Curiosidades

A história da Fórmula 1

0

Um esporte mundialmente famoso e que atrai fãs de diversas idades é a Fórmula 1. Durante as temporadas da corrida automobilística diversas pessoas comparecem aos autódromos ou as assistem pelas transmissões televisivas.

Iniciada no século XIX, a corrida tornou grandes nomes famosos como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Alain Prost, Nelson Piquet, Juan Manuel Fangio, Niki Lauda, Jackie Stewart, Jack Brabham, Rubens Barrichello, Lewis Hamilton, e vários outros pilotos.

Criação da Fórmula 1

A história da Fórmula 1 se inicia no final do século XIX, época em que as corridas eram disputadas na Europa. No entanto, ainda não havia circuitos e as provas eram feitas na estradas. Pesquisadores apontam que a primeira corrida foi realiza em 1895, em uma estrada entre Paris e Bordeaux. Acredita-se que essa corrida tenha tido um percurso de 1.200 km e durado 48 horas.

Porém, o nome Grande Prêmio (GP), foi usado somente em 1901, em uma corrida realizada na cidade de Le Mans, onde foi sediado o Grande Prêmio da França. Mesmo sendo considerado um dos circuitos de corridas mais importantes do mundo, a Le Mans não recebe mais a Fórmula 1.

Ao longo dos anos de 1901 e 1949, na Europa, foram disputados vários GPs. Entre os países sediados estão a França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Mônaco e Espanha.

É importante ressaltar que os GPs só foram interrompidos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Nessas épocas, os pilotos disputavam corridas no circuito automobilístico de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Federação Internacional Automobilística (FIA) criou um campeonato para reunir os Grandes Prêmios da Europa, sendo esse campeonato a Fórmula 1.

A primeira corrida

Segredos do Mundo

Em 10 de abril de 1950, foi realizada a primeira corrida da Fórmula 1. Realizada na França, o campeão foi o argentino Juan Manuel Fangio, enquanto pilotava um Maserati. Porém, essa disputa não foi considerada parte da Fórmula 1.

Por causa disso, a primeira corrida oficial do campeonato ficou datada em 13 de Maio de 1950, em um circuito de Silverstone, na Inglaterra. Naquele sábado, quem ganhou foi o piloto italiano Nino Farina, com um carro da Alfa Romeo.

Sendo considerado um sucesso, entre o público de 100 mil pessoas estava o Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a princesa Margareth.

Naquela época, os principais corredores faziam parte dos times da Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes e Maserati. Além disso, a grande campeã nos dois primeiros anos foi a Alfa Romeo, com o seus carros Alfettas.

Já em 1954, a Mercedes-Benz entrou para as competições. Devido a esse carro, Juan Manuel Fangio conseguiu 2 títulos, e se tornou tricampeão mundial.

Na década de 1960, a Fórmula 1 passou por mudanças devido às inovações tecnológicas que trouxeram melhorias para os carros. Ainda nos anos de 1960, o esporte teve maior audiência nas transmissões televisivas, com isso atraiu grandes marcas como patrocinadores.

Apesar de inicialmente o campeonato só ser disputado na Europa e nos Estados Unidos, a partir de 1954 ele expandiu para o mundo após o sucesso da corrida na Argentina.

Brasil na Fórmula 1

Terra

Sendo considerado uma década memorável para a Fórmula 1, os anos 1970 tiveram pilotos que ficaram na história, como Gilles Villeneuve, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones, Mario Andretti e Emerson Fittipaldi.

O piloto Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão da Fórmula 1. Ele ganhou os campeonatos de 1972, com o carro da Lotus, e 1974, com o carro da McLaren. Ele também criou a primeira e única equipe brasileira na Fórmula 1, a Copersucar Fittipaldi, porém ela foi fechada em 1982.

Já em 1980, o Brasil se destacou na Fórmula 1 graças aos pilotos Nelson Piquet e Ayrton Senna. Enquanto o primeiro ganhou cinco títulos nos anos de 1981, 1983 e 1987, Senna ganhou campeonatos em 1988, 1990 e 1991.

Infelizmente, em maio de 1994, Senna sofreu um grave acidente durante a terceira corrida do campeonato e faleceu aos 34 anos. O piloto brasileiro é tido como inspiração para a nova geração devido à genialidade em pilotar os carros.

Após a morte de Senna, representaram o Brasil pilotos como Rubens Barrichello e Felipe Massa.

Pilotos da Fórmula 1

Veja

No início da Fórmula 1, os pilotos que mais se destacaram foram Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari. Vale lembrar que Nino Farina foi o primeiro campeão de Fórmula 1, em 1950.

Ao final da década de 50, quando a Fórmula 1 contava com 11 circuitos por temporada, o piloto australiano Jack Brabham começou a se destacar e foi campeão em 1959 e 1960 pelo Cooper, projetado pelo neozelandês Bruce McLaren. Depois de anos eles decidiram se separar e criaram as próprias equipes, que levaram seus sobrenomes.

Entre os pilotos da atualidade, podemos destacar o alemão Sebastian Vettel, que em 2010, aos 23 anos, se tornou o piloto mais jovem campeão da Fórmula 1. Outra revelação foi o holandês Max Verstappen, que foi o mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1, aos 18 anos.

Porém, o grande nome dessa geração é o piloto inglês, Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes possui 7 títulos mundiais, vencidos nas temporadas de 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020.

Fonte: Brasil Escola

Por que o azul é cor mais rara na natureza?

Previous article

A inventora da segurança de casas e bancos

Next article

Comments

Comments are closed.