• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre a riqueza de Pablo Escobar que vão te chocar

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      10/09/18 às 14h06

Pablo Escobar apesar de ter nascido em um família pobre na Colômbia, já foi um dos homens mais ricos do mundo. Além de um dos criminosos mais temidos de todos os tempos. Ele era chefe do Cartel de Médellin e criou para si um verdadeiro império através da venda de cocaína. No início dos anos 1990, sua fortuna já era estimada em cerca de 30 bilhões de dólares.

Ele já foi reconhecido pela revista Forbes e supostamente é o responsável pela morte de cerca de 4 mil pessoas. Vocês sabem, ossos de ofício. Hoje, trouxemos para vocês alguns outros fatos incríveis sobre a vida, e em especial, sobre a fortuna de Escobar. Confira!

1 - De pobre a um dos homens mais ricos do mundo

Pablo Emilio Escobar Gaviria nasceu em 1 de dezembro de 1949 em Rionegro, na Colômbia. Ele é o terceiro de 7 filhos. Escobar nasceu durante uma guerra civil entre o Partido Conservador Colombiano e o Partido Liberal. Devido à guerra muitas famílias acabaram em situação de grande pobreza.

Pablo começou a vender lápides antigas em cemitérios para garantir algum dinheiro para sua família. Até que ele conheceu o submundo e o rentável mercado da cocaína, o que veio a mudar sua vida para sempre.

2 - 80% da cocaína nos EUA chegou a ser fornecido pelo cartel de Escobar

O cartel de Medellin era formado por Escobar e pelos traficantes Gonzalo Rodriguez, Carlos Lehder, Jorge Ochoa e Juan Matta-Ballesteros. Pablo era basicamente o comandante. O cartel chegou a vender a contrabandear para os EUA cerca de 15 toneladas da droga. O cartel de Pablo chegou a ter 142 aviões, 20 helicópteros, 32 iates e 141 residencias e escritórios a seu dispor.

3 - Eles gastavam cerca de 2.500 dólares mensalmente em elásticos

Nos anos 1980, o cartel estava fazendo em dinheiro cerca de 420 milhões de dólares por semana. Cerca de 22 bilhões de dólares por ano. Segundo Roberto Escobar, irmão do traficante, somente em elásticos para organizar o dinheiro e mantê-los empilhados, eles investiam cerca de 2.500 dólares por mês.

4 - O Robin Hood colombiano

Em certas partes da Colômbia, Pablo era visto como um herói. Parte de seus ganhos com o comércio de drogas era investido na construção de hospitais, escolas e até mesmo bairros. Não era incomum que pessoas pobres recebessem ajuda para custear despesas médicas por parte de Escobar. O chefe do cartel ainda fazia as despesas de um time de futebol local chamado Atlético Nacional de Médellin.

5 - 7 anos na lista da Forbes

A primeira publicação da revista Forbes que listava Escobar entre os 100 mais ricos do mundo foi feita em 1987. Junto de Jorge Ochoa, que também entrou na lista, eles foram os únicos colombianos a ocuparem um lugar na publicação. Em 1987, a revista estimou que a fortuna de Escobar era algo em torno de 2 bilhões de dólares. Escobar ainda repetiu o feito por mais 7 anos. Ele apareceu pela última vez no compilado em 1993.

6 - 2 bilhões de dólares perdidos não o fariam sofrer

Todos os investimentos, principalmente os ilegais, podem gerar perdas. No caso de Escobar, no entanto, essas perdas eram ocasionadas por algo muito peculiar. Segundo seu irmão Roberto, cerca de 10% dos ganhos anuais de Escobar e sua trupe eram perdidos porque os ratos comiam o dinheiro, danificados por causa da água ou porque simplesmente sumiam.

7 - 500 mil dólares por uma viagem

Uma viagem para levar drogas podia custar aos cofres de Escobar cerca de 500 mil dólares. Afinal, levar um avião recheado de drogas para um outro país tem seus custos. No entanto, esses aviões não voltavam vazios. Geralmente após um carregamento deste tipo, os aviões voltavam com alguns milhões de presente ao cartel.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+