• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 países que têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      21/05/19 às 18h29

Eco Experts, em parceria com a Universidade de Notre Dame, criou um mapa classificando os países que têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas. Os dados analisam as regiões com base em fatores como saúde, fornecimento de alimentos e estabilidade do governo. Enquanto os EUA estavam entre os dez países com maior probabilidade de sobreviver às mudanças climáticas em 2015, acabou caindo para a 12ª posição. De acordo com cientistas climáticos e planejadores urbanos, o resultado vai ser negativo em quase todos os lugares do planeta. O Brasil, mesmo na linha do fogo, não ultrapassa países como a Bolívia e o Haiti.

O índice descreve consequências para 181 países, classificando-os pela capacidade de lidar com os desafios colocados. A Dinamarca ficou em primeiro lugar como a região de menor risco, enquanto outros países nórdicos também acompanham-na logo abaixo. Embora os mapas forneçam uma perspectiva ampliada, é necessário estabelecer algumas ressalvas.

Por exemplo, os dados levam em conta apenas os níveis nacionais, sem compromisso com descrição detalhada de estados, regiões ou cidades. Os Estados Unidos estão fora da linha de risco, mas muitas cidades estão mal preparadas para a mudança climática. Os países desenvolvidos, em geral, têm orçamentos maiores e mais infraestrutura para lidar com os problemas. Por isso, estão automaticamente no topo da lista.

A mudança climática é, evidentemente, um fenômeno global. Das cidades mais populosas às ilhas mais solitárias e isoladas, todos serão afetados de alguma forma pela mudança climática. No entanto, nem todas as circunstâncias são iguais. A resiliência às mudanças climáticas varia muito de um lugar para outro. Dessa maneira, é importante entender que o cerne da questão reside na complexa onipresença da mudança climática. "Depende de quão exposta e sensível cada lugar é, e quão bem pode se preparar para o evento climático", disse a professora e especialista Lindsay Stringer para IFL Science.

Os países que dependem muito de suas indústrias agrícolas podem sofrer com a mudança dos padrões de precipitação. Os oceanos do mundo, para os quais bilhões dependem para fornecer mantimentos básicos, também estão sofrendo com o aquecimento, acidificação e privação de oxigênio. Como conseqüência, pessoas em países ligados principalmente aos oceanos (todas) também sofrerão de uma forma ou de outra.

A OMS explica que, entre 2030 e 2050, o estresse em razão do calor e as doenças relacionadas ao clima vão causar 250 mil mortes extras por ano. Os especialistas observam, de maneira bastante importante, que áreas com infraestrutura de saúde fraca sofrerão mais.

Mesmo no topo da lista como um dos países que tem mais chances de sobreviver às mudanças climáticas, a situação na Dinamarca também não é das mais favoráveis. Desde 1988, quase todos os anos têm sido mais quentes do que que o normal. A temperatura mostrou uma tendência acentuadamente crescente nos anos 1990. Nos últimos 125 anos, a temperatura na Dinamarca aumentou quase 1,5ºC. Esse aumento é mais que o dobro do aumento da temperatura média global para o mesmo período.

Acompanhe, agora, os 7 países que têm mais chances de sobreviver às mudanças climáticas. Levando em consideração, claro, todas as circunstâncias que os fizeram estar nestas posições.

1 - Dinamarca

2 - Nova Zelândia

3 - Noruega

4 - Singapura

5 - Reino Unido

6- Austrália

7- Groenlândia

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+