• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sinais de que já estamos na 6° extinção em massa

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      20/03/19 às 16h29

Nós nascemos em um período da humanidade bem distante dos grandes desastres naturais do passado, aqueles que matavam quase tudo o que era vivo e que estava na superfície da Terra. Ao todo, o Planeta Terra passou por 5 grandes destruições em massa, ou melhor, extinções em massa.

Quando falamos desse assunto, a primeira imagem evocada em nossas mentes é a do asteroide que caiu na Terra e matou todos os dinossauros que aqui habitavam (o que falar desses dinossauros que mal conhecemos, e consideramos pacas?).

Após o impacto do asteroide, a rocha espacial causou um tsunami no Oceano Atlântico, além de terremotos e deslizamentos de Terra, que hoje é as Américas. Uma onda de calor assou a Terra, e todos os dinossauros morreram, juntamente com 75% das espécies do planeta.

Acredita-se que hoje, estamos passando pela 6° extinção em massa do planeta. Pior do que isso, um relatório de 2017, mostra que ela pode estar sendo causada pelos próprios seres humanas. Reunimos alguns sinais de que já estamos nessa terrível realidade.

1 - Insetos em declínio

Os insetos estão diminuindo, em média, 2,5% ao ano segundo estudo. Se isso continuar com a mesma intensidade, a Terra pode não ter nenhum inseto até 2119. Insetos como abelhas, borboletas e outros polinizadores desempenham um papel crucial na produção de frutas, verduras e nozes, e se forem extintos, nós humanos teremos grandes problemas. Outras espécies da cadeia alimentar, como pássaros, peixes e mamíferos, também dependem deles como alimento e serão prejudicados.

2 - Aniquilação biológica

Segundo estudo de 2017, todas as populações de animais do planeta, incluindo os insetos, estão em declínio. Cerca de 30% das espécies estão sendo aniquiladas naturalmente. Mesmo isso não sendo, necessariamente, um sinal de extinção em massa evidente, é completamente preocupante.

3 - Desmatamento

Nas últimas cinco décadas, cerca de 17% da Amazônia foi desmatada, na maioria dos casos, para dar lugar ao gado de grandes fazendeiros. Todos os anos, mais de 18 milhões de acres da floresta desaparece pelo mundo. Além de colocar animais em risco (80% das espécies do mundo se encontram lá), o desmatamento elimina a cobertura de árvores que ajuda a absorver dióxido de carbono atmosférico. Ou seja, o desmatamento leva ao aquecimento global.

4 - Aquecimento dos oceanos

O aquecimento dos oceanos leva ao derretimento do gelo ártico e antártico descontroladamente. Isso contribui ainda mais para o aumento do nível do mar. Nos EUA, 17% de todas as espécies ameaçadas, estão em risco devido à elevação dos mares.

5 - Aumento do nível do mar

O aquecimento dos oceanos causa vários problemas, outro é levar ao aumento do nível do mar. As águas em ascensão já estão afetando os habitats das espécies vulneráveis. Com o tempo, esse nível aumenta muito.

6 - Água doce

Existe um artigo, publicado em 2013, que mostra que 82% das espécies nativas de peixes de água doce da Califórnia estavam vulneráveis ??à extinção por causa da mudança climática. Espera-se que a maioria das populações de peixes nativos diminua, e algumas provavelmente serão levadas à extinção, disseram os autores do estudo. Espécies de peixe que precisam de água mais fria estão especialmente em risco.

7 -Consequência de 3 milhões de anos

Tantas espécies de mamíferos morrerão nos próximos anos, que a diversidade evolutiva da Terra não se recuperará por cerca de 3 milhões de anos, segundo um estudo.
Esse estudo, publicado em 2018 , concluiu que, após essa perda, nosso planeta precisará de entre 3 milhões e 5 milhões de anos, no melhor dos casos, para voltar ao nível de biodiversidade que temos hoje na Terra.

E aí, você está convencido que estamos vivendo uma nova extinção em massa? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora a natureza, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Imagens Hypesciense
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+