Entretenimento

7 fakenews que mais viralizaram em 2017

0

A internet é o melhor lugar para ficarmos antenados em algo, não é mesmo? Conseguimos informações instantâneas através das transmissões em redes sociais ou rapidez de algum portal jornalístico. Para se ter uma noção dessa afirmação, podemos usar os furacões que aconteceram no ano de 2017, onde havia diversas transmissões do fenômeno em tempo real. Até mesmo navegando por uma rede social, principalmente o Facebook e Twitter, conseguimos obter diversas informações sobre o que acontece no mundo. Enfim, com isso realmente percebemos que a internet é o lugar onde as coisas acontecem mais rápido. Porém, temos que tomar cuidado com as notícias falsas (fakenews) que estão espalhadas por todos os lados.

O ano de 2017, assim como qualquer outro, ficou na memória de muitos por causa das falsas notícias espalhadas. Vimos a “morte” de pessoas que continuam vivas e a proliferação de inverdades de todos os tipos. E, pensando um pouco sobre tudo isso, nós da redação da Fatos Desconhecidos resolvemos listar as noticias falsas, ou melhor, ‘fakenews’ que mais viralizaram e ganharam destaque na mídia. Se você se lembra de algum que não listamos abaixo, comenta pra gente. Aproveite para compartilhar com seus amigos essa matéria e alertá-los.

1 – Cancelamento do Big Brother Brasil 2017

A notícia que rodou o país era de que o Ministro do Mato Grosso ficou indignado ao ver dois participantes do reality show namorando embaixo do edredom. Com isso, ele levou ao plenário um pedido de cancelamento do programa, usando o Código Brasileiro de Telecomunicações. Mas isso não passou de uma notícia falsa que levou muitas pessoas a acreditarem. Ele sequer mencionou o nome do programa em qualquer lugar para isso.

2 – Governo de Goiás distribuindo bonecas com órgão sexual trocado

Tudo começou no Facebook, onde um post afirmava que o Governo Estadual de Goiás estava distribuindo bonecas femininas com órgão sexual masculino. Eles alegaram que isso era uma forma direta do governo introduzir nas crianças a ideologia de gênero. Isso não passou de um post falso que levou muitas pessoas a comentarem com ignorância e agressividade.

3 – Quase morte do deputado federal Tiririca

Essa história começou no início de agosto. No mês, afirmaram que ele foi contra a abertura de inquérito de corrupção passiva contra o presidente da república, Michel Temer. Isso levou as pessoas a caçarem o deputado para então matá-lo. A notícia contava com uma chamada forte, mas seu texto não passava de mentira.

4 – Pombas moídas com a cevada

Tudo começou com um vídeo falso mostrando funcionários da Ambev colocando pombas numa máquina de triturar grãos. No meio da polêmica, chegaram a afirmar que os diretores da empresa afirmaram que era tudo proteína. Acontece que o vídeo nem brasileiro era e já tinha circulado na rede em 2016, na Rússia. E, mais do que isso, era parte da produção de apenas UMA panificadora específica.

5 – Uniformes unissex

Pegaram uma foto onde alguns alunos do Rio de Janeiro apareciam usando saia e inventaram um boato. Isso aconteceu após o colégio determinar em 2016 que todos os uniformes teriam mais distinção de gênero. O colégio determinou o fim dos uniformes separados por gêneros, mas nenhum ativista da esquerda entrou no meio, como afirmaram.

6 – Programa infantil comandado por Pabllo Vittar com apoio da Lei Rouanet

Segundo a falsa notícia, o programa seria inspirado no “Xou da Xuxa”. Mais do que isso, afirmavam que o programa teria um quadro voltado para crianças transexuais e homossexuais. Isso despertou a ira dos conservadores que sequer foram atrás da verdade e já começaram a atacar a Rede Globo e a cantora. O suposto programa “Pabllo Kids” iria ao ar em 2018 e contaria com um apoio de R$ 70 milhões da Lei Rouanet.

7 – Bolsonaro chamado de torturador em programa de TV

Que Bolsonaro faz afirmações polêmicas, não é novidade para ninguém. Mas uma coisa falsa a seu respeito rodou a internet no ano de 2017. Uma montagem envolvendo seu nome no programa Roda a Roda Jequiti causou um alvoroço. Na foto, mostra o deputado sendo chamado de Torturador. A imagem é falsa!

E aí, quais dessas notícias você caiu? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com sues amigos.

7 teorias das animações da DC que vão explodir sua mente

Matéria anterior

Todos os membros conhecidos da Akatsuki, do mais fraco ao mais forte

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.