• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 luas que o ser humano pode colonizar um dia

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      26/04/18 às 16h52

Não é novidade para ninguém que muitas pessoas, incluindo cientistas, cogitam a ideia de deixar a Terra e colonizar outros planetas do nosso sistema solar. E, talvez um dia, ultrapassar esse limite. Isso já ficou muito claro nos diversos filmes que tratam do assunto e nas inúmeras tentativas de encontrar um lugar habitável para o ser humano fora do nosso planeta nativo. Mas, como você podê ver, quando pensamos a respeito disso acabamos sendo direcionados para alguns outros possíveis 'planetas' e excluímos o resto.

Porém, ainda que a maioria enxergue essa possibilidade de forma linear e tente seguir apenas nessa direção, alguns cientistas tem se disposto a ir além. Eles acreditam que as "luas" do nosso sistema solar, os satélites naturais, também podem ser alvos em potencial. E, por incrível que pareça, já temos a tecnologia necessária para colonizar a nossa Lua, mesmo que fazer isso ainda esteja fora de questão e tenha um alto custo. Ainda assim, quando fazer isso se tornar uma necessidade, os meios provavelmente não serão um problema. E, além do nosso satélite natural, alguns outros acabam sendo cogitados e esses são alguns deles, assim como o motivo para isso.

1 - Titã

O satélite natural de Saturno, conhecido como Titã, é o único do sistema solar com uma cobertura de nuvens e atmosfera densa. Sendo, também, um dos mais cogitados pelos seres humanos. A sua cobertura cria uma pressão que permite a formação de um clima mais estável em sua superfície. Além disso, a sua gravidade é similar a da nossa Lua, sendo apenas um pouco menor do que ela. O porém envolvendo a sua colonização é que a atmosfera local não é adequada para o ser humano e, por isso, precisaríamos de aparelhos respiratórios para viver por lá.

2 - Caronte

A NASA enviou a sonda espacial New Horizons para Plutão e, consequentemente, acabou adquirindo imagens interessantes de sua maior "lua" - satélite natural, a Caronte. Os registros feitos sobre a sua superfície causaram debates entre os cientistas. Eles pretendiam descobrir se ela possuía atividade geológica ou não. A sua aparência é mais "jovem" do que os cientistas esperavam, contendo poucas crateras de asteroides e marcas evidentes. Os especialistas acreditam que isso indica que Caronte é um local ativo e que as suas rachaduras são similares aos tubos de lava da Lua terrestre. Além disso, a sua atmosfera fina pode ser mais um indicador de sua atividade geológica.

3 - Europa

Esta é uma das luas que mais tem ganhado destaque nesse assunto. Os especialistas acreditam que ela seja altamente propensa a manter a vida humana, além de acharem que ela já possa ter a sua própria forma de vida. A sua superfície é solida o suficiente para a formação de estruturas habitáveis e possui oceanos abaixo da superfície com gêiseres, o que é um bom indicador para a formação de vida. Porém, a gravidade da Europa é extremamente baixa, apenas 13% da mantida na Terra. Além de ter um clima consideravelmente gelado.

4 - Encélado

Denominada como Encélado, está é a sexta maior lua de Saturno. Ela tem muitos pontos similares a lua mencionada anteriormente, a Europa. Sua superfície é extremamente gelada e possuí oceanos subsuperficiais, com ação de gêiseres. O que mostra uma atividade interna no fundo de suas rochas, sendo um indício de que a região pode ser propicia a evolução da vida. Ainda sim, ele é muito mais frio do que o anterior. Podendo ultrapassar os -165°C.

5 - Miranda

Diferente das demais, Miranda é a menor lua de Urano. Mas, ainda sim, apresenta mais potencial que as demais para a formação de uma colônia. Ela possui falésias extremamente profundas, sendo cerca de 12 vezes mais profundas do que o Grand Canyon. Locais que poderiam servir como uma base. A lua é composta quase que 50% por gelo e os especialistas acreditam que possa existir água líquida sob ela. Esse fator pode ser um grande indicativo de atividade geológica na região.

O principal problema apresentado por ela é o fato de que está não possui atmosfera e que, portanto, não é capaz de impedir a entrada de partículas radioativas carregadas geradas pela magnetosfera de Urano.

6 - Mimas

Apesar de não terem tanta certeza sobre a atividade geológica em Mimas essa ainda é uma possibilidade. Os especialistas repararam que ela faz um balanço para frente e para trás durante a sua rotação. Esse fator poderia ser causado pela presença de oceanos abaixo de sua superfície, já que estes não são evidentes acima dela. Eles acreditam que ela possa estar a cerca de 24 ou 39 quilômetros abaixo da superfície e que se esse fosse o caso ela com certeza se tornaria uma boa opção. Mas, uma deformidade em seu núcleo e a atração gravitacional dos anéis de Saturno também poderiam causar esse efeito. Em geral, a lua é gelada e rochosa.

7 - Ganimedes

Está é a maior lua de Júpiter e, além disso, mantem alguns pontos interessantes. Alguns fatores analisados fazem com que os cientistas acreditam que ela tenha oceanos em sua superfície, o que é um grande atrativo. Ao contrário das demais, Ganimedes  não é coberta por gelo e possui uma superfície relativamente fina, assim como a sua atmosfera. Outro ponto de destaque é que Ganimedes é a única lua do nosso sistema que possui um campo magnético, se aproximando da Terra.

8 - Callisto

O potencial de colonização de Callisto é formado por alguns fatores, sendo um deles a possibilidades deste possuir um vasto oceano em sua superfície. Ela é formada majoritariamente por crateras e campos de gelo. Além disso, a sua fina atmosfera é formada por dióxido de carbono, provavelmente originado do interior de sua superfície. Ela é a segunda maior lua de Júpiter, com um tamanho similar ao do planeta Mercúrio. Outros pontos importantes a seu respeito é que Callisto pode ter oxigênio em sua atmosfera e que ela teria pouco contato com a radiação.

Todas essas luas podem ser o lar de novas colônias no futuro, desde que superemos alguns de seus empecilhos. E, mesmo que não seja uma realidade nesse momento, ainda são interessantes. O que acharam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+