• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos incríveis sobre comida que vão mexer com seu estômago

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      22/08/18 às 16h37

Nossa compreensão sobre os alimentos mudou absurdamente conforme o passar das eras. A evolução da ciência nos permitiu desenvolver a indústria e a extrair da natureza aquilo que de melhor que ela pode nos oferecer. A comida, muito além de satisfazer necessidades fisiológicas, também é um momento de prazer, de celebrar e que nos une à nossa própria humanidade.

Comer também já foi sinônimo de status e de poder. Basta relembrarmos como eram servidos banquetes aos reis e rainhas mundo afora. Hoje, trouxemos para vocês alguns fatos sobre alguns alimentos que adoramos e que vocês provavelmente não sabiam. Descubra logo abaixo os segredos que podem ter sido escondidos de vocêm esse tempo todo.

1 - Maças são parentes próximas das rosas

Surpreendentemente essa é uma informação verdadeira. Tanto as maçãs, quanto as peras, ameixas, framboesas e até mesmo as amêndoas possuem parentesco com as rosas. Elas pertencem a mesma família, a Rosaceae. No entanto, isso não significa que elas sejam comestíveis.

2 - Uma bebida capaz de substituir uma refeição

Uma garrafa de Soylent, segundo seu fabricante, é capaz de satisfazer até 20% da necessidade diária de nosso organismo de proteínas, vitaminas e microelementos. Em tempos de escassez de comida e com as atividades cotidianas tomando cada vez mais de nosso tempo livre, ter algo para auxiliar nosso corpo de maneira saudável pode ser de grande valia.

3 - O amor pelo café pode ser herdado

Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health conseguiu identificar cerca de seis genes capazes de fazer a assimilação da cafeína e o porquê de sua ação ser tão diferente nas pessoas. E a culpa é toda dos genes. Assim, uma pessoa pode ter um efeito tomando apenas uma xícara da bebida, enquanto outra precisa de 2 ou 3 para obter o mesmo resultado.

4 - É melhor comer as batatas cozidas depois que elas esfriam

As batatas são uma excelente fonte de energia e seus impactos glicêmicos são fáceis de serem administrados em uma dieta saudável. Quando elas são cozidas, o amido "gelatiniza" e se torna mais fácil de ser digerido. No entanto, quando você espera que as batatas esfriem para comê-las, o amido se junta parcialmente, fazendo com que a velocidade para sua digestão seja menor. Assim, o amido frio da batata cozida é digerido lentamente e apresenta um impacto glicêmico menor por peso.

5 - A espiga de milho sempre tem um número par de grãos

Uma espiga de milho pode conter de 8 a 12 fileiras com milhares de grãos, e sempre estão em números pares. O milho hoje está presente em ¹/4 de todos os produtos comercializados. De ração animal até em fogos de artificio você poderá encontrar traços do alimento.

6 - O pistache pode entrar em autocombustão

Os pistaches, se transportados em grandes lotes, podem sim entrar em autocombustão. Seu alto teor de gordura e o baixo teor de água em sua composição são os culpados. Além do mais, eles conseguem absorver oxigênio e liberam dióxido de carbono, apresentando mais um fator de risco para seu transporte. Dessa forma, são necessárias diversas medidas de segurança para transportar este produto.

7 - Se você tem alergia a látex, então você não deveria comer mamão

Muitas vezes, os pacientes que sofrem de alergia de algum material também apresentam reação alérgica a produtos similares. Cientistas descobriram um curioso padrão entre as pessoas que possuíam alergia ao látex. Essas pessoas muitas vezes também desenvolviam reações alérgicas ao comerem mamão.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC     Live Strong     NZ Herald     HSPH     ADME  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+