• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 grandes histórias modernas que se tornaram filmes

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      24/06/19 às 15h28

Somos movidos por grandes histórias dentro e fora das telonas. Algumas acontecem ao nosso redor, transparecendo no dia a dia. Outras são de cunho mais aberto e predestinadas a interligar-se não somente com uma pessoa ou com um contexto específico. É por isso que, dependendo do teor, a história real é adaptada para os cinemas. Um dos principais critérios reside na identificação com as pessoas do público-alvo ou até mesmo no estranhamento que aquilo pode causar. Nós já estamos familiarizados com diversos filmes (documentais ou não) que possuem alguma coisa verdadeira ou verossímil, por isso nada disso é novidade. Ler/ouvir aquela famosa frase "baseado em fatos reais" já nos deixa quase que instantaneamente interessados. Contudo, além dos clássicos, você também está familiarizado com grandes histórias modernas que se tornaram filmes?

Uma Mente Brilhante, Touro Indomável e Lista de Schindler são clássicos inegáveis. O que você não sabe é que existem longas relativamente recentes que podem se tornar marcantes a longo prazo.

1- "Spotlight - Segredos Revelados", 2015

Esse é daqueles filmes em que o roteiro vai crescendo de minuto a minuto, sem pirotecnias ou recursos previsíveis. Ao longo do tempo de tela, temos um grupo de jornalistas da Boston Globe, que investiga o abuso de crianças por padres católicos. Eles conseguem reunir documentos importantíssimos para comprovar o envolvimento de líderes religiosos que tentaram mascarar as situações criminosas.

2- "127 horas", 2010

Esse filme conta como o alpinista Aron Ralston (James Franco) se viu preso em um desfiladeiro e teve que realizar uma "auto cirurgia" para salvar a sua própria vida. Por seis dias, ele manteve-se vivo com um autocontrole implacável e uma convicção de que apenas o pensamento lógico poderia permitir a sobrevivência. O longa de Danny Boyle é intenso na medida certa, mas seus toques claustrofóbicos intimidam. Essa é uma das grandes histórias modernas que se tornaram filmes.

3- "Sully - O Herói do Rio Hudson", 2016

Em 2009, o mundo acompanhou uma história digna de roteiro cinematográfico (literalmente). Aliada à admiração, todos queriam conhecer melhor o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger, que conseguira pousar um avião em pane no Rio Hudson/Estados Unidos. Esse ato quase impossível salvou a vida dos 150 passageiros e fez com que o profissional adentrasse a categoria de "herói nacional", com direito a filme dirigido por Clint Eastwood. No entanto, a aclamação pública desencadeou uma investigação rigorosa a respeito de sua reputação e de sua carreira.

4- "A Grande Aposta", 2015

O ano é 2008. O guru de Wall Street, Michael Burry, percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco (subprime). Indo totalmente contra essa maré de presságios nada positivos, ele decide fazer uma grande aposta. Burry simplesmente investe mais de um bilhão de dólares dos seus próprios investidores. Tais feitos atraem a atenção do corretor Jared Vennet, que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, ambos fazem uma fortuna em meio ao colapso econômico norte americano.

5- "O Lobo de Wall Street", 2013

Baseado na história verídica de Jordan Belfort, temos um enredo que expõe sua ascensão como um corretor da bolsa de valores. Ele, interpretado por Leonardo DiCaprio, cria o seu próprio império com boas doses de crime e corrupção. Nós imergimos em um mundo de excessos e extravagâncias, ao mesmo tempo, em que os métodos ilícitos começam a despertar a atenção da polícia.

6- "Livre", 2014

Com a dissolução do casamento e a morte de sua mãe, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) não consegue encontrar esperança. Entretanto, depois de anos de comportamento autodestrutivo, ela decide percorrer mais de mil quilômetros do Pacific Crest Trail completamente sozinha. O filme biográfico capta os terrores e prazeres de uma jovem que busca a cura entre conflitos e fortalecimentos. Essa é uma das grandes histórias modernas que se tornaram filmes.

7- "22 de Julho", 2018

Noruega, 2011. Anders Behring Breivik se vê consumido pelos seus ideias fundamentalistas cristãos e anti-islâmicos. Por essa razão, assassina 75 pessoas a tiros em um acampamento na Ilha de Utoya. A trama, dirigida pelo britânico Paul Greengrass, pondera a dialética entre a busca de justiça e relações de poder. "22 de Julho" é baseado no livro Um de nós, de Åsne Seierstad.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+