Nossa compreensão sobre os alimentos mudou absurdamente conforme o passar das eras. A evolução da ciência nos permitiu desenvolver a indústria e a extrair da natureza aquilo que de melhor que ela pode nos oferecer. A comida, muito além de satisfazer necessidades fisiológicas, também é um momento de prazer, de celebrar e que nos une à nossa própria humanidade.
Comer também já foi sinônimo de status e de poder. Basta relembrarmos como eram servidos banquetes aos reis e rainhas mundo afora. Hoje, trouxemos para vocês alguns fatos sobre alguns alimentos que adoramos e que vocês provavelmente não sabiam. Descubra logo abaixo os segredos que podem ter sido escondidos de vocêm esse tempo todo.
Surpreendentemente essa é uma informação verdadeira. Tanto as maçãs, quanto as peras, ameixas, framboesas e até mesmo as amêndoas possuem parentesco com as rosas. Elas pertencem a mesma família, a Rosaceae. No entanto, isso não significa que elas sejam comestíveis.
Uma garrafa de Soylent, segundo seu fabricante, é capaz de satisfazer até 20% da necessidade diária de nosso organismo de proteínas, vitaminas e microelementos. Em tempos de escassez de comida e com as atividades cotidianas tomando cada vez mais de nosso tempo livre, ter algo para auxiliar nosso corpo de maneira saudável pode ser de grande valia.
Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health conseguiu identificar cerca de seis genes capazes de fazer a assimilação da cafeína e o porquê de sua ação ser tão diferente nas pessoas. E a culpa é toda dos genes. Assim, uma pessoa pode ter um efeito tomando apenas uma xícara da bebida, enquanto outra precisa de 2 ou 3 para obter o mesmo resultado.
As batatas são uma excelente fonte de energia e seus impactos glicêmicos são fáceis de serem administrados em uma dieta saudável. Quando elas são cozidas, o amido “gelatiniza” e se torna mais fácil de ser digerido. No entanto, quando você espera que as batatas esfriem para comê-las, o amido se junta parcialmente, fazendo com que a velocidade para sua digestão seja menor. Assim, o amido frio da batata cozida é digerido lentamente e apresenta um impacto glicêmico menor por peso.
Uma espiga de milho pode conter de 8 a 12 fileiras com milhares de grãos, e sempre estão em números pares. O milho hoje está presente em ¹/4 de todos os produtos comercializados. De ração animal até em fogos de artificio você poderá encontrar traços do alimento.
Os pistaches, se transportados em grandes lotes, podem sim entrar em autocombustão. Seu alto teor de gordura e o baixo teor de água em sua composição são os culpados. Além do mais, eles conseguem absorver oxigênio e liberam dióxido de carbono, apresentando mais um fator de risco para seu transporte. Dessa forma, são necessárias diversas medidas de segurança para transportar este produto.
Muitas vezes, os pacientes que sofrem de alergia de algum material também apresentam reação alérgica a produtos similares. Cientistas descobriram um curioso padrão entre as pessoas que possuíam alergia ao látex. Essas pessoas muitas vezes também desenvolviam reações alérgicas ao comerem mamão.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos.