• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 principais eventos que definiram a Guerra Fria

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      27/02/19 às 19h41

Tudo começou em 1947, logo após a Segunda Guerra Mundial, com os Estados Unidos desafiando para um 'jogo de xadrez' geopolítico de altíssimo risco seus adversário ultrapoderosos, a China e a URSS. Embora nenhum embate direto tenha ocorrido, muitas coisas como ameaças e disputas estratégicas acabaram por ajudar a definir a Guerra Fria.

Os Estados Unidos estavam decididos que não permitiriam que o comunismo se disseminasse pelo mundo e sua prioridade política era cuidar dos territórios considerados seu "quintal". Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, alguns dos acontecimentos que ajudaram a definir um momento que pode ser definido pelo medo e pelas disputas de poder. Confira!

1 - A ponte aérea de Berlim

Após sua derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha teve o país dividido em duas partes. Em 1948, o líder soviético, Josef Stalin, cortou todo o tráfego marítimo e rodoviário da Alemanha Ocidental até Berlim. Entretanto, eles não podiam impedir uma ponte aérea. Por cerca de 11 meses, aviões norte americanos e britânicos forneceram toneladas de produtos ao lado ocidental de Berlim.

Aeronaves chegam tanto durante o dia quanto a noite. Alimentos e suprimentos médicos foram entregues aos cidadãos. Em 12 de maio de 1949, Stalin suspendeu o bloqueio, ao invés de abater aviões inimigos e dar início a uma Terceira Guerra Mundial.

2 - Revolta húngara

Tudo começou com uma manifestação estudantil pacifica contra o regime comunista, mas transformou-se em pura violência e derramamento de sangue nas ruas de Budapeste. O líder soviético Nikita Khrushchev enviou sinais para que as nações do bloco oriental agissem de forma mais independente, como uma forma de politica de desestalinização.

O primeiro-ministro húngaro, Imre Nagy, pediu a retirada total das tropas soviéticas e anunciou planos para sair do Pacto de Varsóvia. O que resultou em mais de mil tanques soviéticos e aproximadamente 150 mil soldados, na manhã de 4 de novembro de 1956, na capital húngara.

Nagy pediu ajuda dos norte americanos, mas não recebeu muita atenção. Aproximadamente 2500 pessoas morreram e outras 200 mil fugiram do país como refugiados. Nagy posteriormente foi condenado à morte e enforcado.

3 - Incidente U-2

Um avião de espionagem dos Estados Unidos foi abatido em 1960, pilotado por Francis Gary Powers, sobre a União Soviética. A aeronave, que integrava o programa da U-2 da CIA, foi abatida com um míssil perto da cidade industrial de Yekaterinburg.

Inicialmente, o governo norte americano negou o ato de espionagem. No entanto, foram forçados a assumir depois que foi anunciado que o piloto estadunidense havia sobrevivido. Powers foi condenado por espionagem a dez anos de prisão em um campo de trabalho. Porém, dois anos depois, foi libertado em uma troca de prisioneiros, mas que acabou causando uma escalada nas tensões da Guerra Fria.

4 - A invasão da Baía dos Porcos

Em 1961, uma unidade paramilitar, treinada pela CIA, estava planejando invadir Cuba e derrubar o governo comunista pró-soviético de Fidel Castro. Mas tudo deu errado. Castro era um excelente estrategista. Ao desembarcarem na Baía dos Porcos, rapidamente a Brigada 2506 percebeu que não conseguiriam derrotar as Forças Armadas Revolucionárias (FAR) cubanas.

O arsenal de guerra cubano incluía tanques de guerra soviéticos T-34, artilharia antiaérea e destruidores de tanques estavam no aguardo das forças americanas. A maioria dos militares da brigada acabaram presos, feridos ou mortos.

5 - Sputnik 1

Os norte americanos se apavoraram quando no lançamento do satélite artificial da União Soviética, em 4 de outubro de 1957, o Sputnik. Pegos de surpresa, eles não esperavam que os soviéticos detinham tecnologia tão avançada de foguetes, assumindo a liderança do que viria a ser chamado de Corrida Espacial.

Os Estados Unidos até tentaram fazer alguns lançamentos, como o do satélite American Vanguard TV3, mas acabaram falhando. Os soviéticos ainda se gabaram de lançar o primeiro animal, homem e mulher no espaço, em missões subsequentes. Porém, os EUA seriam os primeiros a levantar uma bandeira terráquea na Lua com a missão Apollo 11, oito anos após a declaração do Presidente Kennedy de que colocariam um homem na Lua.

6 - Golpe de estado do Chile

Após vencer democraticamente as eleições no Chile, Salvador Allende enfrentou um grande adversário: os Estados Unidos. O presidente Nixon, junto com a CIA, enxergava Allende como uma grande ameaça e temiam que governos radicais de esquerda se espalhassem pela América do Sul. Assim, eles trabalharam para desestabilizar a economia do Chile. Além de auxiliarem em um golpe de Estado por parte das forças armadas chilenas.

Em 11 de setembro de 1973, as forças armadas atacaram o Palácio Presidencial em Santiago com forte infantaria, tanques e caças. Allende acabou cometendo suicídio e Augusto Pinochet se proclamou chefe supremo da nação. Pinochet teve seu reinado de terror pelos próximos 17 anos.

7 - Boicote olímpico

O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, em 1980, fez um boicote aos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, devido à guerra no Afeganistão. Quatro anos depois, a URSS e outros países do bloco oriental fizeram o mesmo, boicotando as Olimpíadas em Los Angeles. Muitos protestos e terríveis acontecimentos ocorreram nos anos seguintes, como o assassinato de 11 membros da equipe israelense por terroristas palestinos em 1972.

Os boicotes que ocorreram durante a década de 1980 acabaram minando os sonhos de diversos atletas. Bob Coffman é um dos muitos exemplos daqueles que perderam grandes oportunidades. O atleta de decathlon era o favorito no esporte, após vencer cerca de 10 competições seguidas, e estava treinando pesado para os Jogos Olímpicos para os jogos que ele nunca chegou a participar.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+