• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que conseguem prever o clima

POR Victor Prado    EM Mundo Animal      02/01/18 às 14h22

Muitos dos superpoderes que vemos em quadrinhos ou em filmes são derivados de animais. Quem nunca quis voar como um falcão? Ou mesmo conseguir passar horas e mais horas sem respirar de baixo da água? Na matéria de hoje vamos falar um pouco de um "superpoder" que poderia ser muito útil para quem adora pegar uma praia ou gosta de acampar: prever o clima.

Apesar do ser humano já poder prever se vai fazer sol ou chuva, alguns animais podem fazer isso sem anos de estudo. Apenas com seu instinto e algumas habilidades que seu corpo tem. A melhor parte disso tudo é que nós podemos perceber quando isso acontece, uma vez que seu comportamento muda, mostrando que o clima também vai mudar.

A Fatos Desconhecidos separou 7 animais que conseguem prever o clima:

1- Vacas - Chuva

Quem diria que as vacas, além de fornecer leites, derivados e carne, também poderiam prever quando vai cair aquela chuva. Vacas tendem a ficar inquietas e se deitar na grama para esperar a chuva. Isso não é comprovado cientificamente. Esse comportamento pode indicar o medo delas de serem atingidas por raios ou mesmo para preservar um lugar mais seco.

Outra coisa importante é que nem sempre que elas deitam por esse motivo. Além de descansarem, elas também podem se deitar na grama para ruminar.

2- Sapos - Chuva

Muitos odeiam sapos, mas acredite, eles podem salvar seu final de semana na praia. Seu comportamento muda quando a chuva está chegando. Eles tendem a fazer mais barulho que o normal. Calma, isso tem uma explicação.

Eles precisam de lugares úmidos para colocar seus ovos. Quando sentem que a chuva pode chegar, eles "convocam" uns aos outros para o acasalamento. Assim irão botar ovos que terão mais chances de perpetuar a espécie. Então quando ouvir muitos sapos coaxando, pode saber que chuva está vindo e que muitos estão acasalando próximos de sua casa.

3- Aves - Tempestades

Você provavelmente já deve ter visto em algum filme de catástrofe um bando de aves fugindo do perigo. Apesar de no nosso mundo não existir catástrofes tão grandes e frequentes como as dos filmes, elas têm o mesmo comportamento quando vai acontecer uma grande tempestade.

Cientistas acreditam que elas podem escutar coisas que os humanos não podem e perceber que uma grande tempestade está chegando. Assim quando elas percebem uma grande tempestade se formando ou mesmo um furação, elas acabam saindo do local o mais rápido possível para sobreviver.

4- Cobras - Terremoto

Tudo bem, essa não é uma mudança climática, mas quem não quer saber quando um terremoto vai acontecer? Parece que as cobras finalmente encontraram seu lugar no mundo, mas nem tudo é perfeito. Cientistas comprovaram que elas podem perceber mudanças terrestres segundo antes que os humanos, o que não poderia salvar muitas vidas.

Algumas lendas e histórias dizem que seu comportamento muda dias antes do tremor acontecer. Isso ainda não foi comprovado cientificamente. Cobras e outros animais podem perceber mudanças de inclinação melhor que os homens, mas muito precisa ser estudado para isso se tornar algo realmente relevante.

5- Ovelhas - Chuva e Neve

Isso pode ser percebido em grandes rebanhos. Quando um grupo de ovelhas percebe que vai chover ou nevar, elas tendem a se agrupar para manter o calor. Apesar isso ser observado em diversos rebanhos diferentes, ainda não foi comprovado cientificamente. Os fazendeiros acreditam que esse é um sexto sentido desses animais.

6- Tubarões - Furacões

Se você não estiver muito preocupado com as centenas de dentes de um tubarão branco, pode saber antes de todo mundo que um furacão está se formando. Quando eles percebem que um furação ou uma grande tempestade vai acontecer, eles tendem a nadar mais fundo que o normal.

Isso foi percebido em tubarões rastreados que mudavam até mesmo sua forma de nadar antes de algum grande desastre. Isso ainda não foi comprovado cientificamente, mas acredita-se que eles tem uma audição tão poderosa que podem detectar mudanças na pressão da água e do ar, que acontecem antes desses desastres.

7- Insetos - Tempestades

Alguns insetos também são capazes de prever tempestades antes mesmo delas acontecerem. A mudança de comportamento deles pode ser de duas formas: a primeira é quando eles ficam menos "amorosos" e perdem o interesse no acasalamento. A segunda é quando eles procuram abrigos para protegerem suas vidas.

E aí, o que achou? Comenta aí e compartilha com todo mundo que vai adorar essa matéria.




Matérias selecionadas especialmente para você

Victor Prado
Passa na zoeira que aqui não tem limites, gold elohell no lolzin, minha playlist do Spotify destruiria sua vida social, de David Bowie a Vai Embrazando de Pokémon a Game of Thrones aqui é Vitão eclético. Homão da Porra. Instagram: victorh.prado
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+