Dizem que a raça humana estará extinta em muito pouco tempo. Alguns estudiosos acreditam até que não permaneceremos na Terra por mais de 100 anos e que qualquer tentativa de mudar nosso destino seja extremamente tardia e ineficaz.

Reza a lenda que a história se repete, e é inegável que mudanças climáticas e colisões com meteoros são as grandes causadoras de imensas extinções em massa. O que nos resta a fazer é tentar algo e sermos o mais otimistas possível.

Sem mais enrolação, hoje vamos mostrar uma lista das 5 piores extinções em massa que aconteceram na Terra.

5. Extinção do Ordoviciano

Figura 32

Publicidade
continue a leitura

Essa é considerada a terceira maior extinção em massa que a Terra já presenciou. Nesta época a vida conhecida estava nos mares e mais de 60% foi dizimada. Acredita-se que tenha ocorrido há 450 milhões de anos.

4. Extinção do Devoniano

I10-30-fish

Três quartos de todas as espécies da terra foram dizimadas nesse período, mesmo tendo sido uma série de extinções durante milhões de anos ao invés de um evento isolado. A vida nos oceanos foi a mais afetada e estima-se que essa extinção tenha acontecido há 360 milhões de anos atrás. O período coincide com a expansão da vegetação terrestre.

3. Extinção K-T (Cretáceo-Terciário)

Publicidade
continue a leitura

meteoromdd8

Essa foi a extinção em massa mais recente, acredita-se que tenha ocorrido há cerca de 66 milhões de anos. No evento, não apenas os dinossauros, mas grande parte dos seres vivos foram dizimados. A teoria mais aceita para a extinção foi a colisão de um meteoro com a Terra.

2. A Extinção do Triássico-Jurássico

BrusatteTriassicScene

Publicidade
continue a leitura

Acredita-se que tenha ocorrido há aproximadamente 200 milhões de anos atrás e destruído várias espécies. A partir dessa extinção os dinossauros se tornaram dominantes na Terra, já que 20% de todas as famílias marinhas havia sido dizimada por erupções vulcânicas e mudanças climáticas.

1. Extinção Permo-Triássica

download (1)

Essa extinção é considerada a maior de todos os tempos, simplesmente pelo fato de que 96% de todas as espécies desapareceram do planeta e toda vida que temos hoje na Terra descende de apenas 4% das que sobreviveram. Acredita-se que o motivo tenha sido uma erupção vulcânica gigantesca na Sibéria que causou aumento na temperatura do planeta.

Publicado em: 02/07/15 17h31