Existem várias situações em nossas vidas em que não sabemos o que fazer diante delas. Você sabe, por exemplo, o que fazer quando se é atacado por um cachorro? Ou mesmo quando o seu celular cair dentro do vaso sanitário? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você como reagir diante desses momentos.

Se você é uma pessoa que se sente perdida em relação ao que fazer da vida, saiba que não está sozinha. Você sabia que até mesmo o próprio dinheiro o brasileiro não manja muito bem em administrar? De acordo com uma pesquisa sobre educação financeira, publicada no Jornal Hoje, "o brasileiro sabe o que tem que fazer com o dinheiro, mas na hora de por o conhecimento em prática, nem sempre acerta.

Para os pesquisadores a educação financeira é resultado da soma de três fatores:
- Conhecimento, que mostra o quanto o brasileiro entende de economia (26%);
- Atitude, que avaliou o que o brasileiro quer fazer com o dinheiro (poupanças, aplicações) (24%);
- Comportamento, que representa metade da relação com o dinheiro, que mostrou o que ele realmente faz: se é inadimplente, como faz pra sair das dívidas se faz algum plano para o futuro.
Numa escala de zero a dez o brasileiro tirou 7,5 no conhecimento. "O brasileiro conhece de forma adequada os principais conceitos financeiros, sabe o que é uma taxa de inflação, o que é uma taxa de juros, conta simples", diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O brasileiro sabe que precisa poupar, que tem que se planejar, mas não faz isso. Para os psicólogos é o mesmo mecanismo que nos afeta em outras áreas da vida, por exemplo, o fumante que sabe que cigarro faz mal, mas fuma. O aluno que sabe que precisa estudar para ir bem na prova, mas não estuda. O gordinho que sabe que deve emagrecer, mas que não resiste a um bombom."

Não saber o que fazer com a própria vida é uma situação comum a todo mundo. Você já passou por isso? Confira a listinha de situações que separamos para você que só quem vive isso vai entender:

Publicidade
continue a leitura

1 - Você busca se inspirar em alguma coisa, mas não a encontra

Não importa o que seja, alguma filosofia de vida, alguma religião, alguém importante com bons exemplos de vida, você sempre busca se inspirar em alguma coisa, pessoa ou exemplo e mesmo assim se sente perdido.

2 - Você gostaria de ter alguém para te apadrinhar e ensinar tudo que precisa saber sobre viver a vida

Achar que a vida é fácil isso ninguém faz e por isso você gostaria de ter uma espécie de padrinho/madrinha mágicos, tutor, o que seja para te ter por perto e ensinar tudo o que você precisa saber sobre a vida.

3 - Você sempre busca conselhos sobre as coisas, mas nunca sabe onde encontrar

Publicidade
continue a leitura

Como as pessoas estão sempre mais perdidas que qualquer uma outra, você nunca sabe onde pode buscar um conselho que vá te ajudar e mudar a sua vida.

4 - Nem mesmo os seus pais têm a resposta para o que você pode fazer com sua vida

Você busca respostas em todos os lugares que imaginar e vê que a coisa está feia quando nem mesmo os seus pais podem te ajudar quanto a isso porque só você deve descobrir.

5 -  Mesmo seguindo os tradicionais conselhos ensinados sobre a vida, você continua sem saber o que fazer

Nascer, desenvolver, crescer, estudar, fazer faculdade, arrumar um emprego, comprar um carro, comprar uma casa, ter família, filhos etc, etc, quem não sabe o que fazer da vida sabe bem que esse ciclo foi sempre repassado e, mesmo assim, você se sente um ser humano completamente perdido.

6 - Você fica se comparando com a vida das pessoas próximas e se frusta por não ter evoluído também

Publicidade
continue a leitura

Seu amigo de ensino médio casou, montou uma empresa de serviços e hoje está quase milionário com o empreendimento, sua prima largou tudo e passou para Medicina e você está no cursinho, faculdade ou no ócio criativo sem saber para que rumo toca a sua indecisa vida para frente.

7 - Nem testes de vocação você sentem que ajudam muito a te orientar

Não adianta, nem testes para descobrir sua aptidão, testes de vocação feito com psicólogos ou qualquer um outro tipo de avaliação te ajudam a definir o que você quer da vida. Parece que eles não são nada perto do tamanho da dúvida que carrega.

Você já se sentiu sem saber o que fazer da vida o tempo todo? Conhece algum amigo ou amiga que também são assim? Mande seu comentário para gente!

Publicado em: 06/03/17 21h01