Os últimos dez anos foram bem agitados. Se tivéssemos que resumir aqui, a última década, em uma única palavra, a mais ideal seria: mudanças. Vivenciamos inúmeras situações. E por causa delas, experimentamos momentos de metamorfoses. Foi, basicamente, uma década versátil, repleta de situações difíceis de digerir, mas aclamada por eventos inovadores.

Os últimos dez anos que foi também marcado pela forte presença da tecnologia, moldou a sociedade. Nós, que nos tornamos uma geração dependente da tecnologia, participamos, e de forma ativa, de tudo o que acontece em nossa volta. Por causa das mídias sociais e da ampla acessibilidade, as melhores coberturas dos principais eventos da década foram feitas por espectadores amadores, em vez de jornalistas aclamados.

Por ter sido um momento extremamente importante, compilamos aqui, sete fotografias poderosas, que resumem bem a última década. Confira.

1 - Protestos no Chile, 2019

A foto mostra manifestantes, no Chile, diante de um mural, em Santiago, protegendo-se de ataques de gás lacrimogêneo, em meio a uma brutal repressão da polícia e das forças militares. Em 2019, inúmeros países receberam uma erupção de protestos contra seus respectivos governos. Os motivos foram vários. De todos os protestos que ocorreram, nenhum foi tão impactante, quanto o do Chile.

2 - Erupção de Eyjafjallajökull, 2010

Publicidade
continue a leitura

Na fotografia, cinzas e lava saindo do Eyjafjallajokull, na Islândia, em meio a um dos fenômenos naturais extremamente magnífico, a aurora boreal. A erupção do Eyjafjallajokull lançou uma grande quantidade de cinzas na atmosfera. Nesse ínterim, as cinzas lançadas provocaram fechamento de aeroportos, na Europa. O vulcão, situado abaixo da quinta maior geleira do país, já entrou em erupção cinco vezes, desde a criação da Islândia, no século XIX.

3 - Protestos em Baton Rouge, 2016

No registro, vemos uma jovem mulher, com uma rosa diante de uma força policial anti-motim, totalmente armada. A fotografia é significativa porque resumiu o estado de agitação civil de toda uma década, em diversas partes do mundo. Período o qual um aglomerado de manifestantes lutou de forma pacífica, contra seus respectivos governos. Como já se sabe, essa luta não foi apenas em Baton Rouge, se fez presente também na Ucrânia, na Síria, no Irã e em outras potenciais.

4 - Morte de Osama, 2011

Publicidade
continue a leitura

Aqui, a foto captura o momento o qual o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua equipe de segurança foram notificados sobre a captura de Osama e sua eventual morte. Vale ressaltar que essa é uma das fotos mais icônicas da última década. Basicamente, porque é uma representação visual do ponto culminante da Guerra ao Terror.

5 - Revolução da Líbia, 2011

A foto, à primeira vista, parece não ser significativa. Afinal, observamos apenas um rebelde em Ajdabiya, na Líbia. Em contrapartida, a história que o registrado carrega não pode ser visto de maneira simples. Sabe por quê? Porque a foto mostra exatamente o momento em que a Líbia mergulhou no caos, após uma revolução apoiada pela Otan, em 2011, que resultou na morte do ditador de longa data Muammar Kadafi. Desde então, o país está dividido entre governos rivais no leste e no oeste e uma série de grupos armados, que disputam poder e petróleo.

6 - Ataques terroristas em Paris, 2015

Publicidade
continue a leitura

A foto mostra torcedores invadindo um campo de futebol, no momento em que uma série de explosões ocorreram fora do estádio. O registro, basicamente, marca o início dos ataques terroristas mais mortais da história da França. Para muitos, esse foi o pior tipo de violência, que atingiu o país, desde a Segunda Guerra Mundial.

7 - Derramamento de óleo, no Golfo do México, 2010

Aqui, vemos equipes de bombeiros, que tentam conter o incêndio na plataforma de petróleo offshore Deepwater Horizon, perto da costa de Louisiana. Em 20 de abril de 2010, a explosão da plataforma Deepwater Horizon, operada pela empresa petrolífera BP, provocou a morte de 11 trabalhadores e derramou milhões de barris de petróleo, no Golfo do México, causando danos ambientais de grande alcance.

Publicado em: 05/01/20 00h38