• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 símbolos usados na alquimia e o que significam

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      23/10/18 às 16h15

Nem sempre os estudos da química se deram da forma que conhecemos atualmente. A alquimia era uma prática ancestral praticada durante a Idade Média e usava inúmeros elementos com o intuito de descobrir uma cura universal para todas as doenças e males.

Os praticantes de alquimia também eram obcecados por encontrar a pedra filosofal. O elemento teria o poder de transformar todas as coisas em que tocassem em ouro. Alquimia ia muito além de química, envolvia outras áreas como astrologia, metalurgia, medicina e misticismo.

Todas essas questões tem a ver também com os símbolos que representam a prática. Os principais símbolos envolvem os quatro elementos, os metais e a astrologia que são grandes vertentes dentro da Alquimia.

Confira agora os símbolos usados na alquimia e o que eles significam.

1 - Triangulo

O triângulo corresponde a um elemento e também a uma condição temporal. O triângulo representa o fogo e também a secura e calor. Ele também está ligado a nossa força vital, também chamada de chi.

2 - Triangulo com uma linha

O triângulo, com uma linha no centro, representa o ar e está ligado ao calor e a umidade. O ar é também o nosso intelecto, inteligência.

3 - Triângulo invertido

Este símbolo representa a água, em condição fria e molhada. A água também significa nossos sentimentos e as nossas emoções que mudam de um estado para outro constantemente.

4 - Triângulo invertido com linha

Já o triangulo invertido e riscado, simboliza a terra fria e seca. A terra significa nosso corpo. Para encontrar o equilíbrio e uma possível transmutação espiritual, é preciso estar em equilíbrio com todos os outros elementos.

5 - Tria prima

A tria corresponde a outros três princípios: mercúrio, enxofre/sal/espírito, alma e corpo. O enxofre é o princípio vital e é representado por um triângulo com uma cruz dependurada. O enxofre é simbolizado por um círculo dividido ao meio por uma linha. O mercúrio é representado por um círculo com uma cruz dependurada e uma lua na posição oposta.

O alquimista deve usar esses três elementos através da dissolução e coagulação, para libertar a alma e o corpo. O mercúrio é princípio ativo usado para essa libertação. Dessa forma, o corpo e a alma são purificados e entram em sintonia.

6 - Quintessência

A quintessência é simbolizada por um círculo com todos os elementos e representa a junção entre todos os outros. É como se ele fosse o éter, responsável por unir todos os principais elementos, mas também por preservar a individualidade de cada um.

7 - Pedra filosofal

A pedra filosofal nunca foi encontrada, no entanto, um símbolo foi criado para representá-la. É simbolizado por um círculo dentro de um quadrado, dentro de um triângulo, que está dentro de um círculo. O símbolo representa na parte superior o mundo espiritual e a inferior corresponde ao mundo material.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+