• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos históricos que você acha que são verdadeiros e não são

POR Leticia Rocha    EM História      26/11/18 às 14h29

A humanidade é cheia de relatos sobre seus momentos históricos importantes. Entretanto, nem sempre devemos acreditar em tudo que ouvimos. Aquele velho ditado de que quem conta um conto aumenta um ponto, se aplica perfeitamente a essa lista. Alguns momentos históricos acabaram sendo alterados de forma que agora não condizem exatamente com a realidade.

Eu aposto que você não sabe que a Cleópatra, na verdade, não era egípcia. Quer saber a verdade sobre isso? Fica ligado nessa lista e confere alguns outros fatos históricos que você acha que são verdadeiros mas que não têm nada de verdade. E prepare-se pra descobrir alguns fatos que você nem sequer conhecia!

1 - Ratos não transmitiram a peste na Europa

Por muito tempo, os ratos foram responsabilizados por espalhar o vírus da peste pela Europa. No entanto, uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo mostrou que os verdadeiros responsáveis eram os humanos. Na verdade, as pulgas e os piolhos que estavam nesses humanos. Os parasitas preferiam corpos humanos, já que eram mais fácil de se estabelecer.

2 - Cleópatra não era egípcia

Não, você não ficou maluco. Cleópatra de fato governou o Egito por muitos anos. No entanto, ela não era egípcia. A mulher, na verdade, tinha origem grega, ela conhecia muito bem a língua e falava fluentemente. A rainha também adotou vários dos costumes egípcios, tanto que muitos não sabem que ela não era uma egípcia nata.

3 - Bruxas de Salém não foram queimadas

Muitos de nós estamos habituados a ouvir sobre a caça às bruxas e principalmente sobre as bruxas de Salém. Muitas das versões sobre esse momento contam que as bruxas foram queimadas vivas, mas não foi isso que de fato ocorreu. As mulheres de fato foram condenadas à morte, no entanto, a sentença foi para que fossem enforcadas, não queimadas. Essa alteração na história se deve à liberdade artística daqueles que recontam o ocorrido e também ao fato de que na Europa, a sentença mais comum nesse caso era através do fogo.

4 - Franklin não descobriu a eletricidade

Outra afirmação que é feita com alguma frequência, mas sem nenhum embasamento real. Em 1752, Benjamin Franklin descobriu que os raios e a eletricidade tinham a mesma natureza. E outros estudiosos reafirmaram seu feito, afirmando que Franklin havia descoberto a natureza da eletricidade. No entanto, no século XVIII, já se sabia muito sobre eletricidade e o próprio Benjamin nunca afirmou ter descoberto a eletricidade em si.

5 - J.K. Rowling não estava desempregada quando escreveu Harry Potter

Muitos acreditam que a autora do clássico Harry Potter estava desempregada enquanto escrevia Harry Potter. Mas a verdade é que durante a escrita do livro, ela estava trabalhando como professora de inglês em Portugal. Foram 3 anos vivendo em Portugal, até que ela voltou para o país natal e continuou a escrita do livro por mais 5 anos por lá. Foi nesse período que ela visitou várias pessoas e viveu com benefícios.

6 - Albert Einstein presidente?

Parece difícil de acreditar, mas Albert Einstein já foi diretamente convidado para ser presidente. Isso ocorreu em 1952, depois da morte do primeiro presidente de Israel, Haim Weizman. O primeiro ministro do país então escreveu uma carta ao físico pedindo para que ele assumisse a presidência do país, que mesmo ocupando o cargo, daria ao cientista todo o tempo que precisasse para seus estudos. No entanto, Einstein recusou. A justificativa foi que sempre esteve envolvido com assuntos ligados à ciência e que não possuía conhecimento para gerenciar pessoas ou lidar com questões políticas.

7 - Adolf Hitler, o homem do ano de 1938

A revista Times indica todos os anos a pessoa mais influente do ano, e em 1938, Adolf Hitler foi esta pessoa. É importante frisar que a pessoa era escolhida independente de seus ideais. Isso não significa que as ações do ditador eram aprovadas. Tanto, que logo abaixo da foto de capa, a legenda dizia "a maior força ameaçadora enfrentada pelo mundo democrático e amante da liberdade hoje".

E aí, o que achou dessa nossa lista desmistificando as fake news históricas? Comenta aqui embaixo com a gente e compartilha com aquele amigo que anda por aí crente que a Cleópatra era egípcia.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+