• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 dicas importantes para diversos tipos de emergências

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      24/04/18 às 14h46

Muitas vezes nós passamos por situações onde nós não sabemos como agir. Tendo isso em mente, devemos saber o "passo-a-passo" de como lidar com alguns tipos de momentos emergenciais. Em vários casos como desmaios ou ferimentos, pessoas não sabem como agir. Muitos agem de forma indevida ou então não sabem como ajudar.

Todos nós estamos suscetíveis a passar por essas situação. Normalmente elas surgem quando menos esperamos. Por isso estar preparado para elas é muito importante. Um exemplo disso é o que ocorre em casos como queimaduras, onde as pessoas utilizam produtos que não são indicados. Consequentemente, isso agrava o estado da pessoa ou de quem ela está ajudando.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas dicas para lidar com algumas situações. Bom, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Descubra 7 dicas importantes para diversos tipos de emergências.

1 - Correntezas

Se acontecer de você cair em um um rio que possui uma forte correnteza, nunca nade contra a mesma. Para sair dessa situação, nade a favor da correnteza e em sentido das laterais do rio em diagonal. Caso, você nade contra a correnteza, provavelmente você irá se cansar e acabará se afogando.

Se por acaso isso ocorrer no mar, não volte para praia nadando em linha reta para a mesma, você será arrastado novamente para onde estava. Procure nadar paralelo a praia para escapar da corrente, vá se aproximando da costa seguindo esse sentido de nado.

2 - Sangramentos

Em casos de sangramento derivados de cortes mais profundos, o indicado é que você coloque bandagem no ferimento e pressione firmemente com a palma da sua mão o local. Ao fazer isso, já apressesse para ligar para emergência o mais rápido possível.

No caso de um sangramento arterial, o indicado é que se aplique a bandagem bem firme. Aplique pressão no machucado e dobre o braço ou perna da pessoa para cima. É importante também apertar bem firme a arterial da pessoa de forma a fazer pressão e diminuir o sangramento. Chame a emergência imediatamente.

Deve-se lembrar que o uso de torniquete não é aconselhável por mais de uma hora, se você mora em regiões frias, esse tempo cai para 30 minutos. Caso o mesmo venha ser usado, como recurso final, o profissional que o atender deve ser informado sobre o tempo que o torniquete foi posto ali.

3 - Queimaduras

Para tratar queimaduras mais leves, basta você colocar o local embaixo de um fluxo de água. Deixe por 10 a 15 minutos, depois use uma bandagem. No caso de queimaduras por ácidos, deixe o local da queimadura em baixo d'água por 10 a 15 minutos. Após isso, aplique um solução neutralizadora (Sabão ou Bicarbonato de sódio + água). Coloque a bandagem esterilizada bem folgadamente.

No caso de queimaduras com alcalinos, siga os mesmo passos da queimadura por ácidos, porém lembre de limpar o local e se livrar da substância na região antes de colocar a queimadura embaixo d'água. Em todos os casos, não utilize de gelo, óleos, cotonetes de algodão ou iodo. Se a queimadura for por alumínio ou Cal, não utilize água de forma alguma.

4 - Incêndios

Em caso de incêndio, ande sempre abaixado para você inalar o menos possível de fumaça, dessa forma tente sair do local o mais rápido possível. Não se deve tentar apagar o fogo de eletrodomésticos usando água e de forma alguma se esconde do fogo em qualquer lugar da casa. É importante lembrar que não se deve abrir as janelas nessas situações.

7 - Desidratação

Em caso de desidratação, não basta simplesmente tomar água para se reidratar. Pode se fazer uma solução hidratante utilizando 1 litro de água, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de açúcar e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Outra receita para lidar com esse problema é usando suco de laranja, meia colher de chá de sal, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, isso diluído com água para fazer um 1 litro do líquido.

6 - Hipotermia

Em casos de hipotermia, o que as pessoas costumam fazer é colocar a pessoa em uma banheira com água quente, contudo, isso não deve ser feito. O melhor a se fazer é cobrir a pessoa com cobertores para que se aqueça ali dentro e dar a ela um bebida quente. Dar álcool para pessoa beber também não é uma boa opção.

7 - Desmaios

Se por acaso alguém desmaiar perto de você, a solução é bem simples. Chegue perto da pessoa que desmaiou, e fique com ela. No instante que você estiver junto da vítima de desmaio, simplesmente aponte para alguém do grupo e peça para essa pessoa ligar para assistência médica. A pessoa desmaiada não deve ficar sozinha e não deve haver demora na ação.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+