7 fatos aterrorizantes sobre exorcismos na vida real

POR Isabela Ferreira    EM Terror & Sobrenatural      24/04/18 às 14h54

A ideia de que os demônios realmente existem e que podem possuir qualquer pessoa, é o princípio para muitos filmes de terror. Aliás, basicamente tudo que sabemos sobre os exorcismos vem de filmes desse gênero. No entanto, tal crença não está presente apenas para que haja entretenimento cinematográfico. Muitas religiões mundo afora também acreditam nas possessões, bem como nas sessões de exorcismo.

Acontece que quando falamos sobre o tema, muita gente acredita que os exorcismos são coisa da Idade Média e que não acontecem mais. É aí que está o erro. É possível que as sessões aconteçam de forma muito frequente nos dias de hoje. Mas então vamos lá, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 fatos aterrorizantes sobre exorcismos na vida real. Confere aí!

1 - Onde tudo começou

Quando se fala em exorcismos, imaginamos ser uma prática antiga, mas não tanto quanto realmente é. A ideia de demônios pode ter começado a milhares de anos atrás, especificamente, há 4 mil anos. Acredita-se que o primeiro exorcismo tenha ocorrido nessa faixa de tempo, em uma civilização suméria no sul da Mesopotâmia... Região onde se concentra grande parte do Iraque. Não existem muitas evidências que sustente a ideia, mas é a crença de muitos religiosos.

2 - Grupo especializado

Talvez você não saiba, mas o Vaticano tem seu próprio grupo composto por padres e sacerdotes que dedicam por completo suas vidas ao  exorcismo. As diretrizes sobre como lidar com situações do tipo, foram divulgadas oficialmente no ano de 1614 e apenas passaram por revisão séculos depois, em 1999. Estima-se que o grupo seja composto por 250 padres, mas é claro que existem milhares de exorcistas não regulamentados por aí. Imagine só como é dedicar a vida a esse tipo de trabalho...

3 - Seria uma força benevolente?

O espiritismo começou a se popularizar durante o século 19. Dessa forma, espiritualistas de todas as partes do mundo acreditam que a morte é apenas uma ilusão e que dentro de pouco tempo, renascemos em outro corpo ou os espíritos podem possuir uma pessoa. Enquanto diversas religiões creem na possessão como algo verdadeiramente maligno, outras apenas encaram tal situação como algo comum e que pode ser ocasionalmente benevolente.

4 - Habilidade de falar outra língua

Bem, aqui está um dos fatos sobre exorcismos, do qual estamos mais acostumados. É comum que durante filmes de terror, por exemplo, aqueles que sofrem possessões comecem a falar línguas desconhecidas. Segundo a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, esse é realmente um dos sintomas apresentados por algumas pessoas. Elas começam a dizer textos completos em uma língua completamente diferente... Simplesmente bizarro.

5 - Força sobre-humana

Uma pessoa possuída também costuma apresentar uma força fora do normal. Segundo a mesma Conferência citada anteriormente, as vezes é preciso que os possuídos sejam amarrados em suas camas durante os exorcismos. Fazer isso pode evitar que eles se machuquem, ou machuquem outras pessoas enquanto a sessão acontece. Exorcistas costumam trabalhar com assistentes, também na intenção de ajudar a conter o exorcizado.

6 - Imprevistos terríveis

Não é tão difícil que exorcismos acabem dando errado, ou tenham ápices de tensão. Foi exatamente o que aconteceu no ano de 1974, com Michael Taylor, morador de Yorkshire, na Inglaterra. Acredita-se que ele estava possuído por mais de 40 demônios. O padre chamado para realizar o exorcismo conta que, antes do término da sessão, Taylor estrangulou o cachorro e matou a própria esposa.

Acabou sendo encontrado na rua, nu e coberto de sangue. O padre conseguiu exorcizá-lo da maior parte dos espíritos malignos, mas contou que alguns ainda permaneceram... Inclusive aquele que havia sido responsável pelos assassinatos.

7 - Fator psicológico

Por outro lado, ainda há especulações sobre os exorcismos, mesmo aqueles que acontecem na vida real. Para a ciência, tudo se deve mais a um fator psicológico. Assim, se você acredita estar possuído, começará a agir estranho de forma completamente involuntária. E se acredita que um exorcismo irá libertá-lo, então é exatamente isso que acontecerá.

Um argumento para isso é que a maior parte das pessoas possuídas normalmente tem ligações muito fortes com a religião. Ser possuído pela própria "imaginação" deve ser um dos fatos mais aterrorizantes de todos aqui mencionados.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+