• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 outras versões do dilúvio de outras religiões e povos

POR Gustavo Camargo    EM Mistérios & Horror      15/03/18 às 16h03

Muitas teorias tentam explicar o que teria ocasionado o dilúvio que está descrito na bíblia. Pelo menos na cultura ocidental todos conhecem da lenda da Arca de Noé, mas o fato é que essa grande inundação está ligada a muitas religiões.

O que acontece é que todas essas culturas possuem sua própria versão do acontecimento. A maioria delas tem algumas características de magia e mitologia em suas histórias, enquanto outras retratam o dilúvio como uma simples história eventual. Foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 outras versão do dilúvio de outras religiões e povos. Confira:

1 - Grande inundação na China

A China teve sua própria história do dilúvio. Tudo bem que não ocorreu no mundo inteiro, mas para quem morava em Lajia, província do Qinghai, provavelmente pareceu o fim do mundo.

Tudo teria começado com um terremoto que teria alcançado a região. Rochas acabaram bloqueando o rio Amarelo e criando uma barragem natural. E depois de um tempo tal barragem acabou cedendo, matando muitas pessoas com uma inundação maciça.

2 - Aviso de Matsya

No hinduísmo, Vishnu é um deus que pode assumir a forma de 10 personificações diferentes. Um deles é o peixe, Matsya. De acordo com crenças, o rei Manu estava em águas quando encontrou um pequeno peixe. Ela implorou por sua vida e então decidiu colocá-lo em um aquário. No dia seguinte ele teria dobrado de tamanho. Cresceu tanto que ele teve de ser colocado no oceano. Ele percebeu que esse peixe era o deus Vishnu, e estava agradecido por sua bondade. Sua recompensa foi o aviso de que haveria uma horrível seca, seguida de intensas chuvas e inundações.

3 - Entrada para o quarto mundo

Praticamente toda tribo nativa americana tem uma história de grande inundação. Tudo começa com seus deuses criadores sendo desagradados com o comportamento das pessoas. Esses seres divinos querem que a humanidade recomece, então eles enviam uma inundação para cobrir todo o planeta.

4 - Tiddalick

Habitantes nativos da Austrália acreditam que a energia do mundo precisava ser equilibrada de alguma forma para que não existissem problemas no futuro. Por algum período tal equilíbrio foi ameaçado e para acabar com isso, houve uma inundação. Eles contaram a história de Tiddalick, o sapo mítico. Em vez de permitir que ele chover, Tiddalick estava com muita sede e manteve toda a água do mundo para si mesmo. Isso causou uma seca.

Segundo a crença alguns animais começaram a dançar na frente de Tiddalick para fazê-lo rir e ter novamente a água. Ao abrir a boca causou uma inundação que matou milhões de pessoas.

5 - Gilgamesh

Na mesopotâmia Antiga, a Epopeia de Gilgamesh é uma versão anterior a versão hebraica da Arca de Noé. Alguns historiadores acreditam que desde que Gilgamesh aconteceu, pessoas devem ter preservado a mesma lenda, só que agora para outras crenças.

6 - Igorot

Na mitologia das Filipinas, o Grande Espírito Lumawig teve dois filhos que adoravam a arte da caça. Mas para eles o mundo era plano, sem colinas ou montanhas, o que tornava tudo muito fácil. Então eles decidiram usar seus poderes para inundar a Terra.

7 - Afogamento no sangue

Segundo a mitologia nórdica, Ymir foi o primeiro gigante e deus que teria criado outros seres míticos. Ele teria uma vaca de estimação mágica chamada Audhumla, e ele bebia de seu leite para se alimentar.

Os netos de Ymir; Ve, Vili e Odin, decidiram eliminá-lo. Quando Ymir morreu, seu sangue fluiu e causou uma grande inundação catastrófica, afogando todos os gigantes.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Netnature
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+