• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos interessantes sobre os astecas que nunca te contaram

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      18/12/17 às 08h35

Os astecas foram uma das sociedade, se não a mais, desenvolvida civilização mesoamericana que se conhece. É dito que se não fosse pelos canhões de Hernán Cortés, conquistador espanhol que dominou esse povo,  e principalmente pelas doenças trazidas do Velho Mundo, os Astecas teriam ganhado a guerra. A sua cidade capital, Tenochtitlán, foi considerada uma das maiores cidades do mundo no século 16. Hoje esse local tem um novo nome: Cidade do México. Essa civilização ficou muito conhecida por seus conhecimentos de astrologia, matemática, além de sua tecnologia. Com certeza foi um dos povos mais fascinantes que já existiram na humanidade.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas curiosidades sobre esse povo que um dia dominou toda a região da América Central. Uma sociedade muito hierarquizada e extremamente religiosa que perdurou seu legado pelos tempos. Conheça 7 fatos interessantes sobre os astecas que nunca te contaram.

1 - Escravismo

 

Muito dos servos e construtores da civilização eram escravos. Porém, o tratamento dado para o escravo pelos astecas era bem diferente do que nós conhecemos. Os escravos podiam morar nas suas próprias casas, casar com pessoas livres e seus filhos nasceriam livres.

Eles também estavam sob a tutela de seu senhor e possuíam direitos. Era muito comum pessoas miseráveis se oferecerem como escravos ou entregarem seus filhos para um senhor. A maioria dos escravos eram prisioneiros de guerras, pessoas condenadas pela justiça ou indivíduos que perderam tudo em dívidas de jogos.

2 - Sacrifícios Humanos

Para manter a ordem no universo e estar bem com seus deuses, os astecas faziam sacrifícios humanos. Muitos dos sacrificados eram prisioneiros de guerra ou pessoas que se ofereciam para o ato. Um dos rituais mais conhecidos era aquele onde deitavam uma pessoa sobre o altar, abria-lhe a barriga e arrancava o coração do sacrificado. Os deuses se sacrificavam para manter o mundo funcionando e os seres humanos se sacrificavam como uma forma de tributo.

3 -  Chocolate

Sim, quem inventou o chocolate foram os astecas, O produto foi aprimorado por povos europeus. Se hoje você come essa deliciosa guloseima, é culpa dessa antiga civilização. Obrigado, Astecas.

4 - Mexica

Quem deu o nome de Astecas para esse povo não foram eles mesmos. Na verdade, esse nome foi dado pelos europeus que vieram para esse lado do mundo. Antigamente, o povo que habitava aquela região se auto denominavam Mexica ou Tenochca.

5 - Prisioneiros de guerra

Lembra dos sacrifícios? Pois bem, grande parte deles, como já foi dito, eram feitos com prisioneiros de guerra. Fazer um prisioneiro em um conflito era uma das maiores honras para um guerreiro Mexica (asteca). Esses guerreiros aprisionados eram então levados para o altar das grandiosas pirâmides e sacrificados.

Muitos deles, quando capturados, exigiam o direito de serem sacrificados para a glória dos deuses. Estima-se que cerca de 500 à 700 homens eram sacrificados por ano dessa forma.

6 -  Educação

Os Mexicas (astecas) foram uma das primeiras sociedades a desenvolver um sistema educacional obrigatório para a população. Eles eram grandes estudiosos das estrelas e matemática. Não é à toa que até para as sociedades europeias da época, algumas de suas tecnologias eram bastantes avançadas.  Um exemplo é seu calendário similar ao nosso, que possuía 365 dias. As escolas eram divididas para garotos e garotas.

7 -  Ullamaliztli

Ullamaliztli era o jogo mais famoso entre os Mexica. Se tratava de dois times que deveriam passar uma bola por um aro que estava posto em uma região mais elevada. O que torna esse jogo mais complicado é que a bola não poderia tocar o chão! Os jogadores também não podiam segurar a bola, ela deveria quicar de jogador para jogador. Para fazer essa bola quicar, eles usavam os quadris, cabeça, ombros e etc.

O jogo tinha um significado religioso muito forte. Algumas pessoas acreditam que em algumas partidas, o lado perdedor tinha seu técnico sacrificado, ou até mesmo o time inteiro. Sim, eles realmente gostavam de sacrificar pessoas.

E aí, o que acharam da matéria? Deixe seus comentários aqui embaixo e até a próxima pessoal!




Matérias selecionadas especialmente para você

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+