nordeste, que quase sempre foram cortados do restante do país. Isso devido à sua localização geográfica. Meghalaya abriga muitas cavernas subterrâneas e ecossistemas isolados que ainda não foram devidamente explorados. Krem Puri é a maior caverna de arenito do mundo, e só foi descoberta em 2016. Outra grande caverna, a Krem Um Ladaw, só foi encontrada no começo deste ano. Mas isso parece ser apenas o começo, pesquisadores acreditam que exista uma enorme extensão de cavernas em Meghalaya. Provavelmente, levará algum tempo para desbravar tudo isso.

3 - Vale do Javari, Brasil

Não é nenhuma surpresa que o nosso país faça parte dessa lista, afinal, o Brasil tem um dos maiores territórios do mundo. As florestas amazônicas, mesmo em sua enorme diversidade, ainda possuem grandes regiões inexploradas, uma delas que inclui uma tribo que nunca teve contato com o resto do mundo. Conhecido como Vale do Javari, o lugar leva o nome da tribo do povo Javari. Por muito tempo, os Javari resistiram a qualquer tentativa de contato com o "homem branco", e talvez devêssemos deixá-los assim. Levando em consideração que eles são suscetíveis à várias doenças mortais, diante das quais nós desenvolvemos imunidade há algum tempo. Ou seja, um único contato com eles poderia eliminar toda a tribo. E está muito óbvio que eles não querem ser incomodados por quem quer que seja.

4 - Son Doong, Vietnã

A caverna Son Doong, no Vietnã, é uma das formações naturais mais magníficas do mundo. Son Doong também é a maior caverna já descoberta. Em 2009, quando foi descoberta, alguns pesquisadores até começaram a explorar a região, mas devido a sua extensão, eles só viram uma parte. Em maio desse ano, uma equipe de mergulhadores descobriu um canal oculto, que conecta Son Doong à outra caverna. Como eles não tinham os equipamentos necessários para desbravar a caverna, eles foram embora sem continuar a expedição. Mas eles pretendem voltar em breve para descobrir até onde vai o grande sistema de cavernas e os mistérios que ela guarda.

5 - Monte Lico, Moçambique

A África não está entre as regiões mais fáceis de se explorar no mundo, principalmente no centro. Mas, com o avanço tecnológico, novos recursos possibilitaram que quase todo o continente fosse mapeado. Mas, ainda assim, algumas regiões permanecem completamente intocadas por pessoas de fora, e o Monte Lico, em Moçambique, é uma delas. Em 2012, um pesquisador descobriu, através do Google Earth, uma floresta inteira alinhada na cratera do Monte Lico. Quando uma equipe de cientistas foi explorar o local em 2018, eles encontraram um ecossistema intacto e várias espécies nunca vistas antes.

6 - Península de Kamtchatka, Rússia

Devido a sua grande extensão, algumas regiões da Rússia ainda não foram exploradas completamente. A península de Kamtchatka fica no extremo oriente do país e é uma delas. O local nunca foi realmente explorado. Conhecida como a "terra dos vulcões", Kamtchatka é cheia de fontes termais, montanhas de neve. Sem contar a uma fauna e flora particular que você não encontrará em nenhum outro lugar.

7 - Parque Nacional Fiordland, Nova Zelândia

Fiordland é o maior parque nacional da Nova Zelândia, e também um dos lugares mais bonitos do país. Mesmo que o parque tenha algumas atrações turísticas e inclusive tenha servido como cenário para o filme O Senhor dos Anéis, a maior parte do território ainda é inexplorada. Devido a sua inacessibilidade, clima inóspito e a grande extensão fica difícil explorar tudo o que existe lá.

E você, o que achou desses lugares? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest