Curiosidades

7 feriados com histórias mais estranhas que existem

0

O ano acabou de começar e muitos de nós ainda estamos com o gosto da ceia de natal ou uma ressaca do ano novo conosco. A época de fim de ano sempre é um momento bom para celebrar com a família e amigos suas conquistas e feitos no ano e esperar que coisas melhores venham no ano que está para se iniciar.

E por mais que essa seja uma época boa, e os feriados em geral sejam um momento de reflexão, vários de nós não sabemos de onde essas comemorações vieram. Algumas pessoas que mexem mais com internet sabem que algumas tradições vêm de uma mistura de práticas pagãs com alguns elementos das religiões modernas. E alguns são de eventos históricos. Listamos aqui algumas dessas origens.

1 – Sexta-feira das dores

Esse feriado acontece uma sexta-feira antes da Sexta-Feira Santa e volta à Europa medieval. Esse feriado é como a Santa, mas apenas para a Virgem Maria, no qual os fiéis celebram o sofrimento que a mãe de Jesus teve quando seu filho morreu. Esse feriado acontece, em sua maioria, em países católicos e cristãos não protestantes.

Ele também é conhecido como Festa das Sete Dores da Bem Aventurada Virgem Maria, onde além do sofrimento de Maria é celebrado as sete tristezas que aconteceram ao longo da sua vida. Esse feriado tem todo aquele ar que só os feriados típicos medievais conseguem ter.

2 – A noite do Vidro Quebrado

Esse feriado alemão é uma memória de um evento horrendo que todos nós conhecemos, o holocausto. Ele também é conhecido como Kristallnacht, e faz referência aos atos que levaram aos eventos que aconteceriam no campo de concentração em Auschwitz.

Em 9 de novembro de 1938, os nazistas fizeram um massacre matando vários judeus e destruindo suas propriedades, e foram apoiados pelo governo que disse que aquilo tinha sido perfeitamente compreensível. O nome do feriado vem justamente do vidro que era deixado na rua após os massacres, que aconteceram não só na Alemanha, mas em vários países como Áustria e Checoslováquia. O que a Alemanha tenta fazer com esse feriado é uma homenagem e lembrança a todos que morreram no massacre e posteriormente.

3 – Samhain

Esse feriado era celebrado pelos antigos celtas, que eram conhecidos pelos romanos como gauleses. Esse feriado era um festival para os mortos. O que a religião celta pregava era que os mortos ficavam vagando na Terra até o dia do Samhain, que é 1º de novembro, para que assim conseguissem passar para o outro plano.

Durante a celebração do feriado, os celtas deixavam velas acesas do lado de fora da casa, para que seus mortos pudessem se guiar e ver para onde estavam indo. Por mais que se pareça, esse festival não é o Halloween. Os celtas também acreditavam que nesse dia as pessoas podiam se comunicar com os mortos e também com a Mãe e o Pai das Trevas. Ele ainda é praticado por pagãos ao redor do mundo.

4 – Dia dos Namorados

O Dia de São Valentim é visto hoje como um dia de troca de cartões entre namorados, chocolates, jantares românticos, um pouco diferente do da Idade Média. Falamos aqui do martírio de São Valentim. A execução dele deu origem ao dia dos namorados.

Em 269, o imperador de Roma era Cláudio II e nessa época o casamento começou a crescer e a construção de familiar estava dificultando a ida dos homens para as guerras. Então o imperador proibiu o casamento e quem se casasse ou realizasse a cerimônia seria condenado.

São Valentim se recusou a parar de fazer seus casamentos e foi punido por isso. Ele foi torturado, espancado e decapitado. Ele morreu no dia 14 de fevereiro de 269.

5 – Corpus Christi

Para quem não acredita ou não é católico, o conceito desse feriado pode ser um pouco confuso, já que é um dia inteiro para comer a carne e beber o sangue de cristo. O nome do feriado é traduzido do latim como corpo de Cristo. O simbolismo começou em 1246, com cálices e bolachas de pão por toda parte. E além de uma experiência espiritual é também estético.

6 – Dia de los Muertos

Esse feriado mexicano celebra a personificação da própria morte e tem suas raízes nas culturas astecas e europeia. Quando os espanhóis conquistaram os astecas o Dia de los Muertos foi movido para alinhar com o Dia de Todos os Santos católico. Eles se juntaram já que ambos pregavam respeito a seus mortos.

Esse feriado se trata de ser tudo sobre a morte, até mesmo Santa Muerte é considerada uma santa.

7 – Páscoa

Nesse feriado judaico os participantes tiram todo pão fermentado de suas casas e lembram como a vida deve ter sido quando os judeus fugiram do Egito, na Bíblia. Vários acham que é uma celebração da libertação dos judeus de um Egito que era totalmente opressivo. Esse feriado vai do dia 15 até 21 de março ou abril.

A Bíblia diz que Jeová matou todos os primogênitos egípcios no país para conseguir mostrar seu ponto de vista. Isso foi uma represália feita porque o faraó do Egito tinha matado todos recém-nascidos e bebês dos antigos hebreus. Depois disso, as 10 pragas do Egito aconteceram. O feriado celebra realmente isso, uma vitória religiosa e militar sobre outra nação.

7 estranhas maneiras que a mente interfere na hora de se apaixonar

Artigo anterior

DC Comics presta mais uma bonita homenagem a Stan Lee

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido